Sat 26 Jan 2008
Porque somos tão roubados neste país? É certo que sempre soube que havia uma diferença substancial entre comprar cá ou lá fora, mas realmente, nunca tinha olhado para valores em concreto.
Vamos pegar num exemplo, digamos que quero comprar o carro do ano de 2008 - Nissan Qashqai.
Vamos configurar o carro no site da nissan.pt: 2.0dCi (4×4) 5 portas, versão Tekna, preto metalizado, Pack 2 (Sistema de Navegação e Câmara de Estacionamento traseira + Estofos em Pele + Transmissão automática). Total = 45.380,00 EUR (já com todos os impostos incluídos!).
Vamos agora ao site dos nuestros hermanos, nissan.es e vamos configurar exactamente o mesmo carro. Total = 32.914,00 EUR (já com todos os impostos incluídos!).
A diferença é simplesmente 12.466 EUR.
Não, não vale a pena importar um carro novo, pois temos que pagar mais do que essa diferença em impostos cá em Portugal. Mas sim, vale muito a pena importar um carro usado. A importação de carros da Alemanha já é conhecido por todos, mas desta vez eu decidi lá ir buscar um.
Há várias formas de comprar carro na Alemanha: ou na própria marca, ou num stand ou em feiras. Tal como a maioria das pessoas, queria um negócio seguro, para não correr grandes riscos logo na minha primeira experiência. Optei então por comprar na própria marca. Também tive a sorte de ir com um amigo que já lá tinha ido buscar 4 carros e que conhecia um português que morava lá (bom para falar alemão).
Ainda cá em Portugal, pesquisei pelos meus três modelos favoritos de marcas diferentes: Audi A4, BMW 525d, Mercedes C220 CDI. A Mercedes tinha uma vantagem, é que oferece Garantia de 1 ano válida em toda a Europa. Significa que se tivermos qualquer problema com o carro podemos ir arranjá-lo na Mercedes Portugal sem qualquer problema. Por este motivo, acabei por escolher a Mercedes.
Obviamente que quanto menor o risco, menor é o ganho. Para os modelos que escolhi, o Mercedes ficava em cerca de 5 a 6 mil euros mais barato e o BMW chegava a ficar 15 mil euros mais barato!! Atenção que estou a comparar compras na própria marca em ambos os lados. Caso não compres na marca a diferença será ainda maior.
Caso não queiram comprar mercedes, podem desde já saber que existem empresas em Portugal que vendem Garantias. Algo tipo, 250-300EUR para uma garantia de 1 ano. O valor é obviamente muito relativo, depende do carro, idade, etc. Eu contactei uma dessas empresas - Garfleet - e disseram-me que teria que fazer uma inspecção na própria empresa e só depois dessa inspecção é que me davam a garantia.
Mesmo sabendo que existiam empresas que vendiam garantias, fiquei mais inclinado para o Mercedes. Como a maior fabrica da Mercedes é em Stuttgart, nada melhor do que lá ir directamente. O site da Mercedes de Stuttgart é http://www.stuttgart.mercedes-benz.de/. Nesse site podem ver um link para mudar a lingua para Inglês, por isso não deverão ter problemas a perceber. As pesquisas nesse site é apenas sobre os mercedes usados disponíveis em stuttgart.
No entanto aqui ficam umas traduções básicas elementares para quem procura carro:
- Gebrauchtwagen suchen = Pesquisa de Usados
- Jahreswagen suchen = Pesquisa de semi-novos (1 ano)
- Kraftstoffart = Combustível (Diesel, Gasolina)
- Getriebe = Tipo de caixa
Podem sempre usar o Google para traduções.
Sim, os preços parecem baixos, mas ainda faltam todos os outros custos que nós portugueses temos que suportar. Temos de pagar o ISV, o transporte para cá, a viagem, hotel, etc.
Para saberem quanto têm de pagar de ISV (Imposto sobre Veículos), podem fazer uma simulação no site das Finanças/DGAIEC.
Fora isso, gastei cerca de 1000EUR em tudo o resto (viagem, hotel, rent-a-car, transporte, custos de legalização em portugal tal como inspecção e impressos e documentos).
A minha viagem foi em inícios de Dezembro 2007. Fui com a Lufthansa (bilhete-prémio com milhas) e vim na Germanwings (voos directos e baratos). Cheguei numa quinta feira à noite e regressei Domingo de manhã. Andei a ver carros na sexta durante toda a manhã e à tarde comprei carro. Comecei por ir ver stands (pois o amigo de lá já conhecia uns stands de confiança) e acabei na própria mercedes onde curiosamente comprei o mesmo carro que tinha visto na Internet, no site acima referido. Pagamento em $$$$ (se for por transferência, só te dão o carro quando esta estiver concluída).
Não haja dúvidas que entrar na Mercedes inspira muiiiiiiiiitaa confiança. Os carros estão todos impecáveis e não há surpresas. Os alemães são muito rigorosos nisso e os carros são todos minuciosamente inspeccionados antes de irem para venda e antes de sairem de lá. Também há sempre a segurança da garantia europeia. Se fosse hoje, e nestas condições, creio que compraria o carro pela Internet, sem lá ir. Já houve quem o fizesse.
Para concluir, posso dizer que gostei da experiência… e do preço. Como fui com amigos mais experientes (incluíndo o que lá vivia), aprendi muita coisa sobre todo o tipo de falcatruas que por lá se fazem. Comprar na marca é seguro, mas comprar em stand ou feira pode dar para todo o tipo de coisas, só recomendo a alguém mais experiente. Os problemas podem ser de todo o tipo, desde carros com problemas mecânicos ou simplesmente carros que foram ao dentista (tirar km), falcatrua no negócio em si (carro ainda em leasing por exemplo), ou mesmo assaltos (porque os portugueses levam em cash). Posso dizer que já percebi como é que cá os vendedores de carros conseguem vender importados tão baratos e ainda ganharem dinheiro.
Podem ver os bookmarks que fiz durante as minhas pesquisas aqui.
Aqui ficam algumas fotos da minha aquisição, tiradas lá na própria mercedes (11/2004, 110k km, Avantgard, Caixa Automatica, TFT cores c/GPS e pre-inst. telefone, bancos pele/tecido e aquecidos, A/C automatico, sensor de chuva e luzes, liquido limpa parabrisas aquecido, etc):
Leia artigo tem uma segunda parte - "Importar Carro - Parte II (legalização)"
Tags:alemanha, audi, bmw, carro, garantia, importar, isv, mercedes

January 26th, 2008 at 4:25 pm
E podes dizer quanto pagaste afinal?
(e quanto ficaria um carro equivalente cá em Portugal?… Em suma, quanto poupaste efectivamente?)
January 26th, 2008 at 4:43 pm
Eu digo isso no artigo. Poupei cerca de 4 ou 5 mil euros.
January 26th, 2008 at 5:08 pm
Que carro ? O Mercedes 220CDI ? De que ano e quantos Kms ?
Isso escreve o de legalização (interessa-me), que eu quero (ir lá buscar) um Smart.
January 26th, 2008 at 5:36 pm
Sim, mas 5000 euros em quanto no total?
5000 é sempre “dinheiro”, mas poupar 5000 euros em 40000, ou poupar 5000 em 15000, é diferente.
Se cá custasse 5000, e poupaste 5000, então isso é que era o ideal, e vou já a correr para a alemanha!
January 26th, 2008 at 5:38 pm
4 ou 5 em cerca de 26, 27.
January 26th, 2008 at 5:44 pm
Ainda é um bom desconto sim senhor…
Pelo valor do desconto podias ter-me trazido um Smart.
Tenho um conhecido que foi lá buscar 3… e qualquer dia também faço o mesmo.
January 26th, 2008 at 5:45 pm
Karlus,
Fiz agora um update ao post onde inclui algumas fotos e as specs
January 26th, 2008 at 5:50 pm
O meu amigo que foi comigo, trouxe 4 smarts.
Os smarts já não compensam tanto. O ISV dos smarts é muito baixo mesmo (por causa da cilindrada e emissão co2). Nos stands andam entre os 4-8k EUR. A isso acresces 1000EUR de viagens, transporte, etc e mais cerca de 100EUR de ISV.
January 26th, 2008 at 5:54 pm
Quanto à poupança nos mercedes, na mercedes em portugal (mercedes.pt), um identico mas sem caixa automatica fica em 33K EUR. Tens lá dois.
Se o meu fosse sem caixa automática ainda mais poupava, pois os carros com caixa automática têm uma maior emissão de CO2 (que agora em 2008 se paga caro no ISV).
January 26th, 2008 at 6:08 pm
Para terem uma ideia do tamanho do stand da mercedes de carros usados, cliquem nas fotos do exterior. A secção que veem nem 1/4 do recinto é.
Quanto à fabrica também é grandinha. Vejam aqui o tamanho dela (DaimlerChrysler).
January 26th, 2008 at 6:42 pm
Grande post! Andava há anos para conhecer a experiência de alguém neste tipo de aventura.
E boa escolha de marca
Agora… é pena é o carro que compraste, hehehe, não gosto mesmo nada dessa geração de C com faróis redondos e depois um diesel é uma coisa que me faz comichão. Pronto, tinha que dizer.
O meu C (geração anterior ao teu), passou agora os 200 mil kms e embora tenha tido muitas falhas, foram todas eléctricas, o motor é um animal.
Boa onda.
January 27th, 2008 at 2:01 am
Interessante!
Posts assim detalhados e em primeira mão deviam ser mais numerosos.
Escolheste uns automoveis bem luxuosos! Ainda nao tenho carro, mas gosto muito do Seat Leon, por curiosidade vou fazer a mesma pesquisa que tu.
January 27th, 2008 at 4:08 pm
Ora aí está! Já cá faltava um post assim
Ainda não pude ler em condições, mas mais logo já leio com calma e venho cá deixar o meu feedback!
Por enquanto e lendo por alto, os meus parabéns pelo post! Muita gente estava à espera disso
Cumprimentos
January 27th, 2008 at 11:26 pm
Por curiosidade - e apenas por curiosidade - se se poupa 5-15 mil euros num Mercedes ou num BMW, quanto é que se poupa num Porsche, ou num Merc/BMW/Audi de gama superior?
Será um valor ainda maior? Ou aí as diferenças de preço não compensam tanto?
Alguém faz ideia?
January 27th, 2008 at 11:32 pm
Ahhh seu maluco!!
Casas inteligentes… porsches!!
Just kidding!
Quanto mais caro o carro, mais vantagens tens! Afinal, 30% de 100 000 € é bem mais que 30% de 40 000!
E se trouxeres um série 5 penso que tens bem mais vantagens que 1 série 1 por exemplo!
January 27th, 2008 at 11:40 pm
Ehehehe.
“SE” alguma vez considerar algum veículo a curto prazo - espero que o meu se aguente até que os carros híbridos/eléctrico/etc. estejam mais disponíveis num prazo de 5 anos - provavelmente consideraria uma BMW 520 Touring.
Se fosse inteligente iria para a Mercedes, visto que o meu irmao é mecanico na marca - mas nao consigo gostar das carrinhas mercedes…
Ou entao, que se lixe a consciencia familiar, e compro um M3 por 10000 euros!
(haverá disso a esse preço?
January 27th, 2008 at 11:44 pm
Ora aí está uma boa escolha!! Eu também andava fisgado para uma 520 Touring quando acabar o curso, mas agora não sei porquê tou com a faísca da A6 Avant… Por fora é outra coisa! Aqueles leds na traseira estão fantásticos!!
Desde que fui à Alemanha e vi daquilo aos pontapés que fiquei encantado!
Quando houver possibilidade, vou tentar investir nisso…
M3 a 10 000? Claro que sim… se comprares uma versão qualquer manhosa de 1980 e tais arranjas a esse preço!
Claro que com os consumos daquilo acho que devias repensar isso…
January 28th, 2008 at 8:59 am
Sim, tens bons gosto… a A6 está com um design do caraças!
Mas infelizmente, Mercedes e BMW, tenho bons amigos que são mecânicos oficiais da marca, e da AUDI não conheço ninguém.
Mas não me ponham com ideias - como disse quero esperar até que saiam modelos a andar a “água”, que não ando para sustentar o estado (ainda mais!) com os novos ISV.
January 28th, 2008 at 9:47 am
Hmmm… ó @Carlos explica-me lá esse ponto de vista. Que novidade bombástica é que esperas tu? Há alguma coisa na calha?
É que se estiveres à espera de um combustível eficiente e a baixo custo acho que podes ir comprando uma bicicleta (esperando viver com ela nos próximos 50 anos) ou então mudar-te para a venezuela ou para os EMA! É que o estado com o aproveitamento que tira com os combustíveis, o barril até podia estar a $5 que ias pagar 1,20 pelo diesel na mesma!
January 28th, 2008 at 10:08 am
Carros, é aquela coisa - só compro por necessidade (embora gostasse de os poder comprar por “desporto”
A coisa “bombástica” que estou à espera é que saia um raio de um brinquedo tipo um Smart eléctrico de ligar à tomada, que supostamente poderão estar disponíveis lá para 2010.
Para eu fazer os cerca de 20-25Km diários, não precisava de grande autonomia.
Obviamente, é certo que mal isso comece a ficar comum, aparecerão uma carrada de novos impostos…
January 28th, 2008 at 10:28 am
Talvez tenhas mais cedo. Check this:
http://www.theaircar.com/
January 28th, 2008 at 10:32 am
Sim, estou ao corrente desse projecto…
Mas o mínimo dos mínimos em que seria capaz de me meter, seria um Smart - e já está mesmo no limite!
Mas, se eles mudarem o design, não tenho nada contra andar num carro “a ar”.
January 28th, 2008 at 7:38 pm
já alguem pensou em Espanha, sim aqui mesmo ao lado, a diferença é enorme e sinceramente estava a pensar em trazer um de lá. Mas como funciona? paga-se e retorna-se a Portugal? o carro não tem de ter uma matricula de exportação para sair de Espanha?
Se alguém souber como funciona diga…
January 29th, 2008 at 4:27 pm
Eu já fui á Alemanha comprar um Mercedes E 220 CDI e realmente poupei bom dinheiro, na altura comprei numa empresa portuguesa Alemanhacar, fiquei a gostar fui bem servido, mas penso que agora já não vale muito a pena ir comprar na Alemanha.
January 29th, 2008 at 10:36 pm
Pereira,
O primeiro exemplo que dei é precisamente a comparação com Espanha. Teoricamente o procedimento é o mesmo. Concerteza que se perguntares num stand da marca lá em espanha (para um carro de serviço por exemplo) eles sabem o que fazer no que diz respeito à matrícula. Se for a matricula normal, provavelmente tens de arranjar uma seguradora q te faça um seguro temporario com uma matricula espanhola.
António,
Já não vale a pena? Acho que 15 mil EUR vale muito a pena! Eu só não fui para o BMW 525d pq não me quero endividar mais
February 1st, 2008 at 2:20 pm
Oh nuno, já agora que companhia de transporte utilizaste para trazer para cá o carro?
February 4th, 2008 at 1:02 pm
em relação á empresa portuguesa Alemanhacar , alguém tem referências ? obrigado
February 6th, 2008 at 7:55 pm
Sim se possivel tmb gostaria de saber se alguem tem referencias desta empresa denominada Alemanhacar?
Thanks
February 7th, 2008 at 4:24 pm
A empresa que usei foi:
Automobile B.Monig
INH. Manuela Miranda
Sindelfingerstr 29
D-71032 BOBLINGEN
Telef. +497031232656
Na factura vinha o nome de uma empresa portuguesa mas como entreguei-a na Alfândega já não posso ver. Vou tentar descobrir e escrever aqui.
February 10th, 2008 at 10:32 pm
E o teu carro vem com garantia?
Que tipo de garantia?
February 11th, 2008 at 9:50 pm
Silvio,
Garantia de 1 ano de veiculo usado, dada pela própria mercedes e válida em qualquer país europeu. Eles chamam de garantia europeia.
Tens mais detalhes na parte II do artigo. O link está no post.
February 12th, 2008 at 9:37 am
Diz-me a experiencia, que o Sr. não tem, na minha opinião, razão, nas comparações que faz entre BMW e Mercedes. Se me disser que a manutenção em Portugal é mais barata na Mercedes do que na Baviera, concordo. Mas procure saber quantos carros Mercedes foram devolvidos à Fábrica no ano 2006 e 2007, por terem problemas graves. Compare com a BMW. Quanto à compra de carros na Alemanha só considero que se fazem razoáveis negócios, quando se compra gama média/alta ou alta. Quanto ao tirar Kms, deixe-me dizer-lhe o seguinte. Um responsável de uma marca de luxo disse-me que alguns comerciantes portugueses querem comprar carros recentes, mas com muitos quilómetros, e que o milagre dá-se na viagem. Saiem da Alemanha com 180.000 Kms da mão dum viajante profissional, e quando chegam a Portugal só têm 25.000 Kms feitos por uma Sra. professora que estimava muito o carro.
Agora é de evitar os stands “recheados de árabes”. Mas esses abrem e são encerrados pelas autoridades quase imediatamente.
Cumprimentos
February 12th, 2008 at 12:37 pm
José,
Não me parece que tenha lido o artigo em condições. Eu não faço comparações entre BMWs e Mercedes. Eu apenas digo que a Mercedes dá garantia europeia and that’s it.
Quanto ao tirar km, eu menciono isso no artigo, não é preciso ir a stand de turcos, há em vários stands e não são fechados quase imediatamente, pelo contrário. Eu por exemplo tive num stand “normal” em que todos os carros la vendidos tinham uma média de km face à idade, muito diferente de todos os outros. Coincidencia? Don’t think so.
February 12th, 2008 at 6:01 pm
Nuno: entrar em sua “casa” discordando permanentemente da suas opiniões não é elegante, mas não me interprete mal.
A BMW oferece-lhe garantia Europea, como qualquer outra marca o faz.
Compro carros semanalmente, há já muitos anos, mais de 12, e, nos mercados que conheço é o Alemão o mais seguro. Uma queixa sua à Câmara de Qualidade Alemã pode trazer dissabores muito grandes a quem fizer alterações aos Kms. dos carros. Passa, inclusivamente, pelo encerramento da empresa.É previsivel que haja quem corra este tipo de riscos, mas, nestes 12 anos de importação, nunca conheci nenhum stand com esse tipo de actuação.
Mas deixe-me saudá-lo pela sua página pois ajudará bastante quem tiver vontade e possibilidade de comprar viatura no exterior. Mesmo que a poupança não seja grande, o mercado de escolha compensa. O carro da cor e caracteristicas que pretendemos, está lá. Seguramente.
Deixo-lhe, mais uma vez, os meus cumprimentos
February 12th, 2008 at 6:51 pm
José,
Pode entrar em minha casa e discordar de tudo o que digo, a questão aqui é que discordou de uma coisa que eu não disse. Aliás, até tive para comprar um BMW série 5, mas não me queria esticar no preço desta vez.
Quanto às garantias, a mercedes é a única que anuncia oficialmente que dá garantia europeia. A BMW desconheço que o faça, mas se realmente o confirma que faz, é bemvinda a dica. No caso da Audi eu sei que não faz, porque me informei cá.
March 6th, 2008 at 11:24 am
ola nuno queria saber se me podias ajudar em relação aos preços dos smarts, achas que consigo importar um ate 3mil euros ja com todas as despesas pagas? obg
March 10th, 2008 at 10:46 pm
José,
Compra carros semanalmente em via de os vender pela seguida a particulares em Portugal ? Você disse que a poupança ja não grande ? Sera que ainda é um negocio rentavel ?
March 16th, 2008 at 1:36 pm
Caro Nuno, esclareça me numa coisa, o preço que fazem ao veiculo é um preço de exportaçao, isto é, o preço que pagamos é sem o imposto Alemão, IVA. Sendo que na altura que lagalizarmos o veiculo em portual ai é que pagamos o ISV IVA portugues, estou certo ou errado. Esclareça por favor. Boa Tarde
March 16th, 2008 at 2:29 pm
Tiago,
O preço do veículo é o preço normal. Um Alemão paga o mesmo preço. Em alguns sites, o preço não contém IVA, nos sites da marca geralmente o preço já tem IVA incluído. Na Alemanha apenas pagam IVA, não há qualquer imposto adicional.
Em qualquer um dos casos, convém pagar o IVA *sempre* lá, caso contrário tens de pagar cá e cá o IVA é maior. A factura deve ter descriminado que o IVA está incluido. Cá apenas deverás pagar o ISV.
March 16th, 2008 at 2:32 pm
Maria,
Por esse preço só um SMART muito antigo, tipo de 2001. O SMART mais barato que o meu colega comprou foi à volta desse preço, fora despesas (+/-500EUR transporte + +/- 100EUR ISV).
Atenção que eu não estou no negócio dos carros, sou uma pessoa vulgar que lá foi buscar um carro, por isso o meu conhecimento de preços é somente o que vi por lá na altura em que lá fui.
March 16th, 2008 at 2:44 pm
Filipe: disse que a poupança já não é o que era, pois embora a crise seja mundial, Portugal sofre com mais impacto todas as medidas que bem ou mal o Governo vem implantando. Veja se me entende: se quiser comprar um carro para si, de gama média /alta ou alta, vale a pena gastar um pouco mais e recorrer à marca do carro que pretende. Uma BMW ou Mercedes ou outra não corre o risco de lhe vender uma viatura que não esteja comprovadamente em boas condições. Até lhe vende ou dá garantia da viatura, que tem validade em todas as oficinas oficiais da marca em toda a Europa e, nalguns casos, não só. Se pretende iniciar um negócio com importação de viaturas vai encontrar uma concorrência complicada, já que comercialmente, ganha-se muito mais em comprar viaturas fora da marca. E, ganha-se mais, também, em problemas. Se pretender comprar uma viatura lá fora, faça-o pelo seguro, pois podem surgir-lhe “negócios de ocasião” que lhe poderão causar inúmeros sarilhos. E sou comprador de viaturas para o mercado nacional, através de 4 stands nacionais, que procuram segurança e qualidade nas viaturas. Não vendo a particulares, pois hoje em dia, a maioria das pessoas precisam de crédito, e eu, como particular, não o posso disponibilizar. Se precisar de uma viatura, e se o Nuno, “patrão” deste blog, não o ajudar neste aspecto, e aceitar que eu o faça, pois bem: diga.
Cumprimentos
J.M. Ferrão
March 18th, 2008 at 2:04 am
Ok já percebi sendo uma compra na uniao europeia pagamos o iva apenas na alemanha e ca ja nao, aenaé cobrado o ISV.
Obrigado peloescalrecimento.
March 28th, 2008 at 3:50 pm
boas tardes,desde ja quero agradecer e ao mesmo tempo dar os parabens pelo magnifico site que elaborou,a minha questao é: Gostaria de importar uma audi a6 allroad,donde me tenho que deslocar?(se possivel ca em portugal)
Muito obrigado
April 6th, 2008 at 5:26 pm
Gostaria se tivessem a informaçao na regiao de duseldorf se conhecem algum stand de confiança um abraço
April 12th, 2008 at 2:17 pm
oi… estou a pensar mandar vir um carro da inglaterra… por uns senhores que conheço…. podes me dizer do que preciso de fazer cá em portugal para o meter legal e quanto dinheiro vou gastar e uanto tempo este processo demora.
April 13th, 2008 at 8:41 pm
Rui Antunes
Julgo que é particular e que pretende comprar carro. Vá a Dusseldorf à marca que pretende, leve dinheiro vivo, ou transfira com a devida antecedência,(ninguém lhe aceita cheque bancário ou visado. Só após boa cobrança. Fazem-se muitas falsificações)e, seguramente, vai encontrar o carro que pretende. Depois, siga os conselhos do Nuno.
Cumprimentos.
April 13th, 2008 at 8:48 pm
Patrícia
Leia com atenção tudo o que o Nuno escreveu e entenderá o que fazer. Vai importar carro de Inglaterra? Com volante à direita? Bom, isso é uma decisão sua. Agora o que vai gastar depende do carro que é, cilindrada, data de 1º registo e, muito importante, Emissão de gases dessa viatura. Não acredite nos sites que lhe dizem as emissões de CO2. Pergunte ao vendedor que lhe diga a Emissão
Combinada dessa viatura. Está no livrete da viatura.
Legalizar uma viatura depende de quem o faz. Normalmente conte com 1 a 2 semanas.
Cumprimentos
April 25th, 2008 at 12:14 pm
Estou a pensar em comprar uma Carrinha C220 CDI entre 2001 e 2003, eu queria de caixa manual mas é mais complicado de arranjar
Gostaria de saber a vossa opinião sobre caixa automáticas(prós e contas)?
Como posso saber o valor d emissão co2 para saber o valor certo que tenho de pagar cá?
Obrigado
E parabéns pela pagina
Ricardo
April 28th, 2008 at 12:25 pm
Ricardo,
No site da mercedes costuma haver mais com caixa manual do que automática.
O meu tem caixa automática porque fiz questão (a minha esposa é americana e não sabe conduzir com caixa manual :-)).
As vantagens da caixa automática são sobretudo a nível de comodidade. Principalmente em cidade e no meio do transito é bastante mais comodo. Nem mesmo os mais puristas que não admitem caixas automáticas têm que admitir que não é no para/arranca na cidade que conseguem tirar prazer das suas caixas manuais. A caixa automática da mercedes tem dois modos: desportivo ou conforto. Em desportivo só muda de mudança nas 4k rpm. Tb tem um modo manual, que permite meter as mudanças sequencialmente. Pode ser útil para travar com o motor em grande inclinação por exemplo. As vantagens da caixa manual são três: consumos ligeiramente inferiores, vais pagar mais de ISV pq as emissões de CO2 são ligeiramente superiores (pq os consumos são maiores) e o prazer de conduzir com caixa manual.
Quanto às emissões, podes ver aqui:
http://www.anecra.pt/gabecono/pdf/581882957.pdf
May 1st, 2008 at 1:17 pm
Nuno
Olá
Que me perdoe “meter o nariz” na vossa conversa mas talvez me possam ajudar…
Não tenho qualquer opinião acerca de carros sem ser a estetica,gosto de conduzir e nem me importo de pôr gasoleo mas no que diz respeito a modelos e marcas…sou um desastre!A vossa opinião é importante, não quero “ir na conversa” do vendedor portanto qual será a melhor hipotese das seguintes carrinhas a diesel:
- Passat
- audi A4
- Mercedes C22O
- Mercedes E220
Agradeço a vossa opinião!
May 2nd, 2008 at 1:38 am
Boa Noite Nuno.
Estava eu trabahando, trabalho no turno da noite na recepçao de um hotel aqui na Madeira (Funchal)por isso a hora do post, quando pesquisei no Google informaçao sobre comprar carro na Alemanha e vim bater ao teu blog…muito claro e bem explicadinho..parabéns….tenho algumas duvidas, talvez tontas mas duvidas lol…
Pq optaste por voltar em aviao (pagando a passagem) e ainda tiveste que pagar o transporte do MB para Portugal quando poderias ter trazido o teu “popó” novo directamente para casa? Nao compensava (€€€)? Viagem é massacre?
A todas as contas que tens…eu ainda teria de adicionar pelo menos uns 600€ no transporte para a ilha, agora que sei que isso resulta sei, pq isto aqui está cheio de stands com MB’s Audis e afins e todos com matricula MA e MD. (Os carros que sao legalizados..pelos menos os que sao legalizados cá..ficam com uma dessas duas combinaçoes na matricula por isso é facil distinguir os “forasteiros”).
Deixo a nota curiosa que a MB “oficial” aqui…regista todos os seus carros novos com esse tipo de matricula…(nao sei pq realmente) o que faz com que seja muito complicado distinguir os Benz de fora de Portugal dos “locais” mas os outros vemos logo pela matricula.
Já tinha pensado nessa aventura…com os gastos extra que implica mas seria para trazer algo mais “sporty”..algo como um S2000 da Honda por exemplo…agora ainda ando a apalpar o terreno até pq “tou verde” na coisa e ainda nao consegui ninguem que alinhasse cmg na aventura..por enquanto lol.
Outra coisa…isso de levar o €€€ em cash é algo perigoso nao?
Desculpa a dimensao do comentario…gostei do post…
Bruno (Funchal)
May 2nd, 2008 at 1:41 am
Respondendo à Marina…eu iria pelo Audi A4…a classe E é de outro escalao…a classe C seria equivalente…e a Passat seria de uma divisao inferior.
May 2nd, 2008 at 3:51 pm
Bruno,
A razão que me levou a mandar o carro por camião foi a mesma razão que me levou a levar $$$ comigo, i.e., tempo.
Basicamente tirei um dia de férias para lá ir. Fui a uma quinta ao final da tarde e domingo já cá estava de volta.
Comprando o carro na mercedes, eles fazem uma revisão antes do carro sair de lá. Eu na sexta feira fechei negócio, so na terça seguinte é que o carro estava pronto para sair da mercedes. Foi um amigo lá que foi buscar o carro e mete-lo no camião.
Quanto ao dinheiro, se não levares contigo, tens de esperar 3 ou 4 dias para que a transferência se realize. Só te dão o carro depois de o dinheiro estar do lado deles.
Marina,
Classe E é uma classe superior a todos os outros que mencionas. Passat é o mais fraco de todos.
May 2nd, 2008 at 8:23 pm
Muito Obrigado senhores.
Sinto-me um pouco a mosca chata no meio da conversa!
Não percebo nada de carros mas acho que estou viciada pelos interiores e a esse respeito (pelo que tenho visto) a mercedes é imbativel…principalmente na “tal” classe E, embora a carrinha seja gigantesca!
O audi4 parece-me porreiro em tamanho e os consumos são mt bons mas não esqueço o E220…aqueles interiores dão vontade de lá morar!Talvez apanhe boleia do Bruno e vá passear para ver se me decido!
Nuno
Temos artista!As tuas fotos são fantasticas!!!
May 2nd, 2008 at 8:55 pm
Cara @marina
Falou-se de comparar carros, venho cá mandar o meu bitaite.
Os carros para alguns (homens em geral) é uma questão de paixão, portanto não é fácil comparar pela “razão”. Às vezes a dinâmica, e a mística da marca valem muito. Temos por exemplo os BMW’s com um comportamente mt mais desportivo, face aos Mercedes, com um comportamento bastante mais clássico e sóbrio, mas que por sua vez dão outro regalo à vista dos passageiros. E é difícil dizer que um é melhor que o outro… acho que são escolhas feitas ao pormenor, porque na verdade são tudo carros fantásticos.
Nos carros que refere, obviamente o factor dominante é o preço! Se o preço não fizer diferença, e se puder escolher qualquer um dos 4 então o meu raciocínio seria da seguinte forma:
-Passat: Óptimo carro, bons consumos, mas é uma Passat… e pode ter substancialmente melhor a preços pouco superiores.
-Audi A4 - Também é um carro mt bom, com consumos fantásticos (é talvez o carro mais importado em PT, o que justifica a sua qualidade). Na minha opinião pessoal está um bocado “batido” e se pudesse “inovar” para outro era preferível
A menos que fosse para uma Audi A6 das novas, que também é lindíssima.
Mercedes: Pois… a minha opção cairia num mercedes. Isto por ser outra “gama”, por não se ver tanto como a A4, e por ter uma qualidade de interiores/condução fantástica. Assim como a durabilidade prevista para o carro.
Entre o “C” e o “E”, é uma questão de preço, e de estética.
O E penso que fica sempre bem num carro, já em carrinha já não é para todos os gostos porque é enorme.
Penso que a diferença de preço não será tanta quanto isso, e compensará comprar um E.
Se puder escolher… opte por uma versão “avantgard”.
Cumprimentos
Nota:
O post expressa uma opinião pessoal, baseada nos meus gostos. Não tem como objectivo comparar carros nem tenho nenhum tipo de comissão com isto. Apenas manifestei a minha opinião pessoal, de acordo com os meus gostos. Além do mais, sou cliente da adrenalina BMW
May 3rd, 2008 at 1:57 am
Obrigada pela resposta Nuno
Marina.
O Classe E é uma sala de um hotel 5 estrelas…o resto sao apenas confortaveis salinhas…se gostas da classe E…entao força…como já reparaste pelos comentários destes “especialistas” de bancada lol …a classe E é uma GRANDE opçao..mas boa opçao
May 3rd, 2008 at 10:38 am
As diferentes opiniões sobre quem “gosta do quê” não me deixou indiferente. Quanto a “sala”, tenho uma lá em casa, e ao comprar um carro pretendo uma coisa diferente. Dizem os técnicos que o E da Mercedes é mais confortável que o 5 da BMW. Penso que é o mesmo quando os nórdicos dizem: “Ontem estavam 10º negativos. Mais hoje está pior. Estão 15º negativos. Para mim as duas situações são “iguais”: está muito frio. Nos carros julgo ser o mesmo. São os dois soberbos e, sem ofensa, julgo mesmo que se alguém não pensar o mesmo é porque o bicho da estrela ou o da Baviera mexe com ele. O mercedes tem um quantidade de botões no tablier que me desagradam, prefiro a elegancia da BMW. Tem as mesmas funções, mas sem espalhafato de tantas luzinhas e botoezinhos. Os frisos e luzes nos para-brisas dão, MINHA OPINIÃO, um ar um pouco pimba à viatura. E no novo modelo que vai sair este ano, esses “pormaiores” já foram corrigidos. Agora, se quer andar depressa e bem ambos são soberbos. Agora exclusividade que a Mercedes pretende ter, só na linha S. Mas experimentem todos os modelos da Mercedes: vão a uma paragem de táxis perto de vocês e têm lá, seguramente, quase todos os modelos. Se quiser experimentar um BMW vá à Baviera. Saudações a todos.
May 3rd, 2008 at 7:19 pm
Boas,
E muitos parabéns pelo blog.
Eu estou em vias de facto para concretizar negocio de um carro da Alemanha de um stand Audi Autorizado.
Só me falta arranjar uma transportadora confiavel e economica, uma vez que liguei para a RodoCargo e pedem-me 900€ mais IVA, no entanto referes que o teu transporte ficou por 550, podes enviar-me o nome para o meu mail (carlosjosefonseca@iol.pt).
Obrigado
May 3rd, 2008 at 7:21 pm
Boas,
Eu estou em vias de facto para concretizar negocio de um carro da Alemanha de um stand Audi Autorizado.
Só me falta arranjar uma transportadora confiavel e economica, uma vez que liguei para a RodoCargo e pedem-me 900€ mais IVA, no entanto referes que o teu transporte ficou por 550, podes enviar-me o nome para o meu mail (carlosjosefonseca@iol.pt).
Obrigado
May 4th, 2008 at 10:30 am
olá a todos!
António concordo inteiramente consigo embora não tenha as ideias tão arrumadas.
O A6 de facto é uma boa possibilidade mas a verdade é que o acho enorme como acontece com o E220…é o unico senão!Para além as luzinhas “Las Vegas” que a Mercedes tem,ai concordo inteiramente com o José mas todos os modelos referidos têm pequenos promenores de bom gosto que a nossa sensibilidade não entende!LOL(agora é que o José me vai matar!)Se a Mercedes é o carro de praça e até de cigano endinheirado a verdade é que nem me passou pela cabeça a BMW, não simpatizo com a marca e muito menos com o que significa.
Talvez pessoas como voçês que gostam mesmo de carros consigam mais facilmente “contornar” estes aspectos ou talvez não!!!
Afinal os carros estão para os homens como as malas para algumas mulheres,a funcionalidade e design é importante mas o fundamental…a paixão!pelo que se é, ou pelo o que se quer ser!
Vai sair um novo modelo da serie E já pode ser visto?