Importar Carro – Parte II (legalização)

Na primeira parte do artigo – – referi a motivação e custos de importar um carro de outro país, bem como um breve relato da minha experiência. Nesta parte, pretendo clarificar o processo de legalização e respectivos custos em detalhe.

Quero salientar que este relato é sobre a minha experiência de importação de um carro da Alemanha e respectiva legalização em Lisboa.

O primeiro passo para a legalização do automóvel começa na Alemanha. Quando se compra o carro é muito importante verificar que temos todos os documentos necessários: Factura c/IVA descriminado, COC (Certificado de Conformidade Europeu), Livrete e Registo propriedade. Caso contrário, o processo de legalização será muito mais complicado.


Na Alemanha, as matrículas pertencem a uma pessoa e não ao automóvel, por isso quando se compra um carro usado este não tem matrícula. O seguro vem normalmente incluído na matrícula. Temos duas hipóteses: ou compramos uma matrícula temporária ou não.

Uma matrícula válida para 30 dias com seguro incluído (europeu) custa cerca de 200EUR. Eu não comprei matrícula, mas provavelmente irei comprar para a próxima. Se não comprarmos matrícula, o carro tem que ser transportado para Portugal (camião) e qualquer deslocação em Portugal terá de ser efectuada de reboque (até à legalização claro). Se comprarmos matrícula, podemos conduzir para Portugal (ou enviar por camião) e cá em Portugal podemos andar com o carro enquanto o legalizamos. Atenção que se o carro for transportado para Portugal precisamos do documento de transporte e respectivo recibo de pagamento (CMR e factura). O transporte custou-me 550EUR (com seguro incluído!).

Chegado o carro a Portugal, podemos finalmente iniciar a legalização. Há muitas empresas que tratam deste processo para quem não se quiser chatear, que cobram algo entre 200-500EUR pelo serviço.

O limite até chegar ao início do passo 3 (ver abaixo) são 20 dias úteis após o veículo entrar em território nacional. Caso não o façam a tempo terão de pagar 37.5EUR de multa se fizerem auto-denuncia da infracção ao director da Alfândega, ou 174EUR se esperarem que a multa chegue a casa.

Para quem não quiser contratar uma dessas empresas, aqui fica um resumo dos passos de legalização. Acredito que este seja o método mais eficiente para o processo em causa. Caso haja alguém que conheça outro método, por favor deixem um comentário.

Os passos são os seguintes:

  1. Ir à inspecção para atribuição de matrícula.
  2. Ir à DGV/IMTT pedir a homologação. Regressar ~=2 dias depois para levantá-la.
  3. Ir à Alfândega entregar o DAV, pagar o ISV e solicitar a matrícula. Regressar no dia seguinte para levantá-la.
  4. Mandar fazer as chapas de matrícula. Também podes fazer o seguro e circular.
  5. Voltar à DGV e entregar os documentos que recebeste na Alfândega (para poder pedir o Doc Unic Aut).
  6. Pedir o Documento Único Automóvel na Conservatória do Registo Automóvel.

Até ao passo 4 costumam ser necessários 4 dias. Após o passo 5 já podem circular com a viatura com matrícula portuguesa!

Passo 1 – Inspecção técnica do veículo

O primeiro passo para a legalização é efectuar uma inspecção técnica para atribuição de matrícula num centro de inspecções de categoria B. Na grande Lisboa há cerca de 3 ou 4 centros destes. Eu fui à Inspeauto, que fica em Carnaxide, nas traseiras do Jumbo. Não é necessária marcação e tem um custo de 66.97EUR.

Os documentos necessários são os documentos do carro (livrete, registo propriedade e COC), e o Modelo 1402 preenchido (podes fazer o download no site da DGV ou aqui). Este modelo 1402 vai-vos seguir para todo o lado. Quando passar a inspecção, dão-vos o modelo 1402 devidamente carimbado e um certificado de aprovação (mod 112). Estes vão ser necessários nos seguintes passos.

Preencher os dados técnicos do veículo no mod.1402 não é fácil, por isso aqui fica um preenchido para vos ajudar. O verso não é preciso preencher. Todos os dados técnicos são tirados do COC. Para facilitar deixo aqui a relação com os campos do COC:

  • Modelo – Handelsname (0.2.1)
  • Num. Quadro – Fahrzeug-Identifizierungsnummer (0.6)
  • Num. Motor – Baumusterbezeichnung des Herstellers gemaB Kennzeichnung am Motor (21)
  • Num. Cilindros – Anzahl und Anordnung der Zylinder (23)
  • Cilindrada – Hubvolumen (24)
  • Pneumáticos Frente – Bereifung und Rader (Achse 1) (32)
  • Pneumáticos Retaguarda – Bereifung und Rader (Achse 2) (32)
  • Pesos máx. admissiveis Frente – Technisch zulassige maximale Achslast (Achse 1) (14.3)
  • Pesos máx. admissiveis Retaguarda – Technisch zulassige maximale Achslast (Achse 2) (14.3)
  • Pesos máx admissiveis Rebocável – GroBte Anhangelast (gebremst) (17)
  • Pesos máx. admissiveis Poder de elevação – GroBte Anhangelast (ungebremst) (17)
  • Distância entre eixos – Radstand (3)
  • Peso bruto total – Technisch zulassige Gesamtmasse im beladenen Zustand (14.1)
  • Tara – Masse des fahrbereiten Fahrzeugs mit Aufbau (12.1)
  • Portas total, direita, esquerda – Anzahl und Anordnung der Turen (41)
  • Lotação – Anzahl und Lage der Sitze (42.1)

O número do motor no COC normalmente vem incompleto (apenas vem o início). O número do motor são 15 digitos. Caso não esteja completo no COC e o inspector não conseguir ver o número do motor durante a inspecção, será necessário ir à marca e obter uma declaração com o número do motor completo. Isto só é preciso ser feito para o passo 5.

O centro de inspecções que fui foi:
INSPEAUTO / (105) Oeiras Prac. Cavaleiros, 3, Portela, Carnaxide
Telef: 214 175 302
Horário: 2ª a 6ª das 8-19h, Sab 8:30-13h (FIFO)

Passo 2 – Pedido de Homologação na DGV/IMTT

Antes de irmos à Alfândega tratar da legalização, precisamos do número de homologação nacional do veículo. O Certificado de Conformidade apenas tem o número de homologação europeu, por isso precisamos de ir à DGV pedir o número nacional.

Este é sem dúvida o passo mais penoso do processo (em termos de tempo). Este pedido só pode ser efectuado nos serviços centrais, na zona de Entrecampos, conhecido por longas filas e horas de espera (3-5h). Aconselho vivamente a ir pelo menos uns 30 minutos depois de abrir, tirar a senha, ir embora e voltar passado umas 3 horas. A razão é que meia hora antes de abrir, já costumam estar cerca de 50-100 pessoas na fila à espera. E todas essas pessoas estão na fila para tirar senha. Meia hora depois de abrir já não costuma haver fila para tirar senha.

Aqui é preciso tirar a senha V (veículos geral). É necessário levar o mod 1402 (carimbado na inspecção) e o COC (certificado de conformidade).

Dois dias depois podemos ir levantar a homologação. Para levantar a homologação temos de tirar a senha D (veículos informações). Eu resolvi ir ao balcão 1 (que atende estas senhas), com um ar de santinho que sou, naquela de confirmar que tinha tirado a senha certa, e ela perguntou-me o nome e deu-me logo a homologação. 🙂

IMTT – Direcção Regional de Mobilidade e Transportes de Lisboa e Vale do Tejo
R. Domingos Monteiro, 7, 1069-056 LISBOA
Telef: 21 791 30 00, Informações: 808 502 020
Horário: 8:30 às 15:30

Passo 3 – Pagar ISV e pedir matrícula na Alfândega

Se o passo anterior era o mais penoso em termos de tempo, este é o mais penoso em termos monetários. Eu fui à Alfândega do Jardim do Tabaco que não costuma ter muita gente (embora haja um aviso na porta que dia 15 de cada mês costuma estar cheio).

Aqui temos que comprar o DAV (Declaração Aduaneira de Veículo) na tesouraria (custou 1.2EUR) e preencher. Digitalizei o DAV, com partes já preenchidas e com as respectivas instrucções de preenchimento para quem quiser ver.

Depois de preencher o DAV, temos de entregar o resto da documentação e pagar o ISV. Este pode ser pago por Multibanco, cheque visado ou notas. Se pagares com notas convém que sejam notas < = 20EUR, pois para notas >= 50EUR é necessário escrever o numero série de cada nota. O pagamento do ISV pode no entanto ser efectuado nos 10 dias úteis seguintes.

A documentação necessária é:

  • Mod. 1402 c/Homologação e Inspecção do Veículo
  • Certificado de Inspecção técnica do veículo (mod. 112)
  • Documentos do carro (livrete, título de registo) e COC
  • Factura do veículo c/IVA descriminado
  • Cartão de contribuinte
  • Bilhete de Identidade
  • Documento de transporte (CMR) e respectivo recibo de pagamento, caso o veículo tenha sido transportado para Portugal

Podem fazer download do documento que a Alfândega distribui com a documentação necessária aqui.

Atenção: É necessário levar os originais e fotocópias de TODOS os documentos acima mencionados!

Normalmente no dia seguinte já podemos ir buscar a matrícula. Depois de mandarmos fazer as chapas e de fazer o seguro já podemos circular com o carro. 🙂 O DAV devolvido pela alfândega, já com a nova matrícula mencionada, permite-vos circular com o veículo durante um periodo de 60 dias.

Alfândega do Jardim do Tabaco
Av. Infante D. Henrique, 1100-280 LISBOA
Telef: 218 814 121/00/11/25/08/10
Horário: 9h-12:30h e 14-17:30h (Tesouraria fecha às 12h para almoço e às 16h)

Passo 5 – Ir à DGV/IMTT registar a matrícula

Mais uma ida à DGV/IMTT, mesma senha (V), mais uma seca (desta vez foram 4h30min. Não, não fiquei à espera, fui lá 2 vezes para ir sabendo em que número ia).

Desta vez é preciso levar a seguinte documentação:

  • O famoso mod.1402 que nos segue para todo o lado. Já leva um carimbo da alfândega desta vez.
  • Cópia do livrete, devidamente carimbado pela Alfândega.
  • Fotocópia do DAV (que a Alfândega nos dá depois de pagar o ISV)
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade.
  • Fotocópia do Cartão de Contribuinte
  • Mod 112 (o documento que nos dão na inspecção)
  • Fotocópia do COC (certificado de conformidade)

Podem fazer download do documento que o IMTT distribui com a documentação necessária aqui.

Aqui temos de pagar 33EUR.

Está quase… Após este passo, podemos tirar 1 mês de férias.

Passo 6 – Ir à Conservatória do Registo Automóvel e pedir o D.U.A.

Quando voltarmos de férias, vamos à Conservatória do Registo Automóvel (à data deste artigo só é possível fazer o registo nos serviços centrais, mas num futuro próximo vai ser possível nas lojas do cidadão) perguntar se o processo já lá está (mostram o mod. 1402 ou o DAV). Em caso afirmativo é só pedirem o Documento Único Automóvel que vos chegará a casa por correio passado 2 semanas. O custo são 53EUR.

Conservatória do Registo Automóvel
R Mouzinho Silveira 34, Lisboa
(junto ao Marquês de Pombal)
1250-167 LISBOA
Telef: 213 112 600

E é tudo. Alias, não se esqueçam que depois deste processo todo têm de tratar do Imposto de Circulação, nas finanças. Espero realmente que este post vos facilite *muito* este processo que parecia estar escondido no segredo dos deuses. Se quiserem imprimir um resumo, façam download deste documento.

Happy shopping!

392 thoughts on “Importar Carro – Parte II (legalização)

  1. Ora aqui está um excelente resumo sobre a legalização de um veículo importado!!!! Devias cobrar!!!!!!!!!!! 🙂

  2. Acredito que choque quem lê este processo pela primeira vez, mas depois de saber não é complicado e aqui está a papinha toda feita. Afinal de contas são basicamente 3 passos até podemos andar com o carro. 🙂

  3. Qt ao passo 6 paguei em Dezembro último 53€.Saliento que como ainda ñ estava lá o processo (era suposto estar 31 dias dp), apenas pude pedir o DUA, pq tinha comigo o original da DAV.Senão…Qt aos comenários acima, gostaria de salientar que contas bem feitas e foi menos uns meses de trabalho (poupar 5000€), e apenas 3 idas às repartições públicas. Claro tudo bem calculado e contas bem feitas…e com a ajuda de alguém – Nuno bem haja pelo bom trabalho acima.

  4. DRuben,

    No IMTT disseram-me para ir à CRA 1 mês depois. Mas então mesmo que o processo lá não esteja, com o DAV podemos logo pedir o DUA? E já tens o DUA (ou qt tempo disseram que demoraria)?

    Obrigado.

  5. Nuno,

    Ñ me deram prazo algum, mas por acaso fui 31 dias dp.Na CRA ao Marquês de Pombal, a senhora viu que o meu processo ñ estava ainda na base de dados.Por que ando com os papéis todos até acabar o trabalho, tinha o original da DAV comigo.Com esse documento ela resolveu a questão logo-dia 28/12.Recebi em casa o DUA a 8/2/08.Ela passou-me o comprovativo de (pedido de DAU) para 2 meses,e deu-me cerca de 3 semanas para eu receber o DUA.
    Ao dispor.

  6. Sabes-me dizer quais os documentos necessários para a obtenção de uma matrícula temporária?

    PS: Parabéns pelo óptimo trabalho. Acredito ser um GRANDE contributo para quem se aventura em importar um carro do estrangeiro sem a “ajuda” dessas “agências especializadas”.

  7. Paulo,

    Short answer: 200EUR. O vendedor na mercedes só perguntou se queria matrícula temporária, alias ele ia começar a tratar de tudo, eu é que disse que não queria. 🙂

  8. Boas, o meu carro foi legalizado no mes de Janeiro pelo importador que tratou de tudo, só me entregou o DAV e disse que é o unico documento que preciso para pedir o respectivo DUA, acontece que faltam 4 dias para fazer um mes que tenho a matricula e na conservatoria dizem que ainda não podem fazer nada, deduzo que o processo ainda não esteja no sistema, será isso?
    Obrigado

  9. Boas,

    Nuno, onde foste á marca na Alemanha, haveria alguem que falasse inglês? faço esta pergunta pois estou com ideias de telefonar e ir la buscar o carro com a matricula temporaria para o trazer a conduzir… E assim sendo posso andar durante 20 dias com ele até legalizar não é?

    Obrigado pelas informaçoes que aqui deixas, dão mesmo muito jeito.

  10. Boas Nuno,

    Já vi que gastaste so 1000eur em despesas com o carro, mas n vi o preço que pagaste por ele na alemanha… Podes ser um pouco mais especifico pff.

    Obrogado

  11. Muito obrigado! Estava a ver-me às aranhas para conseguir preencher a papelada, mesmo tendo um colega de trabalho que é alemão. Só há uma coisa que tu tens e não é necessário. O papel de homologação se for pedido lá na respectiva marca (é grátis), já se pode ir directamente à alfandega e não à DGV!

    Mais uma vez obrigado

  12. Midgard,

    Entre 26 e 27k EUR. Na mercedes portugal, um do mesmo ano, com mais km, e sem caixa automática, sist. navegacao c/TFT (command aps), bancos aquecidos, sensores de chuva e luz, etc, custa 33K.

    —-

    Pedro,

    Eu tb li na net, que tendo o certificado de conformidade, não precisas de ir pedir a homologação à DGV. Mas a verdade é que na Alfândega disseram-me que precisava e explicaram-me porquê.

    O Certificado de Conformidade, trás o número de homologação europeia, e no DAV precisas de introduzir o número da homologação portuguesa. Para isso precisas de levar o certificado de conformidade à DGV para pedires a homologação portuguesa (isto claro depois de teres feito a inspecção).

  13. Actualizei o post com a informação completa para o passo 6 e acrescentei dois docs da DGV e Alfandega com a documentação necessária para os respectivos passos.

  14. BOA TARDE .. só posso dizer que o texto sobre a importação de carros da alemanha está ESPECTACULAR…
    o texto é sobrio, directo e muito explicito.
    dia 31 de Março vou a colonia com um amigo omprar uma AUDI A4, já escalpuliei o site http://WWW.MOBILE.DE, encontyrei algumas opções boas.
    Agora tenho uma duvida, os preços lá estão dentro dos preços da net ou não? disseram-me que são em gerak mais baratos.
    agradecia algumas opiniões.
    termino com os parabens pelo texto.

  15. “Amazing”…nem em cada um desses locais me davam uma explicacao tao suscinta, facil de entender e com tanta coisa (docmentos) a mao. Thanks.

  16. Olá.

    Cheguei da Alemanha no sábado e comprei lá um Astra e vem por Camião.

    Vou iniciar o processo da legalização no Algarve. Até tremo…

    Espero que seja mais ou menos como está aqui já que me vou guiar integralmente. 🙂

    »» Quanto aos sites (usei o mobile.de e o autoscout24.de) são do melhor! um gajo orienta-se e não perde tempo em stands. Posso dizer que comprei o carro quinta e domingo já o tinham retirado do site.

    Quanto a preços, fui ver um que na net estava 2000€ mais barato do que o que eles tinham no stand.

  17. Relopes,

    Depois avisa aqui como correu. Atenção que o documento/guia que apresento no final para download não está completo, i.e., falta o último passo, mas entretanto já fiz o update do último passo no artigo.

    Have fun!

  18. Obrigado pelo bom trabalho. Queria perguntar se no que toca ao imposto de circulação (selo anual) tratando-se de carros com alguns anos é considerada a idade do carro ou, pelo contrário, contam a data da legalização? Como aconteceu com o seu carro? É que o selo agora é bastante mas caro para quem compra um carro novo cá em Portugal devido a uma baixa no I.A. o ano passado. Obgdo. Brito

  19. Eu paguei cerca de 150EUR. No simulador antigo no site da alfandega, tb dizia o valor do IUC, mas agora já não diz.

    A data a contar para o pagamento do imposto é a data da matrícula em portugal e não a de origem do carro. Tens no entanto 3 meses para pagar o IUC.

    Depois de ter o Doc. Unic. Aut., passado uns dias apareceu-me no site das finanças o veículo, pronto para poder pagar o IUC.

  20. Boa Tarde!

    Esta mensagem é para dar os meus parabens ao Nuno pelo trabalho e dedicação em ajudar o próximo sem nada em troca.

    Vou buscar tb um carro importado, neste caso à Holanda e já estou muito mais descansado em relação aos passos a seguir.

    O meu muito Obrigada…
    Jorge Cunha

  21. O carro era para chegar só daqui a 3 semanas mas pelo vistos conseguiram antecipar. Chega na terça.

    Só umas dúvidas:
    +O centro de inspecções é especial? Ou pode ser qualquer um?

    +Quanto tempo demorou no total, até o processo estar completamente concluido?

  22. Já chegou e inteiro. 🙂

    Desculpa chatear outra vez, mas há mais uma questão que poderia ser útil:

    Qual é a designação do COC em Alemão?

  23. Alguém me dá alguma dica?

    1 – Uma viatura Americana que não esteja homologada na UEuropeia (mas havendo já várias em circulação sem ser em Portugal), como é ácerca do COC (prque sem este documento, deverá ser complicado legaliza-la em Portugal!!!) se adquirida pela Alemanha?

    2 – E se for adquirida por Espanha há alguma diferença?

  24. Nuno,
    um excelente trabalho.
    Relativamente ao passo 2 (pedir a homologação na DGV) tenho um comentário: não é preciso esperar para entregar a primeira vez os papeis. Entrei e dei os papeis a uma senhora atras de um dos balcões (5 minutos). Para levantar é como tu dizes. No passo 5 então não temos hipotese, é mesmo “uma seca”.

    Relopes,
    o COC chama-se EWG-Übereinstimmungsbescheinigung.

    Mais uma vez, parabens Nuno

  25. Boa Tarde!

    Parabéns pelo óptimo trabalho!
    Se o carro for adquirido a um particular, por lógica o particular não tem factura! Quais são os passos necessários para a legalização sem a respectiva factura?

  26. boa tarde

    parabens pelo vosso trabalho.
    ouvi dizer que ao sabado existe uma feira de carros usados na Alemanha, caso alguem conheca puderia informar qual e a cidade.
    obrigado

  27. Rui Teixeira,

    Muito cuidado com essas feiras de carros. Não são aconselháveis a quem não tenha experiência no ramo nem é aconselhável comprar sem levar um mecânico consigo.

  28. nuno,

    exactamente (também não conheço outro DGV). Tem um aviso numa porta a direita da entrada (dificil descobrir) com esta indicação.
    carmanuel

  29. Parabéns Nuno pelo teu excelente trabalho.

    Só tenho mesmo uma dúvida em relação ao que li.
    Dizes que é necessário a factura da compra ter o IVA descriminado. Mas um carro usado comprado no estrangeiro paga IVA? Esse IVA não foi já pago pelo primeiro comprador? Pelo que li noutro sítio, fiquei com a ideia de que um carro só paga IVA uma só vez. Mas parece que afinal não é assim…

  30. Paulo,

    Antes de mais, não sou especialista na matéria, mas deixo aqui a minha visão da matéria.

    Se compras o carro a um particular, não pagas IVA, é como tu dizes, só é pago uma vez. Mas se compras um carro a uma empresa, tens de pagar IVA. Se não pagares lá, terás de pagar cá, mas tu queres pagar lá porque o IVA é certamente menor.

  31. Yo soy español, pero vivo en VN famalicao.

    Pensaba vender mi mercedes s500 aquí porque se paga mejor, solo que tengo que esperar un año.

    Pero viendo tu blog, puedo pensar en pagar los impuestos, ya que el coche es del 2000 y puede compensar.

    Gracias. es un SUPERBLOG. Obrigado.

  32. Nuno,

    Obrigado pela resposta.
    Sim, o que dizes faz sentido. Fiz umas pesquisas e encontrei mais algumas coisas (não sei se totalmente correctas). Numa delas dizia que mesmo comprando a um particular, há sempre o risco de cá em Portugal, as finanças virem a reclamar o IVA. Para isso basta que o primeiro comprador, ao abrigo de alguma isenção no seu país, não o tenha pago. Neste caso, a responsabilidade de pagar passa para o comprador seguinte…
    Seria certamente uma surpresa desagradável!

  33. Sim, isso é verdade. Acho que li isso no site da Alfandega qd andava à procura de informação. Não quer dizer que em termos práticos seja bem assim, pois eles teriam de saber isso, mas ok.

    Anyway, se comprares na marca, nunca corres esses riscos. 🙂

  34. Boa Noite, gostaria de ir buscar um carro a alemanha.. sera que alguem tem referencias do Alemanha Car??? Obrgd

  35. Olá a todos.

    Como disse anteriormente, ando nesta aventura e vou para o passo 3.

    Quanto à DGV, ela pode ser em qualquer delegação do país e não só a “Central”. Eu fui a Faro.
    Foi uma boa surpresa pois a senhora preencheu, assinou e carimbou na hora. 🙂 Foram só umas 4h à espera.

    Tive que fazer um compasso de espera de uns dias pois faltava-me o original do COC e o CRM/Factura do transportador.

    Fui à Alfandega e lá informaram-me que comparavam os km do carro qd foi comprado e qd foi à inspecção logo é mesmo preciso o CRM e a factura.

    A ver se 3ª ou 4ª já posso circular. 😀

  36. Relopes,

    Desculpa se não fui claro no artigo. Ao entregares em Lisboa é que precisa de ser nos serviços centrais (não dá na loja do cidadão e afins).

    Boa sorte, está quase.. 🙂

  37. Muita informação muito útil 😛 Parabéns pelo detalhe Nuno.

    Estou a pensar ir à Itália comprar um usado e vir viajar com ele até portugal. mas no stand dizem-me que o carro não tem matrícula e só pode vir de camião.

    Como posso conseguir uma matrícula temporária para 30 dias com seguro contra todos os riscos?

  38. Nao tinha lido esta segunda parte do blog…digamos que os animos arrefeceram lol…mas fica o blog nos favoritos….quem sabe 🙂

    Parabéns uma vez mais pelo trabalho.

  39. Boas,

    E muitos parabéns pelo blog.

    Eu estou em vias de facto para concretizar negocio de um carro da Alemanha de um stand Audi Autorizado.

    Só me falta arranjar uma transportadora confiavel e economica, uma vez que liguei para a RodoCargo e pedem-me 900€ mais IVA, no entanto referes que o teu transporte ficou por 550, podes enviar-me o nome para o meu mail ([email protected]).

    Obrigado

  40. 5 Estrelas Nuno 5 Estrelas olha eu tenho 1 problemazito nao sei se alguem me pode ajudar eu sou Imigrante em Uk e vou voltar a Portugal este ano e tenho 1 Audi A4 Avant 1.9tdi de 2002 so que tem o volante a direita sera que a posso legalizar em Portugal? pois paguei metade do preco que custa na Alemanha e 1 terco do que custa em Portugal e como nao sou milionario nao me xatiava muito de conduzir ao contrario se alguem me poder ajudar agradeco obrigado.

  41. Carlos,

    900EUR é bastante caro. Eu paguei 550EUR, mas os preços que ouvi falar foi entre os 450-550EUR. Infelizmente não tenho o contacto da minha transportadora, pois acho que dei a factura na alfandega e por lapso não fiquei com cópia da factura.

    Como já deves ter visto, na parte I do artigo, alguém deixou um numero de telefone de uma transportadora.

  42. O meu já circula! 🙂 Falta o passo 5 e 6! A ver se vou amanhã à DGV

    Quanto à transportadora, os preços rondam os 550€. Quem me trouxe o carro diz que me fez os 550€ porque fui aconselhado por um conhecido dele e pensava que não passava factura (o carro veio no camião) e depois acabou por ter de a passar.

    Quanto ao Blog. Excelente! Aproveitem! 🙂

    Reforço só uma ideia: a simulação do imposto das Finanças/DGAIEC é certinho ao cêntimo!

  43. Muitos parabens pelo seu blog , quando o li fiquei com muitas duvidas tiradas e com muitas certezas de que importar um carro nao é um bicho como todos fazem querer.

    A minha pergunta e tao simples quanto isto , até que ponto é possivel negociar o preço do veículo ???? E se é possivel ?

  44. André,

    Eu consegui uma redução de 800EUR na própria mercedes. Creio que na própria marca se consegue 500EUR de desconto com relativa facilidade.

  45. Excelente Blog. Pretendo ir à Alemanha e tenho uma duvida. Tal como dizes: “O primeiro passo para a legalização do automóvel começa na Alemanha. Quando se compra o carro é muito importante verificar que temos todos os documentos necessários: Factura c/IVA descriminado, COC (Certificado de Conformidade Europeu), Livrete e Registo propriedade. Caso contrário, o processo de legalização será muito mais complicado.”

    Para quem não entende nada de Alemão e não conhece esses documentos que tu referiste fica dificil saber se tem todos os docs necessários. Também digitalizaste esses docs? ou sabes onde posso ver uns como exemplo?

  46. obrigado, pelas informacoes, contudo tenho uma questao…
    o que é necessário para legalizar um automovel querendo usofruir do i.A…ou seja nao estar sujeito a pagar…ouvi dizer que o carro tem que estar no meu nome num minimo de 180 dias, que me podes dizer a cerca disso???

    abraco

  47. Olá !!!
    Gostei muito da explicação mas apenas me falta uma coisa.
    Qual é o nome da transportadora do teu carro. Tenho um problema e não sei o k fazer. O meu carro de matricula portuguesa está aqui na Holanda e agora quero enviar para Portugal, apenas nao sei como a transportar.
    Espero k me consigas ajudar!!!!!!!!!

  48. Na Parte I do blog tem esta informação quanto a uma empresa transportadora de carros:

    José Ferrão says:
    May 5th, 2008 at 8:08 am
    Bom dia Carlos Fonseca

    Ligue 912580868, vai gostar dos preços, são portugueses e pessoas seríssimas. Já nos transportaram muitas dezenas de carros.
    Cumprimentos

  49. Boas,

    imaginemos a seguinte situação:

    Carro de 08/2005, ou seja, faz 3 anos em agosto. Isto significa que a partir de Agosto pago menos imposto(legalização).

    Se comprar o carro agora e só o trouxer(a conduzir) em agosto para legalizar vão-me cobrar o imposto sobre a data da factura ou data de entrada do processo?

    Obrg!

  50. Bom dia, os meus parabéns pelo blog! muito bom mesmo.

    Estou a pensar em adquirir um carro ando à procura de uma empresa que me faça o transporte e a legalização (tudo junto).
    Alguém tem boas referências para além da já mencionada?
    Alguém conhece a http://importmycar.com/ ?

    Cumprimentos,

  51. Excelente explicação. Tenho uma duvida, ao ver determinados sitios com carros usados verifico que consta ( iva dedutivel) gostava e precisava que me explicasse como isso funciona. Onde deve ser pago ? podemos deduzir o valor do iva na origem e pagar cá ? Agardeço a vossa ajuda e continuem

    Abraço

  52. Viva,
    Parabens, excelente descrição. Muito útil a muitos de nós. Uma dúvida: o ISV a pagar num carro com 6 meses é substancialmente menos do que num carro novo. A pergunta é: há algum empecilho legal que nos impeça de comprar um carro novo na Alemanha (p.ex.), traze-lo para cá com uma matricula temporaria e guardá-lo numa garagem durante seis meses e só depois tratar da legalização ?
    Abraço

  53. Não é só o ISV que é menor. Se o carro for novo é também cobrado IVA em território Nacional.

    Quanto ao comprar e deixar numa garagem, creio que a explicação que pode ser encontrada na página do simulador da DGAIEC é esclarecedora:

    ” Considera-se meio de transporte novo, aquele que, no momento da transmissão (venda), reúna um dos seguintes condicionalismos:
    – A transmissão não seja efectuada há mais de seis meses após a data da 1ª utilização;
    – Não tenha percorrido mais de 6.000 km.
    Entende-se por data da 1ª utilização a constante do título do registo de propriedade ou documento equivalente (nº 3 do art.º 6 do RITI). O respectivo cálculo é efectuado a partir da aplicação da taxa do IVA sobre a base tributável, constituída pelo valor de aquisição e do ISV devido. A taxa do IVA é actualmente de 21% ou 15%, consoante a aquisição intracomunitária seja efectuada no Continente ou nas Regiões Autónomas, respectivamente. “

  54. Ola parabens pelo bel blog e pela bela informação que ai tens, eu tenho uma duvida sera que alguem me pode ajudar por favor? E`assim fui buscar um A3 no ano de 2007 á alemanha, o carro é de 2004 veio com matriculas de exportacao e so agora e que estou a legalizalo. Só que o sr que me esta a lagalizar diz me qu tenho de pagar : isv, multa e juros de demora além do trablho dele o isv já pageui a inspecao ja o fiz ele agora diz que nao sabe o valor da multa que pode ir de 150€ até 50.000€ e não sabes dos juros de demora sera bem assim… quem me pode ajudar ou esclarecer obrigado amigos.

  55. Não posso precisar o valor da multa, mas sei que é bastante alta.

    Por lei, tens 20 dias para legalizar o carro.

    Aconselho-te a ir pessoalmente à Alfandega e fazeres auto-denuncia antes de entregares o DAV. É que fazendo auto-denuncia, isto é, estas a admitir que infrigiste a lei, a multa é algo tipo 30 ou 40EUR. Eles na Alfândega têm cartas exemplos de auto-denuncia. Só não te posso dar a certeza que consegues fazer auto-denuncia pois não sei se há um prazo para tal também, mas creio que podes.

    Boa sorte!

  56. Olá desde já obrigado pela ajuda , já fiquei um pouco mais esclareceido. Mas penso que o valor não vai por ai elem 50€ / 100€ pois o sr disse me tal e qual assim : ” a multa amigo é de 150€ ate´50.000€” e estou com medo achas que sera assim tanto. Obrigado um abraço amigo. Nuno

  57. Excelente post…

    Ando a pensar ir a alemanha comprar um carrito, mas dizes uma coisa que me condiciona… a parte em que afirmas os enganos de carros que ainda se encontram a leasing e que entendo que o leasing é transmitido ao proximo proprietario…

    Como é que poderei identificar uma dessas situacoes??

    Obrigado e novamente os meus parabens pelo excelente post…

  58. Vitor,

    Esses “tips” foi o que li e ouvi antes de lá ir buscar o meu. Não sei como podes verificar isso mas se comprares na propria marca, concerteza que não teras esse problema. Se comprares a um particular é que te arriscas.

  59. Obrigado pela atencao e disponibilidade Nuno…

    Após o teu post como referi tenho vontade de ir até lá, e por isso queria pedir, sem querer estar a abusar, pois muito do que aqui escreveste e a tua propria experiencia é muito elucidativa de todo este processo, pedia te que se pudesses digitalizasses os documentos que temos de trazer de lá… de forma a complementar todos aqueles que ja digitalizaste…

    O meu muito Obrigado

  60. Boa Tarde,

    Nuno antes de mais permita-me que o felicite pela ajuda prestada, no entanto gostava que referenciasse quais as alterações a este processo se estivermos a falar de um automóvel comprado a um particular e que não tem COC (certificado de conformidade).

    Cumprimentos,

    Jorge Teixeira.

  61. Boa tarde,

    Nuno, parabéns pela informação disponibilizada, no entanto gostava de saber quais as alterações se se trata-se de um veículo sem certificado de conformidade e adquirido a um particular.

    Cumprimentos,

    Miguel.

  62. Se o carro não for demasiado antigo, pode sempre pedir o COC à propria marca (quer na alemana, quer no importador em Portugal), embora que em Portugal normalmente pedem um preço exagerado.

    Se o modelo em questão não tiver mesmo um COC (se for muito antigo por exemplo) então não sei qual o procedimento.

  63. Boa Tarde Nuno,

    Obrigado pela resposta e peço desculpa pelos dois post’s mas pensei que tinha acontecido algo com o primeiro visto não ficar logo visível.

    O carro em questão tem 15 anos, penso que não tenha COC, por aquilo que fui pesquisando na ausência deste documento temos que aferir o CO2 num centro tipo B e talvez sejam os mesmos passos que no seu processo de legalização.

    Quando tiver a certeza de alguma coisa ponho aqui.

    Cumprimentos e mais uma vez parabéns pela disponiblidade.

    Miguel.

  64. Caro Nuno, parabéns pela informação.
    Agora vejamos se me podes ajudar, algumas pesquisas que tenho feito, mencionam que o valor apresentado para venda de alguns veículos em território alemão, têm direito à dedução do imposto (19%).
    Esta dedução aplica-se a todos os clientes ou só a comerciantes credenciados? a ser para o publico em geral, os vendedores reduzem imediatamente ao preço de venda o respectivo imposto?
    Obrigado e grande abraço.
    Paulo Dias.

  65. Paulo,

    Não te dou certezas, mas sendo particular, ou pagas o IVA lá ou cá. Como lá é inferior, presumo que prefiras pagar lá.

  66. O imposto pago cá é com base na factura? É possivel pedir ao vendedor 2 facturas, 1 para o carro e outra para os extras e pagar so imposto sobre a factura do carro? Obrigado

  67. Boas Nuno, será possivel fazer a legalização do carro em meu nome mesmo q ele seja comprado em nome de um amigo meu? Visto q este meu amigo n tem numero de contribuinte portugues! Qual será a melhor solução? Obrigado

  68. Nuno, muito obrigado pelo teu blog e por partilhares a tua experiencia, ta fabuloso!

    ja tinha lido em varios outro sites processos de importaçao mas a tua explicaçao é de longe a melhor!

    Algumas duvidas com que fiquei:
    – Quais são os documentos que te dão no momento em que pagas o carro na Alemanha?

    – Como fazes a compra de uma matricula provisoria e consequente seguro?

    – Quantos carros podemos importar por ano?

    – Quanto tempo temos que esperar ate o podermos vender?

    Gostaria tb de indicar que existe um metodo alternativo de registo e k é bastante benefico para aqueles veiculos (ja com alguma idade) em que no COC nao surge o valor da emissoes o que aquando a inspecçao e tabelado com valor de 0.Vejam neste link…

    http://impostosobreveiculos.info/inicio/importacao-e-legalizacao-de-automoveis-usados-pelo-metodo-alternativo/

    E provavel que nao consigas responder algumas destas questoes, mas desde ja obrigado!!

  69. Gonças, por acaso a importmycar.com foi a empresa que utilizei para trazer o meu Smart Crossblade. Correu tudo muito bem, e não tenho qualquer problema em recomendar apesar de, e isto é inteiramente verdade, nunca ter visto ninguém da empresa.
    Foi tudo tratado por email, mesmo a assinatura do contrato e salvo erro só falei com eles por telefone quando foi para me entregarem o carro. Já fui recomendado por um amigo, o que facilitou a minha confiança.

    Neste momento vou buscar uma moto BMW e depois de algumas contas, em princípio, vou recorrer a eles outra vez, embora neste caso me pareça que não vou poupar grande coisa…houvessem mais BMWs por cá.

    Abraços
    JS

  70. ora muito boa tarde,
    estou mt contente por encontrar este blog
    gostaria de saber se posso comprar um carro a gasolina na alemanha, trazê-lo para Portugal, e adaptar a GPL em pORTUGAL. a minha duvida é a seguinte:
    ao legalizar a viatura, terei mais beneficio a nivel monetario??
    espero que me esclarecem…

  71. para Jonas- infelizmente o IA é calculado pelo livrete, ou seja, a nao ser que o carro já venha equipado a GPL da Alemanha, nao tem qualquer beneficio.

  72. quero comprar 4 smarts na alemanha,como fazer? E transporta-los, fica-me caro? Um abraco

  73. Boas.
    Mais uma vez parabens pelo Blog.
    Com o meu carro foi tal e qual assim excepto uma coisa.
    O numero do motor não estava visivel e não foi preciso nem para a alfandega nem para o IMTT.

    Cumps,
    JCNeto

  74. Boas.
    As informações do teu blog revelam-se muito uteis, mas tenho uma duvida pertinente, e não lhe consigo dar resposta na internet, esta é, qual o calculo ou se existe algum simulador online para saber quanto se paga no total de imposto para legalizar um carro importado da alemanha.

    Espero não parecer uma pergunta muito idiota, mas já procurei em varios sites, e nada.

    Cumprimentos, Luís Pedro

  75. Nuno,
    Realmente, tens toda a razão, mas cheguei aqui através do google, li algumas partes da parte II, ou seja, estava convencido que se não tivesse aqui não estava em mais lado algum (erro meu).
    tenho outra duvida, no que toca a portagens, estou inclinado para a compra de uma volvo xc90 de 7 lugares, visto que a familia é grande e queria algo do genero do meu actual carro (chrysler voyager 2.5 Crd)
    Não consigo entender o calculo, pois existem muitas alterações recentes, e so consegui encontrar resultados relativos a monovolumes, e queria ver de todos os veiculos.

    Cumprimentos, e obrigado pelo teu tempo dispendido na resposta.

  76. Boas! Pessoal
    Estou com uma dúvida:
    Estava a pensar em comprar um carro nos EU no valor aproximado de 24.000 €. o Carro é novo (0 km). mas é um carro de 6000 de celindrada logo o IA supostamente iria ser quase o dobro do preço do carro. Será mesmo possivel eu ter de pagar um IA de 40.000€ por um carro novo de 24.000€?

  77. Há alguém interessado em ir à Alemanha buscar um carro na 1ª semana de Setembro?
    Quero lá ir, mas sozinho não me está a apetecer.

  78. Bom Dia
    Apenas gostaria de acrescentar um pequeno pormenor à explanação da legalização.
    A DGV (agora IMTT) em que se trata da homologação nacional e após a taxa de matrícula (os 33€ que sepaga depois de sair a matricula)tem de ser a da área de residência.
    Por exemplo, se a sua residência for no Porto, não pode pedir a homologaçao da viatura na DGV de Lisboa!!! Embora a Alfandega já possa ser qualquer uma, até a dos Açores!! Vai-se lá saber porquê, mas é assim.

    Outro pequeno esclarecimento, o modelo 1402 deu lugar ao agora modelo 9 que é identico ao anterior com a excepção de ter 2 campos novos que são o da emissão de CO2 e o das partículas, tudo o resto é igual ao 1402.
    Aconselho a passarem a usar o modelo 9, apesar do 1402 ainda ser aceite, mas é que pode haver divergências no campo da emissão de CO2 e das particulas entre os valores que vêm no COC e os valores da homologação nacional, à qual nós não temos acesso pois a DGV limita-se a escrever lá o nº da homologação…

  79. Viva
    Antes de mais queria contratulá-lo pelo excelente post…
    Apesar de ter ficado bem elucidado sobre todo o processo de legalização resta-me uma pequena dúvida que eu agradecia que alguem me pudesse eslarecer. Este dúvida diz respeito ás emissões de Co2. Sabendo que paga-se mais de imposto consoante as referida emissões, gostaria de saber de onde é retirado este valor (Co2), é de livrete (ou qualquer outro tipo de documentação) ou é de medição no centro de inspecção?

  80. Silvia,

    Obrigado pelo update. 🙂

    Bruno,

    O valor do CO2 é tirado pelo COC (certificado de conformidade). Caso o carro não tenha COC então é no centro de inspecções.

  81. ola pessoal,
    comprei um smart 2003 hà 6 meses em espanha, como tenho la casa pensei que era o suficiente o numero de contribuinte espanhol, em conversa com um amigo fiquei a saber que estou proibida de conduzir em portugal com matricula estrangeira uma vez que que a minha residencia é cá.
    Se possivel indiquem-me uma empresa de confianca no algarve que legalize
    obrigado

  82. Boa noite!

    Não querendo abusar…tenho mais uma questão que é a seguinte. Que documentos é que os individuos têm de nos entregar? Melhor, qual o nome da documentação em alemão que se deve pedir na compra do veículo. Eu estou a pensar ir á Alemanha em Agosto buscar um Mercedes C220 CDI e pelo que sei a documentação que temos de trazer é Factura com IVA descriminado, livrete, registo propriedade e COC. Eu vou buscar o carro a um stand oficial da Mercedes, espero que não haja enganos quando for na entrega da referida documentação.

  83. ola,
    eu gostaria de saber por quanto é que fica legalizar uma opel astra caravan 1.8ecotec-5portas, de dezembro 2007?
    Obrigado
    cumprimentos

  84. DESCULPA A PERGUNTA (URGENTE)
    FALAS QUE SE O CARRO VIER A CIRCULAR PARA PORTUGAL TEM QUE TRAZER O DOCUMENTO DE TRANSPORTE E RECIBO COMO FAZER PARA ADQUIRIR
    OBRIGADO

  85. Carlos Says:
    July 20th, 2008 at 10:35 pm

    Há alguém interessado em ir à Alemanha buscar um carro na 1ª semana de Setembro?
    Quero lá ir, mas sozinho não me está a apetecer.

    Olá Carlos,
    Também estou a ponderar ir comprar um mercedes ou bmw, mas na 1ª semana é impossível. E na 3ª semana?

  86. Viva!

    Estou prestes a comprar um carro na Alemanha e já marquei a inspecção do veículo mas na inspecção alertaram-me que para o carro que vou buscar (Mercedes C220 CDI de 2003) não se consegue ver o número do motor completo e que o número de motor que aparece no COC não costuma vir completo. Alguem sabe dizer o que fazer neste caso?

  87. Bruno,

    Aconteceu-me o mesmo com o meu carro. Fui a um stand da mercedes cá e pedi um print da ficha do carro (baseado no numero do quadro). A ficha do carro tem o numero do motor. Não me cobraram nada por isso.

    Depois entregas esse doc na DGV, qd entregares a papelada. Anyway, pelo que me pareceu não creio que isto fosse um issue. Na DGV perguntaram-me o que era aquilo e eles simplesmente anexaram ao processo (sem parecer perceber muito bem o q tavam a fazer)

  88. Olá Rui,

    Só posso ir na 1ª ou na 2ª semana de Setembro, tenho férias marcadas nessa altura e fica dificil alterar.

  89. tenho uma dúvida urgente sr. nuno e se me puder ajudar agradecia .

    quanto se paga de ISV por um carro importado de Junho de 2007 marca bmw modelo 525, 3.000 cc , isto com carro no valor de 35.000,00 Euros.

    Agradecido desde já, uma vez que onde me encontro estou com sérias dificuldades com o link que deixou para calcular o imposto, por isso peço desde já que me ajude/indique no valor que tenho que pagar . .

  90. Boa noite Caro Nuno…como é que eu procedo se fôr uma venda de particular para particular? onde tenho de me dirigir para resolver a papelada? cumprimentos

  91. Viva

    Gostaria de saber o seguinte:
    No passo 3, quando se faz referência ao pagamento do ISV na Alfandega um dos documentos necessários a apresentar é factura com IVA descriminado, o que é que se quer dizer com essa tal factura descriminado. Eu fui buscar Um Mercedes C220 a Alemanha no passado Fim de semana e vou começar a tratar do processo de legalização, o papel que me deram na Alemanha que é factura tem apenas o valor que foi pago pelo carro, será que poderei ter problemas com isto?

  92. Boa noite,
    Antes demais quero felicita-lo pelo blog.

    gostaria de saber o seguinte:
    tenho andado a Ver carrinhas mercedes c220 e em principio Vou buscar uma assim que tiVer as minhas contas feitas. em relaçao ao iVa, como funciona ?? é que ja ouVi falar que nao temos de pagar o iVa…obg

  93. Ola, eu quero comprar um vw golf 5 tdi de 2005 na alemanha, a minha duvida e saber quanto me vai ficar o valor da legalizaçao, se nao for certo pelo menos agradecia que me dessem um valor por alto,de maneira a ver se realmente compensa… sem taxas de viagem.
    Agradeço imenso por partilharem essas informaçoes que tanto geito dão as pessoas que como eu e voces estao dispostas a ter trabalho mas ao menos nao oferecer de mao beijada valores inadmissiveis ao nosso governo que rema contra a maré dos valores taxativos europeus.

  94. vi hoje o teu blog com o relato da compra do carro na Alemanha, e ates nde mais, dar os parabéns, pela excelente informação que prestas.

    Gostava de saber agora, se me podias dar uma ajuda, ou seja, queria saber se serias capaz de me dizer qual o desconto médio sobre o valor dos carros que são publicitados no site da Mercedes Stuttgart, q por coincidência, julgo q será a mm a qual foste.

    Obrigado e mais uma vez parabéns pela ajuda q tas a dar muita gente com este post.

    Cumprimentos,
    Miguel Guerra

  95. Gostaria de saber uma questão que me tem partido o miolo. Os valores que são apresentados na http://www.mobile.de, dizem que o valor da viatura pode ser retirado o IVA de 19%. A minha questão aplica-se no caso de eu ir buscar uma viatura a Alemanha e sou um simples cliente final e não pertendo fazer negócio em Portugal da viatura, para que preço devo olhar? preço actual ou preço sem iva? Tenho pessoal que diz preço normal outros dizem preço sem Iva visto o Iva já ter sido pago na compra do carro pelo 1º proprietário.

    A todos um muito obrigado.

  96. Caro Sousa
    Como particular, o Sr. tem interesse em comprar um carro já com o IVA incluído, pois além de ser mais barato 1%. Se não for Comerciante, não lho vendem de outra maneira. Tudo o que lhe disserem diferente, não corresponde à verdade.
    Cumprimentos

  97. Obrigado pela vossa resposta. Tenho mais uma duvida e estou a muito pouco tempo de ir a alemanha, buscar o carro.
    Gostaria de saber quando é que se considera a entrada da viatura em Portugal? Será quando vai a primeira vez a inspecção? Será pela matricula de importação que contam os tais 20 dias uteis para legalizar? ( Se for pela matricula de importação terei obrigatoriamente de vir logo para Portugal e não podendo assim fazer 2 semanas de férias na Alemanha) Gratos pela vossa ajuda.

  98. Boas, tenho algumas dúvidas sobre este assunto.Já alguns perguntaram a mesma coisa (e eu já li tudo…), mas não foram respondidos de maneira esclarecedora.

    Se quiser importar da Alemanha, ou de qualquer outro país europeu, de um particular, como se processa a venda? Já li algures ser preciso uma declaração de venda mas como se processa isso e onde se pode fazer isso? E em relação ao COC, visto ser um particular não o deve ter, tenho que o trazer já do país onde importo, posso pedi-lo depois já em Portugal, ou posso pedir antes de ir lá se me for fornecido o nº de chassis ? E quanto custa essa brincadeira ?

    Obrigado desde já…

  99. Parabéns o teu blog esta excelente…

    Gostaria de saber a qual entidade se passa o cheque visado
    para o pagamento do I.A.

    obrigado…

    Cumprimentos

  100. Boas!

    Antes de mais quero deixar os parabéns aos criadores do site, está excelente!

    Aproveito agora para colocar duas questões:
    1- Existe algum requisito para um particular ir comprar um carro a um país da CE?
    2- Existe algum limite de aquisição de viaturas no estrangeiro?

    Obrigado por toda a informação disponibilizada.

  101. Olá,

    tou sem palavras para esta tua ajuda, 100%.
    A minha questão passa por ter uma noção dos valores do ISV, como posso saber esses valores? valor único?

    obrigado pela atenção

  102. MUITOS PARABÉNS NUNO!
    ESCLARECIDÍSSIMA!
    Será que quando decidiu criar o Blog imaginou q iria ter de responder a tanta pergunta?!!!

  103. Viva!

    Nuno mais uma vez muito obrigado pelo blog que está impecável. Tenho uma pequena dúvida, eu fui buscar um merc. C220 CDI de 2003 e consultei a tabela de IUC. Será possível que este carro paga mesmo 175€ de selo? É que creio que existe diferença se o carro foi comprado antes ou depois de Junho de 2007. Segundo esta lógica se tivesse comprado o carro há ano e meio atrás só pagaria 50€.

    Obrigado

  104. Para o Sr mario
    Se estiver interessado, posso lhe fornecer os contactos do meu primo! Ele é comerciante e é de confiança! Por acaso ele tem cá um A4 carrinha de 2002 com 150000km e de 6 velocidades, modelo Sline.Para este veiculo já ganha no transporte(que rondão os 550€.
    Para a legalização posso tratar disso!
    Frederico Santos

  105. Fred, estou a pensar nos proximos dias ir a Hamburgo, tenho lá um amigo que me está a tratar da compra de um carro e de uma mota para mim, em principio vou lá deixar o carro e mandar por transportadora mas venho a rolar na moto, se quizeres, diz algo (telcunha at gmail ponto com)-desculpa o mail ir assim, mas costumam anular os mail’s nestas paginas, e inclusive é preferivel assim por causa dos robos que procuram mail’s para spam

  106. Ola´!
    Tambem fui buscar carro e estou eu a tratar do processo de legalização. Conheci um amigo, que também já tratou e disse-me que existe uma maneira de pagar menos imposto, através do método alternativo – Decreto de Lei 22/ A de 2007 Artigo 11. Sabes se vale mesmo apena tratar deste processo e se todas as alfandegas tratam do processo da mesma maneira?
    Obrigado,
    Luis B

  107. ola a todos.ando aqui às voltas com uma dúvida e peço vos que me ajudem.é o seguinte:estava a pensar comprar uma mota nova em espanha pensando que só teria de pagar o isv, contudo disseram-me que por ser nova também teria de pagar o IVA, isso é verdade? haverá outro processo de realizar as coisas?
    desde já obrigado

  108. olá, boa noite cheguei até aqui a meio de uma longa e entusiamente pesquisa sobre importação=legalização de carros.
    O que me leva a escrever-lhe é de facto a experiencia(boa) que teve na importação do seu carro.o meu dilema é mesmo esse.estou a dois passos de me aventurar e ir à alemanha ver um carro que gostaria de adquirir(megane break,de 2006 ou 2007) porque de facto as diferenças de preços são brutais em comparação aos usados de cá.
    Só plo preço dá vontade de ir logo buscar mais do que um…mas como tudo na vida há e pensasse sempre nos riscos e por isso lhe escrevo no sentido de obter uma opiniao sapiente da sua parte.pesquiso apenas num site que é MOBILE.DE há imensa coisa e preços absolutamente fantasticos mas…serão fiáveis??de facto n tenho amigos lá teria de me desenrascar com um amigo luxamburgues/tuga.mas será que valerá mesmo a pena??preço vale de certeza e o que interessa mesmo é que já n sei.tentei ver na marca n consegui ver nada(fraco alemão é no q dá).em todo o caso hoje vi uma megane de 2006 cá q me pediam 15.500€ e qual n foi o meu espanto importada,donde?alemanha…pois…diz tar direitinha ,bla,bla,bla..ja sabe.
    Mas que me diz?qual a sua opiniao?e se la for á alemanha buscar uma megane por 9000€ o que preciso e tenho q fazer para a legalizar???
    OBRIGADA pela disponibilidade e atenção sei que desabafei um pouco até demais….mas se me puder ajudar ficaria-lhe eternamente grata.
    Cumprimentos.
    em todo o caso pode sempre enviar me um email para [email protected].
    Obrigada

  109. Olá a todos…
    Gostei do que vi neste blog… parabens, e obrigado Nuno!

    Trabalho na área do Design, e recentemente tenho ajudado alguns amigos a importar carros da alemanha!Tenho aliás alguns carros à venda na net ([editor: omiti o site]), por legalizar, e o processo é muito burucratico, mas compensa!

    um alerta… todos os carros que se comprem no exterior, com menos de 3 anos não compensa importar, adquiri isto de experiencia…( salvo excepções nos carros de alta celindrada ) depois dos impostos consegue-se encontrar cá mais ou menos ao mesmo preço, e “com garantia” algo que nos importados é dificil depois encontrar.

    [editor: omiti a pub]

    um abraço

  110. Pessoal ha alguem interessado em ir ha alemanha buscar um carro . Vou la na proxima semana vai ser a minha 1 vez .

    Cumprimentos

  111. Boas! Antes de mais keria dizer que este site é 5*!
    Dizes que o carro veio numa transportadora para PT. Eles vão buscar o carro onde ele está? Qual foi a transportadora que te fez esse serviço?
    Obrigado.

  112. ola poderias me ajudar tenho 1 carro para legalizar sabes de alguma empresa dessas na zona de caldas da rainha??abraço

  113. olá,
    queria ir buscar um bmw 320d touring… uma das hispoteses era ir la busca-lo e vinha a conduzi-lo (a mais provavel) a outra era mandar vir numa transportadora, mas nao sei como se processa isso… talvez seja mais facil a primeira pq eles tratam logo da matricula e do seguro provisorios.

    cumprimentos,

    joao

  114. desejo te boa sorte e que tudo corra como esperas.fico aguardar noticias de como vai decorrer a tua viagem…tenciono em breve fazer o mesmo mas ainda nao arranjei coragem para o fazer ate pq o carro q tenciono ir buscar n é de grande cilindrada e na alemanha sao mt básicos8sem extras)

    vai dando noticias

    boa viagem

  115. Joao,

    tambem estava a pensar ir la um buscar um carro com o meu irmao mas era para ir la em dezembro, talvez aproveitar os feriados. O objectivo era conduzir o carro ate portugal sempre se poupava mais alguns €.
    Ia buscar uma carrinha golf iv, o meu pai foi la buscar 2(golfs) e ate hoje nao deram problemas(2 anos), mas so comprou a stands…

    vá dando noticias..

    Bruno.

  116. to a pensar em importar tb mas inda n tou dentro destes assuntos mas os preços parecem mt convidativos
    ha alguem k me possa dizer por qt me ficaria a legalizaçao de uma laguna breack 2.2 dci de 150cv com 100.000km k la fora ronda os 12.500€
    por qt é k ela fikaria???? alguem me diz???

  117. Esse processo é necessária caso compro o carro em Espanha? A factura com iva, é do carro novo(a quem vamos comprar o carro)?
    Essa inspecção especial, onde existe no Porto?
    Obrigado.

  118. Nuno

    Boa noite

    Parabéns pelo bom trabalho no blogue.
    Penso comprar uma 320D lá para Março ou Abril do ano que vem, se correr bem. Tive mais esclarecimentos aqui de que em muitos sites juntos.
    Conto vir por cá ler as novidades e actualizar-me.

    Parabéns outra vez

  119. Olá, gostaria de saber se alguem me poderá ajudar, tenho um clio dci para legalizar, alguém me poderá confirmar quantos digitos deverá conter o número do motor? Já algumas pessoas tentaram ver e só conseguem visualizar 14 digitos, será possível?

    Obrigado

  120. Olá!
    Gostaria de saber, emissões de CO2,validos de COC, ou devem ser medidos novamente durante a inspecção técnica???

  121. se comprar um carro usado em espanha , e kizesse mudar a matricula para portuguesa e o carro fosse um 2000 diesel de 136 cavalos kuanto pagaria mais ou menos pela mudança de matricula?

  122. Boa tarde,

    Desde já agradeco o post, contém informacoes mesmo mt uteis. Surgiu ai uma questao pelo Sousa que nao teve resposta. A partir de quando comecam a contar os 20 dias para legalizar-mos o carro e de que forma isso é controlado? É que eu me encontro actualmente a viver na alemanha e nao sei quanto tempo vai passar entre a compra do carro e o meu regresso a Portugal.

    Obrigada

  123. Parabens Nuno,

    Ganda post mesmo.
    Já ando tambem a ver cenas para importar ha dois anos mas imprevistos (acidentes) tem me lixado o capital para ir la buscar um.
    Gostaria de deixar aqui duas perguntas no ar.

    1º Como importar a baixo custo de Espanha e novo? A SEAT tem precos espectaculares!

    2º Como se inclui um leasing num processo de legalizacao. Dá para fazer isso?

    Obrigado, agradeco os comments.

  124. Boas, gostava de saber que requisitos é necessário um usado importado ter para que se possa cá efectuar Leasing depois de legalizado, para já sei que é necessário que venha de lá ou netto ou com iva descriminado e depois???
    Tambem ouvi dizer que comprando Netto em nome de uma empresa só se paga cá o ISV tendo como obrigatoriedade do carro ficar em nome da Empresa 5 Anos?? Confirma-se? e como se faz para que nos vendam o carro Netto? Obrigado

  125. Ana,

    Se o carro vier de camiao, tens uma guia com a data. É a partir dessa data q começam a contar os 20 dias. Se vieres a conduzir, não sei como se processa. Ou será a partir da data de emissão da matricula temporaria ou então será “flexivel” visto que não há forma de saber qd é q o carro entrou em portugal. Claro que se a policia te mandar parar, já ficam com uma start date para essa contabilização.

    Denis,
    O valor do COC é o que conta.

    André,
    Carros novos não compensam. Isto porque pagas o IVA sobre o ISV (q só acontece em carros novos). Faz umas simulações e percebes o que te digo.

    Jorge,
    Não faço ideia. Acho que leasing será mais complicado. No caso de um crédito pessoal é bem mais facil.

  126. Boas,

    antes de mais, um grande bem haja por esta descrição tão exaustiva de todo o processo. É de louvar a boa-vontade em ajudar os outros!
    Também eu me encontro num processo de compra de carro na Alemanha, se bem que no meu caso é um pouco distinto: embora já lá tenha estado a comprar dois carros (ambos para amigos), fui acompanhado com um amigo holandês, pelo que o meu papel se limitou à procura, escolha e negociação do preço dos carros. Agora, como o carro é para mim, vou eu fazer todo o processo. Nunca mais me esqueço daquela viagem de regresso ao volante do SLK (o meu amigo trazia o A4 Cabrio dele). Para quem tem prazer em conduzir, recomendo a 101%!!! É o que vou repetir. O que vou comprar? SLK, claro está! 😀

    Grande abraço!

    P.S.: Mercedes-Benz forever 😉

  127. Caro nuno antes demais parabens pelo excelente trabalho,5***** tal como todos tbm eu estou mesmo interessado em ir a alemanha comprar um audi a3 modelo novo de 2003.
    deixo aqui umas fotos para verem.
    o carro e de 12/2003 o preço que apareçe e 7,731 EUR + VAT (19.00%)1,469 EUR o que da um total de 9,200 EUR bruto.a duvida que tenho e que ainda tenho que pagar imposto automovel ca em portugal?penso que aqueles 19% seja o iva de la.a duvida que tenho e de quanto mais vou ter que pagar de imposto automovel ca em portugal para legalizat o carro,sera que alguem me poderia ajudar?ja consultei verios simuladores e ha varias diferenças.havera alguem que queira ir comigo a alemanha buscar uma maquina destas?
    se poderem ajudar nas respostas agradeçia.

    http://usera.ImageCave.com/cobra_zarolha/d368_27.JPG
    http://usera.ImageCave.com/cobra_zarolha/d560_27.JPG
    http://usera.ImageCave.com/cobra_zarolha/d703_27.JPG

  128. quero salientar que o site onde pesquisei esta viatura foi no mobile.de
    mais uma questao: ha la veiculos cujos os preços ja estao em bruto,serao que ja estao com o iva incluido?se alguem me poder ajudar agradeçia.

  129. tudo bem nuno?sera que podias ajudar-me?
    o carro que quero tem este preço.
    e um audi a3 1.6 de 11-2003 com 111000km
    do site mobile.de

    Net Price:7,500 EUR
    VAT (16.00%):1,200 EUR
    Gross Price:8,700 EUR
    sei que o gross priçe e o final mas gostava de saber porque e que muitos carros estao la tbm a venda sem o VAT (16.00%) so com o preço bruto,sera que ja esta tudo incluido?
    se me poderes ajudar agradeçia ou alguem que me tire as duvidas.
    abraço.

  130. Ola, eu gostaria de saber se tenho de pagar alguma coisa, de impostos no caso de ir à Alemanha buscar um carro dado com 15 anos que a minha irmã levou para la há 5 anos.

  131. Tenho uma DODGE 2007 vou para o Brasil no final de 2009, gostaria de saber se teria como levar o meu carro sendo que moro na Inglaterra e a direcao e do lado contrario a do Brasil, agradeco por alguma informacao.
    Obrigado

  132. ola…..tive a ler com muito gosto a tua aventura para legalizar o carro…tou neste momento na mesma situaçao…so nao sei como encontrar o valor do isv do meu carro ..audi de 1999…onde devo procurar..obrigado…

  133. Brigitte

    Preciso, para a ajudar, saber mais do seu Audi.
    Gasolina ou gasoleo, modelo, ano e mês.
    Cumprimentos
    José Ferrão

  134. Brutal, já actualizaram o simulador da DGAIEC. Se fosse hoje buscar exactamente o mesmo carro, pagava mais ~= 4.000EUR de ISV. Impressionante!

  135. boa tarde,gostaria que informassem do seguinte:tenho ouvido dizer que importar um carro novo é mais caro na legalizção do que um carro usado,isso é verdade?se sim porque?
    Já agora o carro em questão não será considerado de grande cilindrada e em principio nao deve ter uma taxa muito alta de emissão de co2 para o caso de ser importante esta informação.
    Obrigada

  136. Isabel, boa tarde
    Para lhe dar uma informação correcta preciso que me diga cilindrada do carro, ano, e o CO2. Isto para o caso de viatura usada. Se for uma viatura nova preciso de saber apenas a cilindrada e o CO2. Então poderei dar-lhe números certos. Se tiver dificuldade em saber o CO2 da viatura usada, diga-me a marca e modelo.
    As legalizações em viaturas usadas alterou muitíssimo em 2009.Sócrates continua a querer pagar tudo com o que miseravelmente vai roubando em impostos ilegais sobre os automóveis e feitos por loucos que não têm a mais pequena noção do que andam a fazer. Querem dinheiro e salve-se quem puder. Em tempos difíceis, fazer os aumentos nos usados que fez, vai deixar o nosso parque automóvel de rastos, fomentar a corrupção nas inspecções. etc. etc. São os lobbies!.
    Cumprimentos
    José Ferrão

  137. Boa tarde,
    Antes de mais gostaria de agradecer por este blog ser tão completo,tem me ajudado imenso. No entanto o veiculo que pretendo legalizar é de origem suíça e já ouvi dizer de que o modo de legalizar para alem de mais caro é diferente.Gostaria de saber se me poderia esclarecer um pouco melhor. Trata se de um jaguar x type limousine 2500 cc de 2002.
    agradeço desde ja a atenção.

  138. Olá boa tarde José Ferrão,
    Antes de mais agradeço a rápida resposta.
    O carro em questão é um Renault Megáne Break 1.5 dci se novo,se usado seria de o máximo um ano a dois.CO2 de facto não sei.
    Agradeço mais uma vez toda a ajuda que lhe for possivel.
    Cumprimentos,
    Isabel.

  139. Viva Isabel
    Fiz cálculos para um Renault Megane II Berlina, 1,5 dci, 105 CV – 1.461 cm3, e com um CO2 de 124 g/Km, com caixa manual.
    Viatura de 1/01/2008 ——– 3.143,00 €
    Viatura de 1/01/2007 ——– 3.035,26 €
    Toda a ajuda que precisar, diga, terei todo o gosto em lhe ser útil. Deixe-me deixar um conselho. Não sei onde vai comprar a viatura, mas faça-o sempre em Agentes Oficiais da Marca, ou na própria Renault. Se comprar a viatura na Alemanha e se optar por uma que já tenha passado a garantia, mostre interesse em comprar uma garantia de 1 ano, para a Europa. Como particular não terá o mais pequeno problema em a conseguir. E não é cara. Um dos motivos para comprar em agentes oficiais ou própria marca, prende-se com a “moda” de outras entidades venderem viaturas sem o IVA (VAT na Alemanha) pagos. Se comprar uma viatura ao abrigo do Artº 25 ou seja, vinda de um particular, fica com a certeza de que não existe nenhum ónus ou encargo, ou mesmo penhora sob a viatura.
    Cumprimentos

  140. Isabel

    Reparei que falou em Break e não em Berlina. Não tem importancia. Paga o mesmo.
    Não a alertei para o caso de comprar viatura com caixa automática. O CO2 sobe e a legalização fica mais cara. Mas se precisar de outros cálculos, não hesite. Diga!

  141. Se entendi bem aconselha me a comprar em algum agente da marca,correcto?de facto já vi em vários sitios e estou indecisa se compro no luxemburgo ou na alemanha onde vejo no site mobile.de cujo não sei se é credivel ou não.fiquei apenas com a dúvida no que diz respeito à compra a um particular como também sobre as entidades que vendem sem iva.è melhor comprar a um particular sabendo assim que ficaria livre de encargos?ou será o contrário?Há entidades que vendem o carro sem iva?quais os prejuizos?
    Já agora não me falou da situação relativa a um carro novo importado(o mesmo carro)
    Obrigadissima

  142. Isabel, boa tarde
    O site mobile é um site onde se encontra de tudo e como tal, muito procurado por todo o tipo de vendedor e comprador. Existem inúmeros vigaristas e oportunistas a anunciar neste site, e logicamente, muita gente séria, também. Aceite a minha opinião de que é mais seguro comprar na Marca, no seu caso Renault, e NUNCA A UM PARTICULAR, a menos que o conheça. Alguns stands vendem carros com hipotecas, sem o IVA pago na Alemanha, com mandatos de apreensão, eu sei lá. Na Renault isso nunca acontecerá, mas se por muitíssimo azar acontecesse eles, imediatamente, regularizavam a situação consigo.
    As viaturas que são compradas sem IVA incluido, só os profissionais o podem fazer. E têm que mostrar uma série de documentos, provando que estão em actividade, e os vendedores vão confirmar que tudo está bem com o comprador.
    A si, convém comprar com IVA incluído, pois o IVA lá é de 19% e cá, como sabe, 20%.
    Para a viatura nova irá pagar 3.413,75.
    Numa viatura nova tem que pagar cá, SEMPRE, o IVA. É uma imposição do Governo.
    Mais alguma questão, diga.
    Cumprimentos

  143. Olá,

    A ver se alguém me poderá dar uma sugestão sobre como ultrapassar o problema em que me meti.
    Após algumas pesquisas resolvi importar um auto da alemanhã através de um importador local no Porto,o que era para ser barato está a sair bem caro.Além dos KM não serem nem de perto o que marca no mostrador a carrinha que comprei veio com uma série de problemas mecânicos para os quais já “larguei” algumas centenas de euros.
    Não bastando a pouca sorte com o importador a BMW 320 D caixa automática com Co2 no livrete de 190 ficava a legalização em cerca de €4000…quando contava com apenas €2500 como tinha visto no site falado Mobile.De ao que me informei actualmente a legalização da mesma fica á volta dos €12500!!!As minhas questões são:
    Tendo eu prova que a carrinha deu entrada em Portugal em 2008 mas apenas dei inicio ao processo de legalização em 2009 tenho de pagar os montantes actuais,estão estes valores correctos?Quanto aos km como esta situação é de facto um crime,ao que sei, poderei apresentar algum processo contra importador/stand na alemanhã?
    Neste momento deparo-me com o cenário de ter pago algo para ter na garagem pois não justifica legalizar tal carro por este montante.

    Obrigado
    Adriano

  144. Adriano, bom dia

    Explique-me melhor: qual foi o papel do importador, neste caso? Quem escolheu o carro? Onde o comprou e a quem? Fez e assinou algum contrato com o vendedor Alemão?
    Diga-me o ano, cilindrada e CO2 da viatura.
    Depois de me responder a todas estas questões, dar-lhe-ei a minha opinião.
    Sou importador de viaturas da Alemanha para 3 comerciantes e ajudo amigos a fazer a importação correcta das viaturas,para não se confrontarem com problemas como o seu. Dou a minha opinião absolutamente desinteressada em vários blogs do mesmo tema, com a finalidade de ajudar.
    Cumprimentos

  145. Alda

    Não lhe dei uma ajuda porque só agora reparei no seu pedido.
    A viatura que fala, Jaguar X-Type, gasolina, com 2500 cm3, de 2002 e com um CO2 de 234 g/km paga:
    Vindo de um país comunitário —– 11.251€
    Vindo de um país fora comunidade– 14.251€
    Cumprimentos

  146. Alda

    Mais uma achega ao seu pedido.
    A legalização de uma viatura vinda da Suissa é praticamente a mesma que vindo da Comunidade.
    Cumprimentos

  147. sr ferrao
    o contrato apenas diz que traria o maximo de extras e que era carrinha bmw 320d 1995cc no certificado de homolugaçao diz emissao co 2 190,tento obter declaração da bmw onde diga menos que isso.quem escolheu o auto foi importador e o contrato foi com ele

  148. Adriano

    Diga-me o ano da sua carrinha e o modelo.
    Estranho esse CO2.
    Tem uma cópia do contracto que fez com o importador?
    Cumprimentos

  149. José Ferrao,

    A carrinha é de 2000 320D e sim tenho uma copia do “contrato” como não foi reconhecido pelo notário será mais uma declaração que um contrato.Mas este apenas diz o tipo de carro não o estado do mesmo ou faz qualquer referencia ao nr de km.
    Hoje falei com alguém da alfandega cá no Porto e dizem não haver mesmo hipotese de fazer pelos valores antigos.A unica possibilidade é encontrar alguém emigrado na Alemanhã há mais de 5anos que esteja na disponibilidade de legalizar um carro cá uma vez que tem direito a faze-lo sem impostos de 5 em 5 anos

  150. Adriano

    Uma carrinha BMW de 2000, com 70.000Kms, 1 ano de garantia para a Europa, automática, com 1.951cm3 e 156 g/km de CO2, sem ter tido acidentes e com livro de revisões todas feitas na BMW, custa 11.000€/12.000€. Paga, de legalização 7.182,44€. Julgo não valer a pena esse investimento.
    Agora, ponho dúvidas, que algum imigrante vá “gastar” uma possibilidade que vale muito dinheiro, numa viatura tão antiga.
    Pelo que me diz, conduziu mal a compra do seu carro. Se quiser saber os Kms. reais da viatura, vá à Baviera, leve o número do quadro da viatura, e fica a saber a história toda, desde que a viatura tenha andado nas oficinas BMW.
    Sem querer fazer julgamentos precipitados, não me parece que esse “importador” que lhe tratou da compra do carro, tenha defendido os seus interesses. Nenhuma entidade séria, na Alemanha, lhe vende uma viatura em segunda mão, sem que o Sr. assine um contrato de compra em que vem descrito o que vai comprar, desde o número do Quadro, a todos os extras da viatura e, no caso de ter tido acidente, uma factura com a descrição do que foi feito para a reparar e onde foi feita a reparação.
    Se souber comprar uma viatura, a Alemanha é o paraíso para comprar um carro e saber exactamente o que vai comprar. Agora, se pelo caminho surgem “importadores” que alteram as boas regras, aí não pode culpar os Alemães.
    Francamente não sei o que lhe diga. Proceder criminalmente contra o empresa na Alemanha, julgo não ter “material” que prove que eles o enganaram. Se vai processar o “importador” aí o Sr. é que sabe se vale a pena, e se tem provas de que lhe prometeram uma coisa e que lhe deram outra.
    Se precisar de mais alguma informação, e se eu lha poder dar, avance e pergunte.
    Cumprimentos

  151. José Ferrão,
    eu sei que a viatura em Julho de 2008 tinha cerca de 270000(já vê o estado da mesma)o stand em questão é Hassoun,não sei se o conhece.E que o importador não defendeu os meus interesses sei-o bem na pele!Pois como disse tenho o carro na garagem sem ter como o legalizar(entenda-se €€).O que mais me recrimino é ter confiado no “amigo do amigo”.A carrinha para a colocar em Portugal ficou-me por €8000 já com o seguro das matriculas,estranho é de facto o valor do Co2 na homolugação dizer 190.Tem alguma sugestão como contornar estes valores?Quanto á acção…também não me acredito que o que tenha sido feito seja na Alemanha mas sim por um português,quanto mais não seja terei a oportunidade de o sentar frente a um juiz para que ele faça prova de que a carrinha quando saiu do stand já tinha os 159000 marcados.
    Enfim, perdoe-me a expressão mas pela 1ªvez na vida fui o verdadeiro tanso.
    Acho admirável o tempo que “perde” a responder neste blog,o meu muito obrigado.Tomara eu ter lido isto antes de fazer o que fiz,ou iria lá eu ou se calhar falaria consigo.

    Cump,

    Adriano

  152. Adriano

    A Alemanha está cheia de Stands de árabes. Acredito que haja stands de árabes sérios, mas nunca negociei com eles, e da fama também não se livram. Pelo nome do stand na Alemanha….
    Agora, e na realidade, venderam-lhe uma “raridade”. É que comprar uma viatura dessas com mais de 250.000kms, não é fácil de encontrar. Mas se aparecer, 2.500 ou no máximo 3.000€ é o valor. Com mais 650€ de transporte.
    Quanto a fazer sentar no banco dos réus quem nos engana pode nos custar caro, mas já dizia o outro “mais vale um gosto na vida que umas moedas no bolso”.
    Veja se alguém lhe compra a viatura, para desmanchar, por exemplo, pois não será fácil encontrar comprador. É que a legalização, no seu caso, é o dobro, pelo menos, do valor da viatura.
    O que precisar.
    Cumprimentos

  153. José Ferrão,

    Ainda mais uma árabes Boa!Essa não sabia eu.3000€ diz o José?A carrinha de facto vem cheia de extras so n tem farois xenon e de nevoeiro á frente mas de resto tem quase tudo.Para terminar a factura vem com o preço de €7250 e para mais emitiram-na com o nome errado o que se decidir legalizar será problema(penso eu).Pegando nas suas palavras,desmanchar (peças)parece-me bem a questão é quanto valeria!E será que me compram o carro de volta na Alemanhã?Ao menos não perderia tudo.E quanto ao Co2 não é estranho o valor?

  154. José Ferrão,

    Quanto á questão do emigrante, estaria a falar de um familiar, mas pelo que li no site da alfandega penso que tenham de cancelar lá a residencia e passa-la definitivamente para cá…o que está fora de questão.Pergunto-me é se através desta forma se não haverá forma de furar a lei.Pode ser que caia um santo do altar e alterem a lei….

  155. Adriano

    O nome errado na factura poderá ser contornável, desde que não seja “outro nome”.
    Tentar vender o carro na Alemanha, não acredito que seja fácil alguém lho comprar. Julgo mesmo que seria extremamente difícil.
    Um empregado de um amigo meu, importou uma carrinha 530d, de 2002, com 103.000Kms, com muitos extras, sem nenhum tipo de problema e pagou 8.200€ com chapas de exportação (seguro incluído) por 7 dias.
    O valor para vender em peças, francamente aí não o posso ajudar, pois é uma área que desconheço. Mas julgo que, se falar com vendedores de viaturas baratas, estes poderão ajudá-lo.
    Mas também lhe digo que desconheço se esta solução é legal.
    Quanto ao CO2 é muito estranho. Todas as viaturas para venda têm um CO2 a rondar os 156 g/km. Não encontrei nada com 190. Se tiver o número do telefone do vendedor alemão diga, pois posso falar com ele. Não se preocupe com gastos, pois uso o Voip e é grátis.
    Cumprimentos

  156. José,

    O nome é similar pois é o do meu pai,certamente leram mal o nome no meu BI(julgo).
    Se me fizer esse grande favor fico-lhe muito grato 0049742384783.Existe um site http://www.hassoun.de.
    Muito honestamente não sei mesmo como resolver o assunto a não ser vender mesmo ás peças por muito que isso não seja legal…

    Se conseguir os 156 pode ser que ainda pondere legalizar pelo menos fico com a oportunidade de fazer algum dinheiro nesta embrulhada toda.

    Já agora uma questão, esteve na concentração de importadores sobre o ISV 2009 😉

    Obrigado mais uma vez

    adriano

  157. Adriano,

    Lamento o sucedido, mas por essas e por outras é q me recusei a ver carros no mobile.de e vi apenas na própria marca. É mais caro, mas substancialmente mais barato do que cá e os riscos são praticamente nulos.

    O valor de CO2 é mais elevado qd a caixa é automática, mas 190 parece muito. Se esse valor está no COC (um documento amarelo com os dados do carro) então é esse o valor que usam para calcular o imposto. É estranho um valor no certificado de conformidade europeu estar errado, mas pode tirar isso a limpo com a BMW cá. Alias, pode pedir o COC na BMW em portugal, apesar de provavelmente lhe cobrarem algo e demorar mais umas semanas.

    Sei que para carros sem COC, as emissões de CO2 são medidas na inspecção. É questão de jogar um pouco com isto e ver as possibilidades.

    Quanto ao sucedido, não cheguei bem a perceber qual o papel do importador no meio disto tudo. A compra do carro foi através do mobile.de e o importador apenas lhe tratou da burocracia? ou foi o importador que vendeu o carro? Se foi o importador que lhe vendeu o carro (fez o negocio) então devia processa-lo. Ficaríamos todos gratos de ter menos um burlão no negócio.

    Quanto ao ISV, o meu carro, agora um ano mais velho, se fosse comprado hoje pagaria mais 4000EUR de imposto do que eu paguei à um ano atrás! É uma pouca vergonha esta política. Ou o executivo quer o país reduzido a corsas ou quer um parque automóvel da idade da pedra!

  158. Olá Nuno,

    O negocio foi mesmo com o importador eu já não fui comprar a esse site para evitar isto, e olhe… lindo serviço.E a questão é que a inspecção já está feita…aguardo uma declaração há uma semana da Autoinforma que a pediram á BMW para ver se a emissão aparece com valores diferentes.Na carrinha mencionado pelo José o valor é o que vi no tal site mobile.de 156g,isso também não percebi a diferença.
    Bem faz a minha esposa que tem um Fiat 600 de 1969 com esse só tem a ganhar dinheiro 🙂

    Como disse antes se conseguir esses 156 acho que ainda pondero legalizar daqui por uns meses quando existir capacidade para,de outra forma está fora de questão

    Adriano

  159. Bom dia,

    Apenas para salientar que por experiência própria e tendo ido buscar 2 automovéis à Belgica(pois é mais perto e tendo sido immigrante durante 21 anos neste país posso garantir ter uma concentração de carros usados/km2 muito elevada torna-se uma boa opção)quem for sócio do A.C.P.(automovel clube de Portugal)pode tratar da legazação a custo zero.
    posso dar algumas dicas.

    Atentamente.

    David S.

  160. Boa tarde,

    gostaria novamente de partilhar a minha pouca experiência em relação à importação de autos usados.
    A que ter muita atenção à nova legislação que entrou em vigor em janeiro de 2009 visto que houve uma revisão desfavoravel em relação ao desconto percentual para importação de autos usados.

    Pois conheço casos infelizes de pessoas que pensavam ter feito o negócio do século e depois de feitas as contas, teriam encontrado carro similar pelo mesmo preço ou mais barato em portugal sem toda esta boa e bela papelada administrativa da qual só Portugal se pode vangloriar.

    Agora há que estar atento ao valor dos usados aqui (preços particular!) pois são mais realistas do que os stands e assim a comparação se torna mais determinante.

    Sem querer discordar de algumas opiniões segundo as quais é melhor comprar um auto na marca em vez de stands ou particulares, hà bons e maus stands,concessionàrios da marca e fazem-se muitas vezes bons negócios com particulares, contudo um usado sempre será uma surpreza por mais que hàja garantias.
    É necessàrio paciência,alguns conhecimentos mecânicos(ajuda de outrem de confiança),não ter medo de solicitar um teste de diagnóstico num concessionário(algo de normal que não será recusado por vendedores sérios inclusive particulares e stands),negociar o valor do auto com ou sem garantia(a diferença pode ser elevada sabendo que em relação à Belgica e deverá ser semelhante na Alemanha o período de garantia minima é de 1 ano para carros usados.

    Estar tambem atento aos papéis(certificado de conformidade EUROPEU e não somente o do país de origem do véiculo) do auto e se o modelo existe em portugal(homologado)pois tambem vi casos de autos não homologados e aí a papelada torna-se um pesadelo.

    Atentamente

  161. Bom dia David

    Tenha a gentileza de contactar o ACP e confirmar se a legalização da viatura é a custo zero, como diz.
    Legalizei várias viaturas no ACP de Viseu e Lisboa, e tal nunca aconteceu. Paguei sempre menos, talvez quase metade, mas nunca custo zero.
    Cumprimentos

  162. Adriano

    Não entendi o que aconteceu, pois não recebi aviso do Blog que me tinha respondido. Agora, ao ser notificado de outro comentário é que vi a sua resposta. Amanhã, Segunda-Feira vou contactar o Stand e tentar perceber o que se passou e sobretudo essa questão do CO2. Mas preciso de mais informação. Preciso do nº do quadro da viatura, e do nome do importador do carro, senão ñem eu lhes posso dizer que viatura é nem eles podem adivinhar o que se passa.
    Quanto à sua pergunta: não estive, mas tenho conhecimento do que se passa das pretensões e dos pedidos feitos. Mas dialogar com Sócrates e seus muchachos é difícil. Teimoso como poucos, e dono da verdade. Se nada for alterado nesta aberração, o encerramento de stands vai surgir em cadeia, e o tal aumento de desemprego vai acentuar-se. Mas isso ele não percebe.
    Algumas regras deveriam ser impostas, pois alguns dos nossos importadores não se portam bem. Em conversa, num agente BMW na Alemanha, foi-me dito por um responsável que o comprador português quer viaturas com pouco tempo e não se preocupa com os Kms.
    E, na viagem para Portugal, essas viaturas deixaram de pertencer a um viajante que fez 200.000Kms, para pertencer a uma senhora professora que só levava o carro para a escola, razão de este só ter 50.000Kms.
    Cumprimentos

  163. José Ferrão,

    Pois caro José dessas historias ouvi já varias vezes e pensei com a historia, do amigo do amigo, tal não me acontecesse o que não é verdade.Desde já agradeço a sua ajuda mas este fim de semana falei com alguém que tem uma pessoa na Alemanhã e passará no stand, tenho falado com eles a semana toda em Ingles mas a barreira linguistica não ajuda.Por várias vezes disseram que remetiam a factura correcta por e mail mas nada feito.Pelo que me informei também uma vez que no Brief e no certificado de homolugação se aparece os 190 é por aí que a DGV/Alfândega se vão guiar.Vamos ver se consigo resolver assim esta questão.Se assim não for aceitarei a sua bem vinda ajuda

    Obrigado Adriano

  164. E em que condições compensa importar carro a GPL? Tenho dado uma vista de olhos pelo Ebay e aparecem, por vezes preços interessantes.
    Joao Morais

  165. Joao,

    Eu daqui a uns dois aninhos estava a pensar ir buscar um Mercedes Class C dos novos, e estava precisamente a ponderar comprar na Mercedes o 180K ou 200K e instalar GPL.

    Isto porque o ISV dos carros a gasolina é *muito* inferior e porque segundo o que ouvi dizer, se for GPL tem 50% de desconto.

    No simulador da DGAEIC, diz:
    “Automóveis ligeiros de passageiros que utilizem exclusivamente como combustível gases de petróleo liquefeito (GPL) ou gás natural. (Taxa intermédia de 50% do imposto resultante da aplicação da tabela A)”

    A minha primeira dúvida é precisamente com a palavra “exclusivamente”. Estes 50% não são para carros mistos? Que eu saiba não existem carros apenas com GPL, ou existem?

    Como tenciono ir novamente à própria marca, já sei que vai ser dificil arranjar carro ja transformado. A minha segunda pergunta é se poderei instalar GPL depois de adquirir a viatura lá e mesmo assim usufruir do desconto de 50% (se é que tenho direito mesmo). Se sim, terei de o registar lá na Alemanha primeiro (para ter a alteração no livrete)?

    A minha terceira duvida é se o novo C 180K ou 200K pode ser transformado para usar GPL.

    O nosso amigo José Ferrão sabe por acaso responder a algumas destas questões?

    Obrigado

  166. João,

    Quanto á questão de impostos isso não posso responder mas eu tenho uma carrinha a GPL há quase 8 anos e em termos de consumo compensa imenso!A questão é o incoveniente de não se poder estacionar em parques cobertos (em Portugal)se por acaso foi instalar cá em Portugal e for no Norte conheço um instalador extremamente competente.

    Cumprimentos
    Adriano

  167. Olá Nuno,este artigo sobre legalização está 5*. O meu caso é um pouco diferente e precisava que me esclarece-se algumas dúvidas se souber claro! Como vivo relativamente perto da fronteira, é minha ideia ir buscar uma carrinha mégane a espanha, a minha duvida é se posso comprar a um particular(isto por causa da tal factura) e qt ao CO2 para o cálculo ISV, virá no livrete, no tal papel de conformidade europeia COC (que não sei como arranjar) ou é suficiente plos dados das tabelas da DGV que apresenta os valores de CO2 de qq carro.

  168. boas.alguem me pode explicar se trazer um automovel da madeira para o continente tem algum custo a mais?tipo ia ou outro custo?se alguem me exclareçer agradeçia.

  169. Caro, José Ferrão!
    Desde logo muitos parabéns pelo excelente blog que têm.
    Recentemente e infelizmente só este mês é que pude ir a Alemanha adquirir um veículo semi-novo, BMW X6 35d, com mais de seis meses e 7200 km, (1.ª matricula 4-6-2008.
    Estará cá na próxima sexta-feira, já fiz as contas do ISV a pagar pelo método convencional, custará aproximadamente 23.475,00 euros(se fosse em dezembro poupava 4.000 euros!!!!). Mas agora nada feito, estou a tentar saber quanto pagaria de ISV pelo mesmo veículo, pelo método alternativo, mais ainda não encontrei online nenhum simulador para o efeito. Sei que terei de proceder através de um pedido ao director da alfândega e atribuir os valores em euros pela eurotax à data da matricula(novo) e à data actual contando com a desvalorização.
    Poderá ajudar-me?

  170. Caro Nuno222,

    Apenas terás de pagar o transporte, aproveita o Naviera Armas 175,00 euros(veículo + passageiro em cadeira), sai todos os Sábados em direcção a Portimão.
    Claro que depois terás de mudar os documentos do automóvel conforme a tua morada que est+a no B.I.
    http://www.navieraarmas.com

  171. Estou a pensar em importar pela Mobile um Audi TT de 2008 mas estou bastante preocupada com as chatices e custos de transporte e legalização, em média quanto se paga no total (transporte, legalização, matricula,etc)?

    Ainda há mais um senão o vendedor é dos USA e como tal não sei se o carro virá de lá, penso que se assim for vai ser bastante complicado. Agradecia que alguém me esclarecesse.

  172. Sr. Teófilo

    A mensagem que enviou para meu Pai, José Ferrão, não terá resposta antes de dia 8 de Fevereiro, pois encontra-se na Alemanha.
    Obrigado

  173. olá, gostaria de saber se alguem me pode ajudar como calcular o valor da legalização de um monovolume marca ford s-max tdci titanium 7 lugares de 2007 ou 2008.

  174. Boas,
    Isabel muita atenção aos vendedores dos EUA, vê mesmo se é de la pelo IP dos emails que te manda.
    Já tive experiência de ate criarem sites com nomes de empresas Inglesas de transporte de automóveis, mas vi que algo não batia bem, pesquisei mt bem e era um BURLÃO. Reportei a situção para o FBI e tudo.

  175. Olá amigos; Já uma vez voces aqui me salvaram, e agora tenho outro problema. É que restaurei um carro aqui na Alemanha cujo carro é Volkswagen-Apal….Apal-jet-Buggy 1276 cm3 Kw=K29/4000 Schlüsseln° 010100 0900 000000 carro de caixa aberta ano 5-3-1981. Creio que deichei aqui os dados. E agora vem a pergunta: Quanto terei que pagar legalizar dito carro em Portugal? isto é Alfandega etc.etc. Vosso Amigo aqui na Alemanha. Matos.

  176. Muitos Parabens por esta página. Tenho um carro que recuperei aqui na Alemanha, cujos dados sao os seguints: chave n°010100-0900-000000. Volkswagen-Apal…Apal-jet-Buggy..Kw=K29/4000….1276 C3…Ano=05-03-1981. E pergunto se for possível dizer-me quanto me custará a legalisacao deste carro em Portugal? Muito obrigado p,la atensao.

  177. Excelente BLOG, esclarecedor portanto.
    Estou a pensar ir buscar um TIGUAN 2.0 os elementos necessáros encontran-se no site da SIVAonline. Se me puder ajudar, quanto é que se pagaria relativamente às duas modalidades.
    Obrigado

  178. Boas,
    Vou em março buscar um carro à Alemanha.
    Duas perguntas:
    O CEE é o mesmo que o COC?
    Como faço e onde o seguro do carro?

    Se puderem ajudar-me…fico muito agradecida

  179. Olá. Comprei agora um carro na Espanha e não tenho o certificado de conformidade. Como posso fazer para adquiri-lo e quanto custa? Ou existe outros passos para quando não se têm este certificado?
    Obrigado pela resposta.

  180. pretendo importar um carro de espanha mas é particular éstão a dizer que é preciso uma factura do carro o particular não tem factura? quais os docuentos que eu tenho de pedir á pessoa que me vende o carro neste caso (particular) , para não dar problemas obrigado

  181. Boa tarde Nuno,

    Estou a pensar procurar um VW na Alemanha.

    Em que sites devo procurar? o Mobile.de não é seguro?

    Agradecia se me deixares alguns contactos.

    OBGDA

  182. Boa tarde…

    Foi-me sugerido um negócio e gostaria da vossa ajuda.

    Um imigrante comprou um audi a5 cá em portugal mas entretanto pediu as placas internacionais pois voltou para o pais de trabalho… ele diz que que me vende o carro e que não tenho que pagar mais nada uma vez que o carro foi comprado cá e tenho eu “direito” a placas e matriculas portuguesas.

    Gostaria de saber se é realmente verdade ou intrujice? e se sim que valor terei eu de pagar?o carro é de 2007

  183. Boa noite a todos, o ano passado importei um carro da Alemanha para mim, e este ano estava a pensar ir comprar outro para a minha mulher, mas com o aumento injustificado do imposto não sei até que ponto se justifica ir lá comprar.
    Mas vou contar a experiência, pois pode ser útil para um qualquer particular que tenha por ideia comprar um carro importado.
    O carro dos meus sonhos era um Audi A4 Cabrio, naturalmente pesquisei o mercado de usados nacional, a grande maioria dos carros em oferta eram usados importados, os preços não eram muito diferentes do automóvel qua acabei por comprar depois da legalização. Aqui pediam por o Audi Cabrio 2.5 TDI de 2003 cerca de € 32.000 a 34.000 euros, mas o único contra era a kilometragem sempre superior a 80.000km, consultei o mobile e o autoscout24 e o preço de venda dos particulares rondava os € 22.000 a 24.000 para o mesmo carro com km inferiores a 50.000. A legalização custava € 7.400. Contactei varios anunciantes em Ingles por mail, mas não obtive resposta de nenhum. Por fim decidido a comprar o carro quer fosse a um particular quer fosse a um Stand, enviei um mail aos anunciantes particulares que estaria na casa deles e que pensassem no preço que esteriam dispostoa a cobrar pelo carro. Levei as notas comigo, fui de avião num voo de low cost € 100.00 e aluguei um carro € 40.00/dia de rent a car, levei um GPS de um amigo com o mapa da Alemanhã e lá fui eu mais um amigo que já lá tinha adquirido um carro num stand, começando pela casa do particular mais perto, o carro estava novo, completamente como novo com 32.000 km, livro de revisões da Audi, facturas, se fosse necessário iriamos ao concessionário verificar a veracidade dos elementos, mas ao conversar e estar com os vendedores, tal não foi necessário. O vendedor pedia € 22.500, ofereci € 20.000 pagos em cash na hora e ficou feito o negócio por 20.500, pois ofereceu-me as jantes e pneus de inverno completamente novos. Contou o dinheiro, preenchemos a declaração de venda, onde tem de constar o vendedor, o comprador, os km do carro e o preço (isto obrigatóriamente), depois fomos a camara tratar de por o carro em meu nome, fazer as chapas de matricula e o seguro para 1 mês, tudo resumido € 300.00, na cãmara só passam o carro para o novo proprietário se estiver tudo legal da parte do vendedor, não existem debitos, não existe hipoteca do carro,etc. Desde que se entra na Camara até que está no nosso nome são com matricular e seguro, pronto a viajar para Portugal são 2 horas, ninguém tem de se preocupar com o COC, pois aqui pede a marca o numéro de homologação nacional paga € 100.00 (passado uma semana já o tem). Depois dos documentos em meu nome, fomos entregar o carro de aluguer de novo ao aeroporto e seguimos viagem rumo a Portugal. Dormimos nessa noite na Alemanhã no outro dia seguinte 2.000 km pela frente. Gasto de combustivel e portagens € 500.00 hotel + almoços € 150.00. Resumido € 1.200 euros foi o que gastei para trazer o carro. Depois aqui é a papelada, nº de Homologação, ver o nº do motor, levar o carro a inspeção, pagar o ISV, fazer matriculas, seguro, registar na DGV e na Concervatória. Contas feitas € 20.500 do carro, gastos na compra € 1.200, inspecção, matriculas, nº de homolagação, ver o nº do motor € 300.00, imposto € 7.400.
    Total 29.400. Ou seja menos € 2.000 e € 3.000 do que custava, a grande vantagem foi mesmo o estado do carro.
    Um abraço a todos.
    Só para acabar o imposto para este mesmo carro este ano de 2009 é de € 14.000, mais € 6.500 do que o ano passado.

  184. Importei um carro da alemanha, ja o tenho em casa tenho um livrete e os papeis da matricula de exportação todos ao meu nome, porem nao tenho o coc, e na siva dizem que o livrete esta incompleto como posso resolver o problema para pedir homolgação

  185. Sr. Nuno
    Deve contactar a SIVA, pelo Tel. 263407001/2/3, para estes lhe enviarem um fax com os documentos necessários, em princípio deverá ser o Mod. 9 IMTT (em duplicado), a cópia do livrete, a fotocópia da contracapa do livro de revisões GEWAHRIEISTUNGSNACHWEIS (onde estão os tres primeiros nºs do motor, cópia do BI e nº de Contribuinte, e um comprovativo da tranferência do pagamento deste serviço (€ 100.00), depois eles enviam-lhe os Mod. 9 autenticados com um selo do representante oficial da marca e com o nº de homologação nacional.
    Já agora, Parabéns ao outro Nuno o do BLOG, este blog é fantastico.

  186. é possivel fazer um seguro automovel provisorio em espanha?pretendo comprar um carro em espanha e traze-lo para portugal,o que devo fazer em espanha?

  187. Já tenho a homolgação já paguei o imposto, tenho o livrete ao meu nome e mais uns papeis com seguro e não sei mais o que da matricula que comprei na alemanha, falta me o último passo, no imtt dizem me que falta o registo de propriedade para concluir, como posso obter o registo de propriedade do meu carro na alemanha onde tenho de me dirigir, por favor ajudem-me estou a começar a desesperar tenho o carro em casa a 2 meses

  188. Gostaria de saber se alguem sabe como posso fazer.
    tenho um golf IV em portugal para legalizar,a pessoa que ficou para me tratar da legalização me perdeu o registo de propiadade a poucos meses de terminar o TÜV.
    Agora a pregunta é,sera que agora tenho que voltar a trazer o carro aqui para fazer o TÜV o carro ainda esta como novo tem 90000 km mas ja tem 16 anos.

    muito obrigado

  189. boa noite,
    li os seus 2 post’s elucidou-me bastantes mas fiquei com a minha duvida principal que é onde é que posso consultar as emissoes de CO2 para cada veiculo e ter a certeza que é aquela que vai ser usada para calcular o ISV?
    é que é a unica coisa que me faz confusao onde é que esses valores sao calculados? sao na inspecção? mas assim sendo n se pode reduzir de alguma maneira as emissoes antes de se inspeccionar o carro?
    obg
    joao

  190. Boa tarde,

    Após consultar tantos sites para saber como legalizar o carro que importei da Alemanha,optei por pagar 200euros ao ACP,para tratarem de toda papelada.Apenas levei o carro à inspecção.
    Em apenas uma semana e meia fiquei com o carro legalizado e matriculado.
    Para mim foi a melhor opcção.

  191. Bom dia,

    Fiquei fascinado pela qualidade deste blog, desde já parabéns ao criador.

    Precisava da vossa ajuda devido ao facto de ser inexperiente neste mundo de legalização e burocracias.

    Surgiu-me um negócio muito estranho que tanto pode ser um negócio da china, como uma fraude autentica.

    Passo a citar o carro esta registado em Espanha, mas o dono está em Inglaterra, e não quer legalizar o carro porque fica muito caro, e tem o volante “á moda europeia” (esquerda).

    Portanto serve este facto como suposta explicação do peço muito barato do carro.

    O individuo quer realizar da seguinte forma o negócio, eu dou os meus dados e morada, e ele paga a uma agência transportadora, eu deposito 2000 euros na conta da agência, para ter acesso ao carro, tenho o carro durante 3 dias de forma a poder levar à marca, certificar-me que estudo está nos conformes, depois disto a agência comunica comigo, e eu digo se quero ou não ficar com o carro.

    Se quiser ficar com o carro deposito o resto do dinheiro e recebo os documentos para o passar para o meu nome.

    Caso não me interesse recebo de volta o cash e o carro vai de novo para UK.

    Que acham disto?? Eu em breve vou saber o nome da agência transportadora.

    Desde já agradeço toda a ajuda prestada.

    Abraço,

    João Araújo

  192. João,

    O mais certo é ser fraude. As empresas transportadoras não são mediadoras de negocios, são apenas… transportadoras. Duvido tb q a legalização nos UK seja cara (ou tão cara de forma a vender o carro ao desbarato). Mesmo que a legalização fosse muito cara para ele e ele quisesse vender o carro, nada o impede de vender o carro a preços normais. Vender o carro muito barato significa querer-se ver livre dele rapidamente. O método de venda que descreves é precisamente o contrario disso, é moroso e apresenta riscos.

    Há muitos casos de fraude no ebay, em que há “empresas” mediadoras da venda, que são entidades ficticias criadas pelo scammer.

  193. João

    Isso é o conto do vigário, já sobejamente conhecido, aconcelho-te duas coisas, a 1ª a fazeres uma busca na net, vais encontrar vários (alguns portugueses inclusivamente que foram vitimas desse esquema) a 2ª é que leves até ao limite o teu interesse em comprar o carro, mas nunca por nada deste mundo entregues o dinheiro, pois não existe carro nenhum. Vão te mandar tudo só facilidades, garantias e bom preço, honestidade, etc. Quando por fim desistires do negócio, nunca mais vais ter acesso às páginas que eles te enviaram e que agora consegues aceder. Confirma e diz algo.

  194. João Araújo

    è, sem sombra de dúvida, uma tentativa de burla. Antiga, mas ainda vai “pegando”. Não perca tempo.
    Cumprimentos

  195. João Araújo

    è, sem sombra de dúvida, uma tentativa de burla. Antiga, mas ainda vai “pegando”. Não perca tempo.
    Cumprimentos

  196. António Saavedra

    Não aconselhe ninguém a comprar um carro a particulares, pois é muitíssimo perigoso.
    O seu caso correu bem, até agora. Mas não sabe se amanhã não lhe baterão à porta, com um mandato de apreensão.
    Comprar uma viatura na Alemanha, só deverá ser feita a Stand da marca. E, mesmo assim cuidado com os representantes. Podem dizer-se representantes e, na realidade, não o serem.
    De qualquer modo, e neste momento, não vale a pena comprar carro lá fora. A menos que haja bom senso da parte do Governo, e volte atrás com esta nova lei, que prima por ser uma aberração de todo o tamanho. Que se imponham verbas muito altas para viaturas com mais de 5 anos, entendo e defendo. Agora isto é mais uma do Pinócrates.
    Mas quem possa comprar a pronto e novo, recomendo que não o faça cá. Lá fora só compra o que quer e não o que, cá em Portugal, o importador lhe quer vender. Não poupa muito dinheiro, mas passeia e sempre fica mais barato.
    Cumprimentos

  197. José Ferrão
    Estou plenamente de acordo consigo em tudo o que diz no seu comentário, à excepção do mandato de apreensão, é evidente que é uma compra de risco tanto lá como cá comprar a um particular, mas só o que tem haver com o historial do carro, quanto a falsificações não tenho essa ideia, repare que lá na Camara para lhe darem os documentos em seu nome, tem que lá estar o antigo proprietário, vão à base de dados saber do curriculum do carro, se tem multas, hipotecas entre outras coisas pendentes, depois é efectuada uma inspecção ao carro com verificação do chassis, depois disso mandam-lhe ir fazer o seguro e as matriculas, e só após isso feito é que lhe dão os documentos em seu nome.
    Cumprimentos

  198. António Saavedra, bom dia

    Não é obrigatório estar presente o antigo proprietário, para por o carro em seu nome.
    As multas não têm nada a ver com a viatura.
    E, quanto a um mandato, basta que o tribunal tenha dado ordem de apreensão da viatura e ela não tenha sido publicada, o sr. corre o risco de ficar sem a viatura. Tal como o processo de viaturas que são vendidas sem terem sido pagos os impostos, IVA=VAT, e que coloca o último proprietário em problemas. Se comprar no representante, estas situações podem acontecer, só que a Marca assume toda a responsabilidade na venda que fez, e o Sr. nunca perde o seu dinheiro.
    Cumprimentos

  199. olá boa noite.
    Depois de ler este excelente blog que esclarece mesmo tudo resolvi contar a minha situação e esperar que alguém com mais experiência neste ramo me aconselhe.. Tenho 21 anos conduzo o carro do meu pai e procuro um para mim mas sou exigente e quero comprar algo bom, numa pesquisa pelo site autoscout24 vi um bmw m3 cabrio de 2004 por uns incriveis 6500 euros.. Fiquei fascinado porque era algo que eu acho impossível ter mas de qualquer das formas decidi contactar e enviei um mail ao vendedor ao que me responde em inglês: olá espero que entenda inglês porque eu fui trabalhar um ano na alemanha não escrevo bem, este era o meu carro agora voltei para uk e não me adaptei por ter o volante ao contrário e aqui UK ninguém quer comprar por isso mesmo por isso estou a vender tão barato… o carro está numa transportadora em que dás metade, neste caso 3500 euros, levam-te o carro e tens 10 dias para pensares se não quiseres devolvem o dinheiro.. Como é obvio sou novo mas o money custa a ganhar não me deixo levar facilmente e fiz algumas pesquisas, já encontrei histórias semelhantes mas não li nenhuma em que soubesse o que tinham feito, por isso mesmo deixo aqui minha história e espero que alguém me ajude da melhor forma por experiência própria. Desde já muito obrigado

  200. David,

    So faltou ler os comentarios! 🙂
    Por favor leia os comentarios 218-222 que explicam essa historia do vigário.

  201. Bom dia David

    O que relata é o conto do vigário mais antigo da net. Só cai quem quer!
    Leia os comentários deste blogue que o vão ajudar.
    Faça contas a quanto lhe custa importar um carro usado, e vai seguramente desistir. Sócrates aumentou de uma maneira bárbara, os impostos que se relacionam com o CO2. Foram os lobbies a pressionarem julgando que de agora em diante era só vender viaturas novas.
    É claro que os portugueses não são burros e perante tanta ilegalidade cometida por este Governo no que se reporta a viaturas, não compram nem novas nem usadas. E, com esta medida, pôs mais de 50.000 no desemprego.
    Brevemente veremos o nosso parque automóvel a cair de maduro, com as inspecções a serem o menos rigorosas possível, senão acabam-se as viaturas. Concordo com esta medida do Governo se ela se dirigisse a viaturas com mais de 4-5 anos, para não ficarmos com o cemitério dos “carros idosos”. Agora da maneira que a Lei saíu, julgo mesmo que foi pensada com os pés e é mais uma imagem de marca da socretinice que assola o País.
    Cumprimentos

  202. Boa noite,

    Soube hoje por vias travessas que há a possibilidade de durante apenas este ano a lei de legalização de automoveis importados, regresse ao que era em 2008.
    Alguém tem mais informação sobre isso?
    Ao que parece foi discutida na ultima reunião da ANECRA
    cump,
    Adriano

  203. Adriano Castro, boa noite

    Consta que em Julho irão acontecer alterações e que as importações voltarão ao “sistema antigo” mas fala-se que só para viaturas com menos de 5 anos.
    Mas também todos sabemos que Sócrates inventou esta lei aberrante, e teimoso como ele é….
    Cumprimentos

  204. estou a pensar em importar um carro de matricula alema.com estas caracteristicas

    Price
    Gross:
    3,200 EUR

    Mileage:
    122,122 km

    CO2-Emissions combined:
    ca 218 g/km

    Power:
    154 kW / 209 PS

    Fuel Type:
    gasolina

    First Registration:
    04/1999

    quanto é que pagaria de impostos aki em portugal???é que os simuladores sao mtooo confusos

  205. Pedro

    É necessário saber a cilindrada da viatura.
    Confirme o preço do carro e se o IVA (vat na alemanha) está incluído.
    Cumprimentos

  206. a cilindrada é 1800 Turbo. realativamente ao Iva(Vat na alemanha) o vendedor diz que esta tudo. Quanto seria o valor que pagaria para o legalizar???

  207. Jose,

    a cilindrada é 1800 a gasolina
    o iva esta no preço do carro. agr so precisava de saber kual o valor total de legalização que pagaria.

    Cumprimentos PEdro Jorge

  208. Pedro Jorge

    O valor a pagar de ISV é de 7.823,90 €.
    Depois tem que pensar no transporte, depende do sítio da Alemanha e do tamanho da viatura.
    Se entregar a um despachante conte com mais 300€.
    Não se esqueça de pedir o Certificado de Conformidade da viatura. Poupa dinheiro e tempo na legalização
    Cumprimentos

  209. boa noit gostava se fousse posivel se me podiao enformar quanto pode custar a legalizaçao de un twingo que tenho desde 1994 sendo imigrante i estando na reforma obrigabo

  210. Boas,
    Pretendo adquirir um Maserati 3200GT, só foram fabricados entre 1999 e 2001. O problema que se coloca agora é que porquanto poderá ficar a legalização do mesmo.
    Agradeço quem me possa ajudar.

  211. Vitor Manuel e António Silva

    Tenho todo o gosto em vos ajudar mas preciso que me digam:
    cilindrada
    mês e ano do 1º registo
    Emissões combinadas de CO2 em g/Km
    As emissões ainda as poderei saber (mais ou menos) porque as correctas vêm registadas no EWC Certificado de Conformidade.
    Cumprimentos

  212. António Silva

    Como ainda não comprou a viatura vou dar-lhe um exemplo real.
    Imagine que compra um Maserati 3200GT com 1º registo em Abril de 2.000. Estas viaturas, que foram montadas entre 1999 e 2003, têm normalmente um CO2 de 388 g/Km. A cilindrada é de 3.217 cm3. Assim, pagará de ISV a módica quantia de 31.964,58. Barato não é? Foi o que o Freesócrates nos arranjou em Janeiro deste ano. Não se esqueça de votar PS, para ajudar a afundar completamente o País.
    Se precisar de mais ajuda, diga.
    Cumprimentos

  213. Caro José Ferrão,
    Posso adiantar que a viatura é de 06/2000, possuí 3217cm3, movido a gasolina e com um preço de €11.000,00 na Alemanha.
    As emissões de CO2 não consegui apurar.
    Obrigado pela ajuda e para rematar jamais votarei no Sócrates, foi o pior Governo de Portugal, sem prescedentes.

  214. boa noite senhor josé ferrao ja agora desculque da maçada vou entao darlhe o ano da compra do carro .29/09/1994.Mas quando eu comprei ele ja tinha .6. meses o seija tinha sido rigistado pelo primeiro prupiatario.A.23/03/1994.A cilindrada é.1239 cc.O. co2 é que ue nao sei.desde ja deseijo uma boa noite i fico muinto grato pela sua enformaçao desculpe eu sou o propiatario do RENAUL TWINGO OBRIGADO VICTOR

  215. Vitor Manuel

    Fiz variadíssimas pesquisas e não consigo encontrar o CO2 da sua viatura.Fiz contas a ele ter um CO2 de 138 g/km e o ISV a pagar é de 1.011,65. Se o CO2 for de 170 g/km o montante de ISV é de 2182,15. Mas não leve como correcto estes montantes. Isto é para lhe mostrar as diferenças que podem existir no montante a pagar, dependendo da emissão de gases -CO2.
    Amanhã vou fazer outra tentativa e dir-lhe -ei qualquer coisa.
    Cumprimentos

  216. Olá…tenho uma pergunta simples…
    ..estou em vias de comprar um carro para circular com ele em dias de track days…ou seja nunca irá circular pelas estradas…aliás tenho reboque…a minha questão é simples…esse carro é de matricula espanhola….em que n quero gastar €€ para legalizar…gostaria de saber se isso pode ter alguma implicação….mas tenho os documentos do carro..

    Desde já o meu obrigado

    Melhores cumprimentos
    Paulo Vale

  217. Boa tarde,

    Muitos parabens pelo blog com conteudo de interesse e bastante explicito. Bem haja!
    Estava convencido em ir a Alemanha comprar um carro que, segundo as simulaçoes que fiz, ficaria em cerca de 12.000€ ja pronto a circular em Portugal contra 18.000€ por um semelhante em Portugal. Pouparia cerca de 6.000€ e 2 anos na idade da viatura. Fiquei um pouco confuso com um post do Sr. José Ferrão onde diz que não compensa a importação de viaturas. Terei cometido algum erro aquando a simulação?
    Agradeço desde já a ajuda nesta situação.
    Muito obrigado!
    Antonio Carreira

  218. Paulo

    O que pergunta não lhe sei responder, pelo que o aconselho a ligar à Alfandega ou a um despachante oficial e colocar essa pergunta.
    Cumprimentos

  219. Sr. António Carreira

    Não tenho conhecimento de nenhuma viatura que, em 2ª mão, compense vir de fora.
    Diga-me a cilindrada dessa viatura, data do 1º registo , se é diesel ou gasolina e o CO2 conforme o Certificado de Conformidade. Se também me disser a marca, poderei dizer-lhe os preços na Alemanha e em Portugal.
    Cumprimentos

  220. Sr. José Ferrão

    A cilindrada é 1997 cm3, 1º registo de 11/2003, gasolina e o CO2 é Euro 3 (Verde) creio que é o mesmo de 192g. É um Peugeot 307 CC.
    Muito Obrigado,
    Cumprimentos.

  221. Sr. José Ferrão

    Não lhe disse no post anterior mas o preço no site é de 7.999,00 €. Com custos de transporte e legalização em Portugal ficará a rondar os 11.000,00€, isto se o local onde fiz a simulação estiver correcto.
    Obrigado e Cumprimentos.

  222. Sr. António Carreira

    Para um Peugeot 307 CC de 11/2003 com 1997cm3 e com um CO2 de 192, e como o Sr. pode comprovar no site das Finanças, essa viatura pagará de ISV a quantia de 5.430,78€.
    Terá que acrescentar o transporte e o custo do trabalho para legalizar a viatura, partindo do princípio que o IVA (VAT na Alemanha) já foi pago. Também levei em linha de conta que a viatura vem dum País da CE.
    Mas, não fiquei ciente de que o Sr. me estava a dar o CO2 da viatura (192 g/Km) correcto.
    Fiz buscas e quase a totalidade das viaturas que referencia tem um CO2 de 174 g/Km o que alteraria o ISV para 3.862,78€.
    Quanto às legalizações das viaturas, e quando lhe disse não valer a pena importar, referia-me a viaturas de maior cilindrada e mais recentes (não mais de 4 anos) que são as viaturas que normalmente importo.
    Espero tê-lo ajudado.
    Cumprimentos

  223. Sr. José Ferrão

    Muito obrigado pela ajuda e continuação de um excelente trabalho.

    Cumprimentos

  224. Sr. José Ferrão

    ola boa noite peco desculpa por o inkomodar…gostava de saber se me pode dar uma imformacao..eu estou na suica e tenho 3 karros e tenho um k keria mandar para portugal para o meu pai.. um mercedes 190d.se me pode dizer kuanto e k me pode custar e o k seria preciso.se poder dar me seu numero e falo konsigo..obrigado

  225. Foi aqui dito que não compensa importar uma viatura em segunda mão mas não estou totalmente convencido. Dou como exemplo um bmw 320d coupe de Maio de 2007 (mais de 2 anos) c 128 de co2. Nos simuladores dá-me algo como 4800 +-. Pelas pesquisas q fiz esse carro vende-se a partir de 28mil + 5mil legalização fica por 33mil. cá custa á volta de 40mil. Estarei a omitir algum valor. Alguém me esclarece por favor? cumprimentos

  226. Peças

    Vamos, então , analizar a situação.
    Existem algumas imprecisões no seu comentário. BMW 320 d de Maio de 2007 não tem 128 g/km de CO2 como diz, mas sim 158 e com caixa manual, pois se for automático upa upa. Quanto ao valor da viatura não é tão linear como diz. Um BMW de 5/2007 com 120.000 kms custa, na Alemanha, valores perto de 15.000€. Mas se falarmos em 20.000Kms então falamos de 38.000€, ainda dependendo dos extras.
    Assim, uma viatura de 5/2007 paga de ISV 8.379€ (se acontecesse ter 128 de CO2 como o sr. diz, pagaria 5.061€).
    A minha opinião mantém-se: não vale a pena importar viaturas usadas. Talvez tudo mude em Julho, já que as negociações estão a correr de maneira satisfatória.
    Mas, é evidente, que é uma opinião pessoal.
    Cumprimentos

  227. José Ferrão,

    Sobre o que fala em mudar diz respeito a carros importados com menos de 5 anos certo?
    Ou essas negociações aplicam-se a todos?

    cump,

    Adriano Castro

  228. Adriano Castro

    É verdade. Com mais de 5 anos é inundar o nosso parque com viaturas velhas.
    Cumprimentos

  229. José Ferrão,

    Acho que já perguntei isto uma vez. Sabe se é verdade que se mandarmos instalar GPL antes de importar pagamos so 50% do ISV? Se sim, sabe quais são os requisitos e se eles fazem isso na mercedes?

    Obrigado.

  230. Bom dia

    Amanhã, Segunda-Feira vou indagar junto da Alfandega o que é necessário para esse tipo de legalização.
    Na Mercedes Alemanha ( DAIMLER ) não o fazem, seguramente.
    Cumprimentos

  231. Adriano Castro

    Por lapso só agora vi a sua pergunta acerca dos impostos nas viaturas.Peço desculpa pelo lapso.
    Para já nada é uma certeza, mas fala-se (?) que viaturas com mais de 5 anos pagarão impostos sob as taxas que estão agora em vigor. Julho é um mês de decisões. Rezemos para que haja bom senso no tratamento desta situação, pois mais de 50.000 pessoas estão envolvidas.
    Cumprimentos

  232. José Ferrão,

    Agradeço a disponibilidade desde já. Eu enviei um email para a Mercedes Stuttgart a perguntar ontem. Qd tiver uma resposta aviso.

    Eles não fazendo seria preciso registar o carro na Alemanha em meu nome, fazer a modificação e só depois dar baixa do carro para exportação. Não sei se será um problema na alfandega cá ter um registo tão recente em meu nome…

  233. Um familiar meu estampou um smart do ano 2000 automatico, ora ca em portugal os valores rondam os 5000 euros .Será que compensa ir buscar um carro de valor tão baixo a alemanha???

  234. José Ferrão,

    Já recebi a resposta da Mercedes de Stuttgart e a resposta foi afirmativa:

    It is possible to sell you this car as a gasoline/ liquid gas combination. The price ( incl. a new cylinder head for liquid gas)
    is 3.750 Euro.

  235. Sr. Nuno

    Não pude responder antes, como tinha prometido, pois fui à Alemanha.
    Uma viatura GPL perdeu todos os benefícios. Apenas as viaturas híbridas ainda são comtempladas.
    Quando me falou em instalar o sistema GPL na Mercedes, entendi que já tinha comprado o carro e que iria lá montar o sistema. Por isso lhe disse que não seria possível.
    E, julgo mesmo, que a Mercedes que o Sr. fala, além de ser um agente(oficial ou não) não é a casa Mãe- DAIMLER. E, arrisco dizer-lhe que a instalação deverá ser feita fora da Mercedes. Mas isso não é importante.
    Mas tenha em atenção que correm rumores de que neste mês, Julho, vão acontecer alterações significativas em relação às importações de veículos. Pode ser que o GPL seja comtemplado.
    Cumprimentos

  236. José Ferrão,

    Eu não contactei um agente da Mercedes, contactei mesmo a casa mãe. Eu faço-lhe um forward do email de seguida.

    Quanto aos benefícios é estranho. Eu já tinha ouvido dizer que GPL tinha desconto de 50% e no proprio simulador no site da DGAIEC está contemplado e com um desconto de 50%:
    http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

    Quoting:

    Automóveis ligeiros de passageiros que utilizem exclusivamente como combustível gases de petróleo liquefeito (GPL) ou gás natural. (Taxa intermédia de 50% do imposto resultante da aplicação da tabela

    Tenho alguma confiança no site, pois no inicio de Jan 2008, quando as regras mudaram eles tiveram o simulador indisponivel até efectuarem as alterações. A minha questão é dizerem EXCLUSIVAMENTE. Que eu saiba o uso de GPL não é exclusivo, é sempre um combo GPL/Gasolina. Se por acaso for novamente à alfandega, há-de levar a página impressa e mostrar-lhes.

    Obrigado.

  237. Boas a todos, independentemente de valer a pena ou não a importação de viaturas usadas, quero apenas dar os meus parabéns a agradecer, em nome de muitos de certeza, a ajuda que estes esclarecimentos vieram dar pois são de facto esclarecedores passo a passo.
    Obrigado!

  238. Sr José Ferrão

    Gostava de lhe perguntar uma coisa que me foi dita e queria sabe se é mesmo assim.
    Eu neste momento vivo e trabalho no estrangeiro e no próximo ano devo voltar para Portugal.

    Disseram-me que se eu comprar um carro cá quando voltar a Portugal e sendo o proprietário do carro à mais de 6 meses, o carro não terá de pagar qualquer tipo de imposto em Portugal, nem IVA nem ISV.

    Agradecia a sua resposta e esclarecimento.

  239. Boa noite.
    Antes de mais parabéns pelo blog e pela informação que tem que me vai ser muito util dado que aguardo a chegada de uma 530D Touring de Abr.2007 com 44 mil kms (ultimo motor c/ 180 de Co2 – caixa automática).
    Custou-me 29.000 € na BMW c/ garantia de 1 ano e pelas minhas contas vai ficar-me no fim em pouco mais de 44.000 €. Penso que ao contrário do transmitido acima, será uma boa compra tendo em conta os valores que aqui pedem na BMW por uma carrinha similar.
    Concorda?
    Gostaria de lhe perguntar se os passos de legalização das viaturas ainda estão como descreve na parte II ou se já foi alguma coisa simplificada?
    E por ultimo, li que existe uma forma alternativa de calcular o ISV não dependendo do Co2 mas sim do valor da viatura em Portugal. Confirma? Será que compensa no meu caso?
    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos,

  240. Caro Bruno,
    Com as recentes actualizaçoes, ainda vale a pena ir comprar o carrito lá fora?
    Desculpe o abuso, mas como o Bruno fez tão bom e esclarecedor trabalho…..
    Obrigado,
    Guilherme

  241. boa tarde Sr. José Ferrão, como não sou muito entendido nestas coisas…compensa ou não importar uma skoda octavia, carrinha, 1.9 tdi, a versão sport, que vem com diversos extras de 04/2005?
    já agora, voçe é vendedor de automoveis?
    [email protected]

  242. Tiago Ferreira

    Se nada for alterado, até à sua vinda definitiva, pode, na realidade, legalizar uma viatura quase sem custos, desde que traga comprovativo de que pagou o VAT (IVA na Alemanha) quando comprou a viatura.
    Cumprimentos

  243. Tiago Gomes

    Não quero alarmá-lo, mas, durante o ano passado, importei 7 viaturas identicas à que vai receber e nenhuma tinha o CO2 que mencionou: 180. E o curioso é que todas, sem excepção, tinham 205 g/km.
    Aconselho-o a pedir ao vendedor uma cópia do Certificado de Conformidade e certificar-se desta situação.
    Ainda nada foi alterado, infelizmente para todos nós. Até para o Governo que está a ser privado de uma verba importante.
    Desconheço outra forma de legalizar viaturas e é a primeira vez que ouço falar.
    Cumprimentos

  244. José Franco
    Vou começar por responder à sua pergunta. Não sou vendedor de automóveis. Importo viaturas para 3 stands de Lisboa e para particulares que pretendem importar viatura/s.
    Agora vamos à viatura de que me fala:
    Skoda Octávia de 4/2005 com 90PS. Estas viaturas devem ter um CO2 a rondar os 140g/Km.
    Sendo assim, uma viatura dessas, na Alemanha, com 40 a 60.000 Kms, custa, na ordem de 8 a 10.000€. Em Portugal vai pagar de ISV 5.454,29€. Se considerar despesas com transporte, CC, despesas de legalização, julgo que não lhe valerá a pena. Mas faça perguntas junto de stands em Portugal.
    Espero ter ajudado alguma coisa.
    Cumprimentos

  245. Boa tarde.
    Fiquei surpreendido com a sua resposta e ao mesmo tempo preocupado.
    Mas nas especificações deste carro da BMW aparece 176 g/km com caixa normal e 180 g/km para caixa automática.
    Aliás tenho o certificado COC do carro com 180 g/km.
    Os 205 g/km que se refere é o motor anterior a este ultimo (231 hp antes e agora 235 hp).
    A conclusão a que cheguei quando o fui comprar é que fica mais barato ir buscar um carro de 2007 com o ultimo motor (176 a 180 g/km) do que 2006 com o motor anterior (205 g/km).
    Penso que é uma informação util para quem quer ir buscar uma carrinha destas.
    Obrigado
    Cumprimentos,

  246. Ola tenho uma questao, eu vou de vez para Portugal (ja ca estou a 3anos em frança) este mes e tenho um carro que o vou levar ja faz mais de 3meses que o tenho no meu caso eu tenho que pagar o ISV??? Ja me disseram que nao pago, porque eu vou de vez agora é que nao sei se é verdade.. Podia me indicar uma empresa que trate disso da legalizaçao na zona de Guimaraes?? Ja me disseram que avia uma em Fafe mas nao sei onde é… Se me puder ajudar agradeçia muito. Obrigado

  247. Bom dia,

    Parabéns pelo artigo.

    Tenho apenas uma dúvida que pedia que me tirasse, se possível: Na Alemanha ou qualquer que seja o país de origem do automóvel, devemos pagar o veículo pelo preço normal como se fosse vendido a um local (com ISV e IVA alemão incluído)?

    E em Portugal, não temos que pagar IVA?

    Obrigado.

  248. Sr. Ferrao gostaria de fazer uma pergunta eu sempre trabalhei fora do pais com periodos de 3 meses fora um em casa,mas tenho residencia em Portugal,agora presentemente estava com ideias de ir comprar carro a alemanha terei alguns beneficios,e o que tenho de apresentar na alfandega pois como nao trabalho em portugal nao faco qualqer desconto e tambem nao faco fora do pais ,so ha um ano atras e comecei fazer descontos em franca.Sera que tenho alguma hipotese de beneficiar de algo.
    obrigado

  249. Sr. Ferrao ja agora se quizer comprar a Particular quais os cuidados a ter e quais os documentos que sao necessarios da parte do vendedor.

    Muito obrigado

    J.J

  250. Boa tarde
    Gostaria de saber , caso me possa auxiliar , um valor aproximado para a legalização de uma audi a6 avant 2.5 tdi de 2001 da Alemanha . Segundo os dados técnicos será 2496cc com emissões de 186 gr , salvo erro .
    Antecipadamente agradeço a atenção dispensada .

  251. Boa noite e muitos parabéns pelo post.

    Mais esclarecedor seria impossível. Tomariam os nossos serviços públicos ter esta pormenorização, sem perder de vista o essencial.

    Tenho uma questão que pela sua experiência certamente não terá dificuldade em responder. Um BMW 320D de Julho 2008, pagará de legalização Aprox. 5600€, já com o ISV e restante papelada (DGV, Inspecção…) incluída. Certo?

    Caso estes valores se confirmem, conseguindo um carro destes por 23.000€ na Alemanha, não compensará a importação?

    Grato pela resposta que me possa dar.

  252. Boa noite

    Antes de mais parabens pelo blog. Estou a tentar saber quanto pagaria por legalizar um Audi A3 1.9 TDI de 1999. Sei que é um carro velho, mas na verdade estou tendo problemas com o simulador usualmente usado para este efeito.

    Supondo que o CO2 seria de 200g e o carro de 1999 (com 10 anos portanto), quanto pagaria efectivamente pelo mesmo para o legalizar?

    Abraço

  253. Boa noite,
    Gostaria de saber de compensa importar um Toyota Yaris com 3 ou 4 anos da Suiça para cá.
    E ja agora por quanto me ia ficar supondo que o carro la custaria 3000€.

    Obrigada

  254. Bom Dia Sr. José Ferrão

    Desde já, parabéns pelo artigo pois está muito bom e bastante esclarecedor!
    Tenho uma pequena duvida para lhe colocar, se me souber responder a ela!
    Estou a pensar comprar carro, e um familiar meu na Alemanha teria possibilidade de o fazer por mim, no entanto o que gostaria de saber é quanto é que vou ter que gastar na legalização de um BMW série 1 120d novo, com cilindrada 1.995 e Emissões de CO2 128 g/km
    Obrigado,

    Cumprimentos

  255. Antes de mais muitos parabéns e obrigado por este excelente post.
    Registei o seu conselho que não valia a pena importar veículos de maior cilindrada.
    No entanto fiz a simulação para a eventual adquisição de um Porsche Cayman (2900 cc a gasolina, registado em Fevereiro de 2009, com 8.900 kms e um CO de 221g/kg), cujo preço na origem (stand oficial Porsche na Alemanha) é de 55.000 euros com IVA incluído, e concluí que o ISV seria de 14.326 euros. Somando estas duas verbas e mais uns 2.600 euros para o trazer o carro para Portugal (a conduzir) e demais despesas, resultaria num valor final aproximado de 72.000 euros contra os 85.000 que a Porsche em Portugal pede para uma viatura nova com uma configuração exactamente idêntica.
    Julgo que esta diferença de 13.000 euros vale a pena, a não ser que esteja a fazer algum erro de cálculo que desde já agradecia me alertasse qual.
    Muito obrigado pela sua atenção e ajuda.
    Bem-haja !

  256. bom dia, sera que me pode dizer quanto ficara legalizar este carrinha

    BMW 320d de 2000

    Emissao Co2 190g/kg

    atentamente

  257. Ola !

    Nos residimos na Africa e estaremos nos mudando para POrtugal em breve.

    Necessitamos de uma informacao importante: eu sou cidada portuguesa e meu marido cidadao americano. O nosso carro esta no nome do meu marido, e nos gostariamos de leva-lo conosco.

    A nossa pergunta e: uma vez que a Uniao Europeia apoia e permite e uniao de familias ( permitindo que meu marido resida e trabalhe em Portugal), o carro estaria isento de taxas?? (uma vez que eu sou imigrante retornando ao meu pais?)

    Agradevo antecipadamente a sua ajuda!!

  258. Boa noite. Estava com ideias em comprar um carro na Alemanha e gostaria se me poderia dizr o preço da legalizaçao do veiculo com transporte incluido. Cumprimentos.

    BMW 325I E30

    Preço: € 2.700
    Ano: 06/1989
    Quilometragem: 160.000 km
    Combustível: Gasolina
    Performance: 150/204 (kW / CV)
    Transmissão: Manual

  259. Excelente blog, sinto-me bastante esclarecido no entanto tenho uma duvida que talvez me pudesse esclarecer. no site mobile.de exitem muitos vendedores que dizem vender os carros sem IVA, será possivel comprar o carro sem IVA na Alemanha.
    è esta a minha duvida.
    obrigado

  260. Boa noite.

    Eu gostava de saber o que consigo importar a diesel com 13 a 14000€ já com tudo tratado e pago em portugal. Entre as marcas Audi,Bmw,Mercedes,Skoda, carrinha se possivel. Podem-me responder para [email protected]

    Obrigado

  261. Ola, o seu blog ajudou me imenso, mas so tenho um problema, não encontro a emissao de CO2 para golf iii, cabriolet tdi 1.9, 1896cc, do ano 1997, uma impresa queria me pedir 1800, com transporte e legalizacao inc… pode ser que alguem me consiga ajudar… obrigado

  262. Até aqui o blog tem sido extremamente interessante e útil mas, no entanto, gostaria de deixar uma questão. Até ao momento tem-se referido maioritariamente a importação no espaço comunitário europeu onde, as diferenças entre veiculos não são tão diferentes quanto se poderia pensar, assim sendo, a minha questão refere-se a uma importação de veiculos dos EUA. Tenho uma enorme paixão por carros americanos e, até ao momento não tenho tido qualquer oportunidade ou, até mesmo condições para importar um carro de lá. Neste momento já possuo as condições necessárias para o fazer, se bem que de acordo com o que me disseram, os impostos a pagar de acordo com o débito de CO2 serão astronómicos dada a enorme diferença entre o que se produz lá e o que se produz na Europa. Valerá a pena considerar essa hipótese? Já agora gostaria de confirmar onde consultar o imposto a pagar consoante o débito de CO2… O automóvel que considero comprar é o novo modelo Camaro da Chevrolet.

    Cumps

  263. ola boas tardes a tds.
    estive com atençao aos voços comentarios em relaçao aos carrose a legalizaçao dos mesmos e fiquei n duvida….!!!
    eu tenho famila na alemanha e em janeiro tava a pensar em ir la comprar um viatura…
    mas recentemente tive me a imformar com alguem q esta dentro do ramo e ele disse me q ja nao compensa…. gostava q me pudessem esclarecer se vale ou nao a pena ir la Tendo em conta q estou pensar em ir buscar um BMW
    320d com 3 a 4 anos!
    obrigado por desponibilizarem o vosso tempo com as nossas duvidas.
    um abraço e fico a espera da resposta.

  264. eu estou na Suecia e agora vou para a reforma e queria trazer um carro para Portugal eu tenho residencia la e tenho ca por isso eu gostava de saber o que e presiso e quanto custa ou se posso andar ca com o carro mais que um ano

  265. Caro José Ferrão,

    Antes de mais, quero dar-lhe os parabéns e dizer-lhe que achei este post muito bom!

    Gostaria de saber, se possível, se valerá a pena importar um Mazda MX-5 do estrangeiro para depois o legalizar em Portugal. O que me aconselha a fazer relativamente a um modelo destes.

    Muito obrigado
    Luís Sanchez

  266. Gostaria de saber quanto pagaria de ISV para a importação de um BMW X5 3.0d da data de 27.05.07 com emições de CO2 de 217 g/Km.

    Desde já agradeço a ajuda

  267. Olá,

    Gostaria de lhe perguntar se tem alguma informação acerca dos passos para a importação de carros do Brasil para Portugal.

    Obrigado!

  268. Luis Sanchez

    Para o ajudar tem que me dar mais indicações, tais como modelo, ano, Co2, e kms.Ou está a pensar em carro novo?
    Cumprimentos

  269. Pedro Carvalho

    Tem a certeza do CO2 que me está a indicar?
    O carro tem caixa automática, seguramente e isso quer dizer que o CO2 é de 250 g/km.
    Confirme e diga-me. Cumprimentos

  270. Caro José Ferrão penso que sim CO2 está correcto, pelo menos é o que vem no site.
    Eu fiz uma simulação e o valor do ISV era perto dos 20.000 euros.
    Tem alguma ideia se estará correcto?

    Cumprimentos

  271. Pedro Carvalho

    Aqui vai o reparo: o sr. fala-me de um BMW X5
    3,0 D de 2007. Ora neste altura estas viaturas tinham 218 PS e 250 g/km de CO2.

    Os modelos mais recentes é que têm 235 PS com um CO2 de 214 g/km.

    Agora diga-me o que pretende.
    Cumprimentos

  272. Boas,fala-se que devido a um numero elevado de reclamações para bruxelas sobre as leis de importação automóvel que o imposto e regras de importação vao ser alteradas no início do proximo ano.sabem algo sobre isso?

  273. Adriano Castro

    Há muito que se vem falando que as regras vão mudar. No entanto, mesmo pagando uma multa avultada, o Governo lucra muitos milhões com estas ilegalidades. Garantidamente, se recorrer aos tribunais, contra o Governo acerca deste imposto ilegal, ganha sem dúvidas. Mas quando? Quantos anos?
    Esta é uma Lei selvagem, que aproveita o Governo para manter o despesismo brutal em que vivem. Ninguém se preocupa consigo. Quer lá o Sócrates saber se anda de carro ou a pé? O que ele quer é que o Sr. pague. E até não se importam que refile. Pagar é que tem que ser. A alteração à Lei da importação do carro usado foi alterada em Janeiro passado, com benefícios que desconhecemos vindos dos grandes lobbies que estavam convencidos que todos os portugueses estavam preparados para comprar viaturas novas. Tremendo fiasco: nem vendem novos, nem importam usados onde ganhavam muitos milhões todos os meses.
    Pessoalmente não acredito que nada mude. Pode piorar, seguramente. Para acreditar que o “paraíso” vinha em Janeiro, teria que acreditar nestes governantes, o que não acontece.
    Agora deixe-me dar-lhe uma opinião: se puder pagar a pronto pagamento, não compre cá. Contacte-me ou outro qualquer importador (não vendedor) e, na maioria das marcas, arranjo-lhe descontos significativos e o Sr. compra o que quer e não o que as marcas encomendaram e querem vender. E poupa bastante dinheiro, creia. E desde a compra até ter a viatura legalizada não ultrapassará 15 dias.
    Cumprimentos

  274. Olá Nuno,
    desde já muito obrigado pelo seu contacto!

    O carro que eu gostaria é um Mazda MX5. Talvez dos anos entre 1992/1995.
    Tem que ser um modelo antigo, pois só disponho de 5000€… será que vale a pena?
    Acha que vale a pena pensar nisso?

    Muito obrigado
    Cumprimentos

  275. Bom, sendo assim quanto teria de pagar de ISV cá em Portugal após a compra do veículo?

    Obrigado pela compreenção
    Cumprimentos

  276. Pedro Carvalho.

    Um BMW X5 3,0 (2993cm3) de Setembro de 2007,com 218 PS e com 250g/km de CO2, paga 26.301,18€

    Mais alguma ajuda diga.

    Cumprimentos

  277. Luis Sanchez

    Quem lhe está a responder não é o Nuno mas sim José Ferrão, pois foi a mim a quem se dirigiu na primeira pergunta. Este meu reparo é que não pretendo interferir nos seus contactos com o Nuno ou outros que o possam ajudar.
    Na minha opinião, e pretendendo gastar apenas 5.000€, aconselho-o a visitar, por exemplo http://www.standvirtual.com onde encontra algumas viaturas por esse preço, no mercado nacional.
    Cumprimentos

  278. José Ferrão,

    Pois gostaria eu de saber isso nesta altura e certamente teria recorrido a si que pelo que aqui vejo parece-me uma pessoa íntegra e correcta.A asneira já está feita.Tenho trocado alguns mails com Bruxelas sobre o meu assunto,pois tenho uma BMW na garagem.No ultimo mail trocado dizem não poderem interferir em particular num caso mas que iriam enviar uma carta as autoridades nacionais.
    Aguardo desenvolvimentos…

    Adriano Castro

  279. Agradecido.
    Vejo agora que não vale a pena importar carros deste género.

    Mais uma vez obrigado

  280. Atencao compradores e todos que importam carros de fora existe varias pessoas a fazerem-se passar por policias da Inglaterra.
    E que normalmente enviam copias do passorte com o nome Raul higtowller,ou Paul higtowller ,BI-da policia de Cleveland UK.
    Carta de conducao,Cuidado e tudo falso pois eu ja mandei essas informacoes para a policia na inglaterra recebendo resposta a agradecer todas informacoes dadas.Numca mandem dinheiro seja para quem for.
    Espero que seja util a todos

    j.j.munhela

  281. Gostaria se me poderia dizr o preço da legalizaçao do veiculo com transporte incluido. Cumprimentos.

    BMW 325I E30

    Preço: € 2.700
    Ano: 06/1989
    Quilometragem: 160.000 km
    Combustível: Gasolina
    Performance: 150/204 (kW / CV)
    Transmissão: Manual

  282. Ricardo

    Preciso de saber o CO2 dessa viatura. Se fosse mais recente, não teria dificuldades, assim….telefone à Baviera, peça essa informação, e rapidamente digo-lhe quanto vai pagar. Mas estou certo que lhe vai sair muito caro.
    Cumprimentos

  283. Excelente trabalho!!!!

    obrigado, nem que seja pela qualidade da escrita, a clareza do trabalho e links

    parabéns

    nuno canto moreira

  284. Vim só a este site ontem, e fiquei impressionado pela qualidade
    nas mensagesn recentes, ressalta um Sr José Ferrão, que aparentemente é um profissional da área.
    A pergunta é para ele:

    queria um lexus RX 400h. paga pouco ISV e são baratos lá fora .
    ajuda-me e dá-me o seu contacto?

    obrigado de avanço

  285. Não pode ser dada qualquer informação da Baviera em relaçao ás emissões de Co2 . Nao podera ser dada uma perspectiva de kuanto poderia pagar mesmo desconhecendo o valor de a
    Co2?

  286. Bom dia.

    Tenho uma dúvida, que por mais que pesquise, ainda não consegui esclarecer.

    Um BMW 320d (modelo 2009), de Outibro de 2008, tem de emissões de CO2, 128 ou 144g?

    Alguém me pode ajudar?

    Refiro-me ao motor de 177 CV.

  287. Olá João Gaspar

    Se a viatura tiver caixa automática o CO2 é de 146 g/km. Se tiver caixa manual tem 128 g/km.
    Ficou esclarecido?
    Cumprimentos

  288. Ricardo

    Veja se isto o ajuda. Estive para importar, no ano passado, um BMW 325i de 5/2000 com 125Kw/170 Ps com 2.494 cm3 e com um CO2 de 232 g/Km e o valor do ISV era de 10.989,66€, razão porque a importação não se fez.
    Não consigo encontrar nenhum 325i com 150Kw/204 Ps.
    Cumprimentos

  289. Já agora, desculpe abusar, o valor de ISV, se o veículo tiver um ano e alguns dias, será se quanto?

  290. João Gaspar

    Se o carro tiver 1 ano e um mês e se tiver caixa manual paga de ISV 5.351€. Se for caixa automática paga de ISV 7.241E.
    E já agora como informação e se quiser comprar NOVO paga ou 6.075,25€ ou 7.965,25€.
    Cumprimentos

  291. Obrigado!

    Rápido e eficiente!

    Assim fossem oalguns serviços púlicos (e até privados), no nosso país.

  292. De facto fiquei impressionado com a informação do blog. E tal como outros ja percebi que o senhor José Ferrão é uma mais valia, nao desfazendo os outros membros do forum. Assim sendo a pergunta que deixo e para o senhor José Ferrão:
    – Pretendia importar uma carrinha Bmw da Alemanha com os seguintes dados:
    Bmw 525d Touring
    Preço: € 16840
    Ano: 01/2007
    Quilometragem: 136.500 km
    Combustível: Diesel
    Performance: 130/177 (kW / CV)
    Transmissão: Manual
    Emissoes CO2: 187 g/km

    Em quanto me ficaria a legalização?
    E já agora se compensaria importar uma carrinha com registo de 2006.

  293. ola boa tarde
    sera possivel dizerme por quanto fica legalizar uma carrinha:
    Volkswagen sharan 2.0 gasolina ano 11/1996
    CO 0.4%

    abraço

  294. Bom dia , António

    Para uma viatura com 1984cm3, com 85Kv/116PS, de 1171996 e com um CO2 de 238 g/Km, o ISV é de 10.699,26.
    Cumprimentos

  295. Rui Costa, bom dia.

    Só agora recebi o seu pedido.
    Com as características que me deu a carrinha paga de ISV 14.199,42€.
    A mesma viatura de 2006 paga 13.796,59€.
    A mesma viatura mas de 2009 – NOVA- paga 16.482,75€.
    Quanto ao CO2 que me indicou, deixou-me certas dúvidas, e como sabe, as viaturas são muitíssimo penalizadas pelo CO2. Aconselho vivamente a pedir ao vendedor uma cópia do Certificado de Conformidade dessa viatura, para evitar surpresas desagradáveis.
    Cumprimentos

  296. Sr. José Ferrao,

    Quando coloco os valores abaixo indicados no site das financas, simulador de imposto (ISV) o resultado é o dobro do que o senhor calculou, ou seja 20.000€, onde sera que estou a errar no calculo.
    Obrigado
    Rui.

    “Para uma viatura com 1984cm3, com 85Kv/116PS, de 1171996 e com um CO2 de 238 g/Km, o ISV é de 10.699,26.”

  297. sr. josé bom dia
    o meu problema é que a carrinha do meu pai e esta guardada a 1 ano numa garagem e queriamos legalizala esta em muito bom estado mesmo.
    Volkswagen sharan 2.0 gasolina ano 11/1996
    CO 0.4%

    tem a certeza que fica mesmo o ISV por 10.699,26.?

  298. António

    São esses os valores que encontrei para uma viatura como a descrita em cima.
    Cumprimentos

  299. Obrigado Pierre e José,

    caramba e eu a pensar que me tinha enganado. acho que ainda nao é desta que compro carro na Alemanha, apesar de lá trabalhar , este imposto é uma grande treta.

    muito grato
    Rui

  300. Caro,
    Neste momento tenho possibilidade de comprar um BMW 530d Leder Navi na Alemanha.

    O preço Net 26.756€
    Iva 5.084€
    Bruto 31.840€
    Potencia 173KW / 235 PS – Diesel
    Cx Automatica
    Emissões CO2 aprox. 200g/Km- Classe 4 (verde)
    Primeiro Registo 04/2008

    Poderá me dizer quanto tenho de pagar pela legalização?.

    Ficar-lhe-ei grato.

  301. Boa tarde. Alguém me pode esclarecer em quanto fica legalizar um mercedes 300d de 1982. Tem matricula de transitário da altura mas nunca chegou a ser registado em definitivo em Portugal. Penso que ainda estará no nome do dono que entretanto faleceu estando agora na posse dos herdeiros:
    Obrigado

  302. Boas, sou novo por aqui, e queria importar um carro da alemanha….Um megane cc 1.9dci, ou um bmw 318i ou 320d compact ou um audi a3…

    Mas reparei que os carros a gás a sua legalização fica muito mais barato..Podemk me dizer quanto custa um sistema a gás na alemanha?
    Abraço

  303. Boa noite,

    estou a pensar importar um Audi A3 1.4 TFSI de 2009 a gasolina e gostaria de saber quanto deve ficar a importação do carro com legalização, transporte etc. Segundo o site da audi emite 132g/km de CO2 e tem 1390 cm³.

    Obrigado,
    Tiago

  304. Boa noite.
    Quais os critérios a nível dos impostos para a importação de um automóvel que é um clássico.
    É que eu queria importar um carrinha renault 4L sinpar 4×4 de 80.

    muito grato
    Nuno

  305. Boas, eu gostaria de saber se para legalizar o carro como portugues o carro tem de vir ja do estrageiro como gpl ou posso instalar o sistema cá em portugal e so depois o legalizar com gpl…Eu queria fazer iso pk ja reparei que uma legalizacao a gpl torna se muito mais barata

    Obrigado

  306. Joaquim Faria

    Importei várias viaturas igual à que me reporta e nunca encontrei nenhuma com 200 g/km de Co2. Os valores variam entre os 170 e os 176 g/km.
    Assim:
    para os 200 g/km paga de ISV 18.530€
    se for de 176 g/km o valor é de 14.498,20€.
    Cumprimentos

  307. António Ferreira

    É mais seguro colocar essa pergunta ao vendedor da viatura que pretende comprar.
    Cumprimentos

  308. Tiago Reis

    Essa viatura Audi, nova ou de Maio(por exemplo) de 2009, paga de ISV 1.659,00€.
    O transporte depende de onde vem a viatura e o pagamento ao despachante ronda os 350/400€.
    Cumprimentos

  309. Exmo.Sr. José Ferrão, tenho vindo a observar os vossos comentários e dúvidas dos amigos deste blog. (que são muitas) e eu não queria ser mais um a fazer perder o seu tempo, mas as circustancias assim o exigem.
    Eu pretendo comprar um BMW 520d de 2007
    Custo na Alemanha 19000€
    Celindrada 1995
    Emissão de Co2 aprox. 136 g/km

    Quanto iria ficar a legalização deste carro? Vale a pena? Já agora o que acha deste carro?

    O meu muito obrigado pela atentação

    Continuação do excelente trabalho que preta neste blog.

  310. Boas,
    Eu acabei de importar um Mercedes c200 de 2006 da Alemanha e este blog foi o guia perfeito para a legalização. É tudo exactamente como aqui está, felizmente as filas e o tempo de espera são bem mais reduzidos do que aqui descrito, mas se calhar tive sorte, nunca passei mais no IMTT do que 30 mins e na alfandega aconselho a ir imediatamente ás 14h00, qd abre dps de almoço ou entao bem cedo. Uma pequena nota a todos os que pensam importar carros: Depois de todos os passos há que ir às finanças pagar o imposto de circulação que, para minha surpresa os carros importados pagam muito mais do que os nacionais, uma vez que são taxados a partir de uma tabela diferente. Ou seja, o meu é de Julho de 2006 e vou pagar anualmente 204 euros..portanto fica o aviso a todos. Obrigado Nuno e bons negócios!

  311. Ruben,

    Obrigado pela confirmação que o processo ainda está actual. 🙂
    Pelo que sei os carros importados nao pagam mais IC do que os outros. Qualquer carro que seja matriculado agora em Portugal (seja nacional ou não) paga o mesmo (dependendo da categoria claro).

  312. Ola Nuno,
    Essa confirmação tive hoje mesmo nas finanças. Parece que é recente, quem me atendeu explicou-me que isto se verifica uma vez que como o imposto automóvel baixou, foi uma contra medida que o estado implementou, legalmente, para amealhar a diferença..enfim. Se o veículo fosse nacional o valor seria bem mais baixo. O valor neste caso do IC é calculado de acordo com cilindrada, valor co2 e tem um acréscimo de 10% por ser registado a partir de Julho de 2007. Isto vi pessoalmente na tabela deles, inclusivé o veículo é taxado como categoria B, por ser importado.
    Cumprimentos.

  313. Muito boa noite,
    Tenho que lhe dar os meus parabens por todo este “trabalho” que tem feito.

    Bom, tenho andado a pensar em comprar um automovel na alemanha, belgica,etc com a finalidade de fazer um pequenno negocio.
    Gostava de saber a sua opiniao em relação a:
    -qual segmento?( creio que o medio alto seja o mais propicio a isso)
    -com mais de seis meses, com menos, novo??
    Sera que me pode arranjar um exemplo com os preços aproximados do montante a gastar?

    se me puder ajudar, ficaria lhe muito grato e quem sabe ainda me ajudava nisto tudo.

    muito obrigado
    Miguel Ferreira

  314. Caro José Ferrão,

    a minha pergunta não se prende tanto com os valores, mas com a condução.

    Resido na Alemanha e vou comprar um carro. Posso leva-lo para Portugal e ser conduzido por várias pessoas que não eu apesar de manter matricula alemã?

    O que poderá acontecer caso outra pessoa seja apanhada pela policia a conduzir esse carro?

    É que vou andar entre os 2 países e posso legaliza-lo só apos 1 ano. Mas queria saber se o deixar por Portugal se outras pessoas podem usufruir tambem do carro.

    Muito obrigado pelo esclarecimento.

  315. sr jose ferrao
    sou emigrante em inglaterra e tenciono muito brevemente legalizar e levar um carro para portugal.
    sera que nao pagarei tanto imposto por ser emigrante?
    poderia esclarecer-me?

    muito obrigado

  316. Ola Nuno, estou com um dilema enorme e parece-me ser a pessoa indicada para me tirar desta duvida/sufoco.
    Em Agosto sinalizei uma carrinha BMW 525 e desde então e ate hoje que estou á espera dela. Alias, ela chegou em Setembro e está no stand á espera desde entao de ser legalizada.
    Diz-me o stand, que a carrinha é para ser legalizada pelo método alternativo e pelos preços de 2008 (parece que alguns stand compraram um pack de legalizaçôes ás alfandegas pelo preço de 2008). Neste momento acho que só na alfandega do Porto e de Bragança isso será possivel, não sei!!
    A minha duvida é , será isto verdade? Estamos em Dezembro!!!
    Outra coisa que me está a fazer confusão, é que comprei a carrinha com 165 mil km, e esta semana quando voltei ao stand para ver como estava todo o processo, fui ver a carrinha e deram-me a chave para ligar e ver a carrinha ligada, enfim a adoçar a minha ja impaciencia….acontece que quando liguei a chave a carrinha marcava 432 mil km!!!! Quando os confrontei disseram-me que assim, e pelo metodo alternativo, um carro de 2005 e com estes kms todos pagaria menos imposto.
    Isto é verdade? Ou será que ja la tenho outro motor?
    Por favor analisa esta situação e diga-me o que fazer!
    Obrigado

  317. Paulo Ribeiro

    Lamento só hoje lhe responder mas estive ausente. Espero que ainda vá a tempo de o ajudar.
    Quanto ao valor da viatura não me parece mal, desde que não tenha mais que 80/90.000Kms, e que esteja bem equipado. O que me parece difícil de aceitar é esse CO2 tão baixo 136 g/km? Ponho muitas dúvidas e, como tal, aconselho-o a pedir ao vendedor uma cópia do Certificado de Conformidade, e, aí, poderá confirmar. Mesmo que a viatura tenha caixa manual esse CO2 não deverá estar correcto.
    Mas, se partirmos do princípio que está, a viatura irá pagar de ISV (Imposto sobre Viaturas) a quantia de 5.845,30€.
    Cumprimentos

  318. Rui B

    Não me leve a mal o meu comentário, embora o seu pedido de ajuda tenha sido feito ao Nuno, mas não consegui controlar-me. Publique o nome do Stand a quem fez a compra, pois, pelo que descreveu, nada está correcto. Qualquer viatura importada tem que ser imediatamente legalizada e não existem pacotes de legalização.
    Os Kms da viatura não têm nada a ver com o custo da legalização. Enfim….o Nuno responder-lhe-á, seguramente. Só que esse Stand que lhe está a fazer a venda tem que ser desmascarado, pois só dá mau nome aos importadores, e eu, como importador, fico revoltado com o que ainda por aí se faz.
    Cumprimentos

  319. Desde já parabens pelo blog, tenho um plafom de 11.000€ será que dá para trazer uma carrinha c220 da alemanha ou uma carrinha A4 de 2002, gostaria que ajudasse a trazer um carro da alemanha, obrigado.969732029

  320. Ola boa tarde,
    Sr. Jose Ferrão,

    Não levo de maneira nenhuma a mal o seu comentário, pelo contrário agradeço-lhe a sua intervenção no sentido de me esclarecer.
    De momento não poderei divulgar o nome do stand, porque ainda esta semana a minha advogada irá dar entrada em tribunal com um processo para ver restituido o valor em dobro do sinal por mim adiantado.
    Se quiser posso lhe enviar foto do conta kms (432mil), que por acaso tirei para provar que o digo é verdade, só não tenho a foto dos 165mil com que ela chegou cá .
    Só queria ver esclarecido esta história toda…..mais de 3 meses para legalizar (metodo alternativo) e mudança de kilometragem……nada disto como o Sr. bem disse faz sentido.
    Mais uma vez o meu muito obrigado e se puder ajudar-me em mais algum ponto, de todo agradeço.

    Atenciosamente,

    Rui

  321. Rui B

    Como lhe disse, uma viatura que chega a Portugal tem que ser imediatamente legalizada. O stand comprou, seguramente, a viatura com preço Net (sem VAT=IVA), e irá pagar o IVA cá, mais o ISV. Afinal que matrícula tem a viatura? Nenhuma viatura pode “existir” sem placa de matrícula.
    Quanto aos Kms o sr. tem aí um problema. Mas se quiser saber os kms verdadeiros, vá à BMW Baviera e, com o número de chassis, eles dizem-lhe toda a história da viatura, no caso de a viatura ter ido a concessionários da marca. Se andou em oficinas que nada têm a ver com a BMW então pouco vai saber. De qualquer modo, uma carrinha BMW 525 com mais de 400.000 Kms não vale nada. Dois ou três mil euros quanto muito. Isto valor sem legalização. E, pelos Kms que refer, o modelo deve ser o 525 tds, julgo. Deve ter um CO2 de “meter medo” Diga-me o modelo e o ano, e digo-lhe o que comprou.
    Importo viaturas para stands e particulares, e nunca uma legalização demorou mais do que uma semana, no máximo.
    Tente receber o sinal, mesmo em singelo, porque os tribunais demoram muitos anos e quando o momento chegar, é provavel que o stand já tenha fechado e a sua perda será total.
    Depois de receber o sinal, publique o nome desse Stand.
    Cuymprimentos

  322. Boa tarde, Sr. José Ferrão,

    Obrigado pela prontidão da sua resposta.
    A carrinha é uma 525D Touring de 2005, 177cv, eu vi a carrinha quando chegou em Setembro (165mil km) e vi-a novamente a semana passada e como lhe disse com 432mil km !!! A resposta dada pelo stand é que não me convence, fica mais barato a legalização com esta kilometragem, isto parece surreal.
    Diz o stand que depois da alfandega voltam a pôr os 165mil km de volta!!
    Quanto á matricula ela creio que não tem nenhuma, ou teve a de trânsito, digo isto porque o carro chegou de camião, e foi-me dito que quando fosse á alfândega do Porto iria de camião, por isso não deve ter matricula.
    Mais uma vez apelo á sua experiência para uma ajuda nisto tudo.

    Cumprimentos,
    Rui

  323. O profissional aqui é mesmo o José Ferrão e concordo com ele.
    A historia cheira a esturro. Há muitos pontos que não fazem sentido.

    Packs de legalização? Não faz sentido nenhum. E há prazos para a legalização (q estão no artigo). Se entrou em território nacional em Setembro, pagará uma avultada multa só para o poder legalizar.

    Sempre ouvi dizer que há um método alternativo para legalização mas não sei bem como funciona.

    Quanto aos km, até pode ser verdade, mas certamente que esse não é o metodo de fazer as coisas. Quanto a novo motor, não creio que os km mostrados no visor estejam relacionados com o motor, acho que são coisas separadas, embora não tenha a certeza.

    Leve o numero do chassi à BMW como o José Ferrão diz, e saberá o histórico da viatura.

    Quanto à matrícula o meu carro tb veio sem matrícula e andou de reboque cá em portugal para fazer a inspecção.

    Boa sorte

  324. Olá Nuno, e também a si lhe agradeço o seu comentário!!
    De facto o que eu realmente já só quero é a restituição do sinal, e procurar a minha desejada BMW 525D Touring.
    A história é toda ela muito estranha, desde prazos de entrega prometidos ao longo deste tempo todo, férias de verão que atrasavam os processos de legalização, enfim, aldrabices pelos vistos.
    Agora, também não percebo o que o stand ganha com isto?! Não quererão eles receber o dinheiro da carrinha (pago pp)? Porque tem de a carrinha ir ao Porto ser legalizada? Que história é esta do método alternativo? Muitas dúvidas e poucas respostas convicentes do stand.
    Só quero o meu sinal e fugir para bem longe daquele stand,

    Um abraço,
    Rui

  325. Boas

    Se é de 2005 sempre vale, sem legalização, na casa dos 5 a 6.000€. Isto no caso de ter mais de 250.000Kms.
    Não cabe na cabeça de ninguém, por mais Kms para pagar menos, porque não paga. Se calhar, até paga mais. Sabe qual é o CO2 dessa carrinha? Tem caixa manual ou automática? Se me disser a data, e os elementos que peço em cima, digo-lhe por quanto poderia ter comprado, e fica a saber se foi também enganado no preço.
    Se alguém comunicar à Alfandega que essa viatura está cá, sem matrícula, a penalização é grande.
    Cumprimentos
    J.M. Ferrão

  326. Sr. Carlos Neto

    O Sr. está legalizado em Inglaterra?
    Vem definitivamente para Portugal?
    Responda-me a estas questões e dir-lhe-ei o que vai pagar.
    Cumprimentos

  327. Paulo P

    Só agora vi a sua pergunta. Não respondi antes por não ter sido “avisado”.
    Vou responder à sua pergunta: Nem o Sr. pode ter a viatura mais de 90 dias, em Portugal, com matrícula alemâ. E, durante este período, só o Sr. a pode conduzir, estando sempre preparado para mostrar às autoridades que é residente no estrangeiro, e que está de férias ou trabalho. É difícil para asa autoridades descobrirem à quanto tempo o Sr. está em Portugal, mas se fizerem prova, a viatura é apreendida até o Sr. a legalizar, não se livrando de uma coima.
    Ninguém mais pode conduzir essa viatura.
    Cumprimentos

  328. Sr Paulo Freitas

    Tal como cominámos telefonicamente, vou responder-lhe à sua questão.
    Hipótese A4 Audi
    2.496 cm3
    186 CO2
    2002
    ISV: 12.648,24€

    Hipótese C 220 CDI Carrinha
    2.148 cm3
    167 CO2
    2002
    ISV: 8.893,32

    Se juntar o valor da viatura+transporte+despachante+inspecção+ISV
    o montante ultrapassa em muito o que pretende gastar.
    Tente o mercado nacional. Pode ser que….
    Cumprimentos

  329. Miguel Ferreira

    Não sei o que aconteceu, mas só hoje tive indicação da sua questão.
    Tem que ser mais preciso, no que pretende. Paga menos ISV se a viatura for nova. Mas tem várias condicionantes para comprar um carro novo=0 Kms. Assim, tem que me falar numa marca, num modelo e aí terei todo o gosto em lhe fazer as comparações necessárias a que o meu amigo tome a melhor opção para si.
    Pode usar o meu endereço electrónico ([email protected]), para me avisar do seu e-mail, mas todas as perguntas e respostas gostaria que passassem por este blog. Algumas perguntas ou respostas podem ser importantes para futuros leitores. Este blog não é meu, é do Nuno, que não tenho o prazer de conhecer, mas que fez um excelente trabalho e tal como ele eu só pretendo ajudar a que as pessoas não cometam erros que às vezes são graves, na importação de viaturas.
    Cumprimentos

  330. ola nao sei se me pode responder nesta cituaçao quero comprar um carro na letonia um Audi A4 motor 2.0 Diesel de 2008 quanto poderei pagar para legalizar em portugal obrigado pela atençao

  331. Boas, pessoal
    a minha questão prende-se se e possivel reduzir a quantidade de emissões de particulas, nomeadamente aplicando um filtro nos carros a diesel, e q tenho interesse em importar um carro da alemanha e pretendia reduzir o valor do co2, a viatura em questão e um bmw 320d de +- 2003 com 153g de co2, á alguma forma de martelar este valor

  332. Caro José Ferrão, li no comentário #364 a falar na compra de um carro novo ter várias condicionantes… Gostaria de saber se é possível comprar novo fora de Portugal, como funciona o pagamento do IVA etc.

    Desde já obrigado pela sua atenção,
    Tiago R

  333. Boa noite. Queria importar um BMW E30 320i de 1986 mas nao encontro em lado nenhum a quantidade de co2 do veiculo. Nao poderá me dar +/- o preço da legalizaçao do mesmo.

  334. Bom dia Nuno,
    quero agradecer-lhe pelo excelent post que aqui tem!!Realmente é bastante elucidativo…
    Mais uma vez obrigado.
    Rui Araujo

  335. ola!

    estou mt interessado em levar um Seat Ibiza de matricula sueca, para portugal, so k estou com um bocado de medo da legalizacao!

    consegui perceber os passos, so nao consegui entender o k influencia no valor final da legalizacao, ou paga se smp o msm klkr k seja a viatura?

    desculpem a ignorancia!

    Miguel RIbeiro

  336. Bom dia,
    Vou buscar um smart á Alemanha, mas estou com uma duvida que agradeçia que me esclarecessem, que se prende com o valor do isv. O carro é de 2004, é o cdi, tem 800cc e 88 co2…no simulador da direcção geral de finanças tenho dois valores, um de 400 € e outro de 200€ no caso de o carro ter uma emissao de particulas inferior a determinado valor. Agradeçia se alguem me confirmasse estes dois valores do isv e o valor da emissao das particulas.

  337. Boa Tarde,
    Vou iniciar o processo de legalização da minha viatura que comprei em Espanha (onde vivo actualmente)e que está a meu nome desde Set.2009 (não poderei por isso beneficiar da Isenção), saberia-me dizer se o processo é igual ao de quem vai a Alemanha buscar uma viatura ou se por ja estar a meu nome no pais de origem ha algum passo diferente?
    De todos os requisitos só não sei o que é o COC e se tambem tenho de tê-lo.
    O meu carro é um Seat Leon (1968c.c.) 140cv de 02/2006, no livrete vejo que tambem não tenho o tal nº de motor com 15 digitos (a menos que seja um que começa por 6P/AFB…. e que combina letras e numeros (tem, de facto 15 caracteres).

    Obrigado pela atenção,
    A. Mendes

  338. Tenho um familiar de nacionalidade (e residência) francesa que pretende mudar a residência para Portugal. Ora, tem uma viatura Hyundai Santa Fé (matricula de 21 de dezembro de 2007) e que adquiriu em dezembro de 2009.

    É possivel indicar-me se tem isenção do pagamento do IA?
    obr
    aristides

  339. bom dia estou no site das finanças e fiz algumas simulações gostava de saber se o valor que temos de pagar é o que diz Imposto Calculado que é o superior ou se é só o que diz imposto sobre veiculos (ISV).
    Gostaria tambem de ter uma noção quanto se tem de pagar em papelada na alemanha e cá. sei que é vantajoso pagar a matricula na alemanha.
    A minha ideia é ir de avião e trazer eu próprio o carro quais os passos que tenho de dar na alemanha?

    Cumprimentos

  340. Caro snr. José Ferrão

    Sou um recente ” entusiasta ” de ida á Alemanha para adquirir um Audi A3 1.9 a diesel mais ou menos de 2006 /2oo7.Penso fazê-lo lá para o Verão na cidade de Hamburgo,junto de um distribuidor da marca,por razões de garantia europeia. Em termos de preivisão de valores de ISV tenho feito simulações com a página da DGI. Acha que este é o procedimento correcto?Pode-me dar um valor previsével para o eventual custo do transporte da viatura por camião?Que conselhos mais me pode dar em termos de não ser “levado”?
    Com respeitosos cumprimentos e agradecendo a sua resposta,
    Henrique Luís
    Porto

  341. Perguntas que me foram feitas em Janeiro, Fevereiro e Março, só hoje fui notificado.
    Quem tiver perguntas exponha-as no meu endereço de e-mail e eu responderei directamente com cópia para o Blog.

    [email protected]

  342. ola gostaria de saber se ao comprar o carro na alemanha em meu nome so o poderei legalizar em portugal em meu nome ou pode outra pessoa fazer a legalizacao em nome dela?
    desde ja o meu obrigado

  343. boas,
    olha estou com a seguinte duvida.

    em 2003 vim definitivamente para Portugal, mas na altura foi me recusado a isenção por causa de 2 dias (faltava me 2 dias para fazer os 6 meses)

    Agora a minha pergunta e o seguinte :

    Se eu voltar a frança (imaginamos 1 ano ou ate 6 meses trabalhar)eu, ou mesmo uma pessoa que ja beneficiou da isenção, pode pedir isençao novamente? (com todo os comprovativos de trabalho e de morada em frança claro) Obrigado pela atençao

  344. Boa tarde,
    Queria importar um carro da Áustria que comprei em 2007. Vivo em Portugal já há alguns anos, mas sempre tive carro da empresa, razão pela qual deixei o meu carro na Áustria. Como posso provar que o carro (cujo contrato de venda é de 2007) só entrou em Portugal agora?
    Muito obrigada,

  345. boa tarde! estou a pensar importar um smart, tenho andado a pesquisar pela net. actualmete compensa importar o smart?

  346. Boa tarde, Daniel

    A minha opinião é que não vale a pena. O que pouparia não compensava o trabalho, de maneira nenhuma.
    Tem muito por onde escolher no mercado nacional.
    Cumprimentos
    J.M. Ferrão

  347. Boa tarde,

    Estou a viver em Inglaterra, mas pretendo voltar para Portugal no proximo mes e levar carro comigo para legalizar.
    Vivo aki a mais de um ao e pretendo mudar para Portugal definitivamente, e axo k posso ficar isenta de ISV.É verdade?

    Se n poder ficar isenta de ISV, gostaria de saber quato irei pagar de ISV por este automovel:
    1999 VOLKSWAGEN BEETLE 1.9 TDi 100 3dr Diesel Hatchback
    1999 (V reg)
    Coupe86,
    700 milesManual
    1.9LDiesel
    CO2 emissions 143 g/km
    Engine size 1896 cc

    Agradecia a sua resposta, muito obrigada

    Iolanda Almeida

  348. Boa tarde.

    Obrigado pelo seu blog. Deu para elucidar algumas questões que tinha dúvidas.

    Penso ir buscar um carro á mercedes, ao mesmo sítio que comprou o seu. Contudo gostava de saber o seguinte:

    Quando tempo demoram as matrículas provisórias? Eles tratam disso lá na mercedes?
    Em relação ao seguro, como temos de fazer? lá também?
    Quando comprou o carro teve que pedir algum documento especial lá, ou eles dão tudo o neessário?

    Se me puder responder por email agradecia imenso.

    Cumprimentos,

    Nelson

  349. boas

    Eu vivo na alemanha, e pretendo regressar a portugal em breve, e quero levar o meu carro que é o audi a3 2.0 140cavalos.
    Sabe me dizer se eu terei de pagar alguma coisa em relação do ISV?
    ja me disseram que para quem vive na alemanha e depois queira trazer o carro para portugal que nao tem de pagar nada é verdade?

    aguardo uma resposta
    cumprimentos

    Ruben

  350. Boa tarde,

    Eu importei um carro e estou a seguir os passos que descreveu aqui no seu blog (excelente ).

    Gostaria que me informasse se já é possível solicitar o número de homologação nacional de um veiculo no IMTT da loja do cidadão do Porto. Obrigado e parabéns pelo blog e as dúvidas esclarecidas a tantos utilizadores.

  351. Bom dia,
    Muito obrigado por este blog. Irá certamente poupar tempo e algumas chatices aos que pretendem mergulhar nesses oceanos agitados da burocracia em Portugal. Neste momento eu próprio vou inicar-me nessas onerosas tormentas!!! abraço

  352. Nunca vi nada tào explicado na internet assim.
    Parabéns Nuno!

    Serà que vc saberia informar se é possivel trazer um carro usado da europa para o Brasil?
    Se nào me engano nào pode por proteçào as revendedoras, a nào ser que seja um carro 0km.

    Obrigado

  353. Boa tarde alguem me sabe dizer se o CO2 para o ISV é o medido na realidade durante a inspecção do veiculo, ou o que vem como referencia da marca.
    Ou seja se tiver um COC a atestar o valor de CO2 de 160g e na inspecção o carro estiver a carburar mal e der 200 tenho de pagar os 200 de co2 ?

  354. Henrique,
    Não faço a menor ideia.

    João,
    Se tiveres o COC é o valor que lá está marcado. Se não tiveres é que precisa de ser medido na inspecção.

  355. Viva,

    Apenas queria agradecer ao autor deste Blog.
    Realizei a legalização de um carro no início do mês pela primeira vez, e tudo correu muito bem. Segui todos os passos descristo no resumo do Nuno e bateu tudo certo.

    Mais uma vez obrigado pela sua iniciativa e altruísmo!

    Bem haja!
    (aviso cuidado com a escolha dos modelos, pois nem todos compensam… Ter em atenção o CO2 para não pagar ISV descomunal! )

Comments are closed.