Energia: 5 minutos/hora é gerado a partir do vento

Segundo a LUSA:

Durante o ano passado e em termos médios, em cada hora de electricidade consumida em Portugal cinco minutos tiveram origem em parques eólicos, refere a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis.

Apesar de haver muita coisa a fazer no âmbito das energias renováveis, tais como dar verdadeiros incentivos para a micro-geração (tornar apenas o processo mais simples não chega) e aquisição de equipamentos para energias renováveis (paineis solares, etc), é de louvar o crescimento que Portugal tem tido na produção de energias renováveis, que em altura Natalícia, só a produção de energia eólica representou cerca de 20% do total consumido.

A produção de energia eólica bateu nos dias 19 e 20 de Dezembro novos recordes ao contribuir com cerca de 20 por cento para a satisfação do consumo, anunciou hoje a APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis.

One thought on “Energia: 5 minutos/hora é gerado a partir do vento

  1. Toda a razão.
    Actualmente já existem sistemas de micro-geração de energia com um rendimento impensável quando comparados com os existentes há dez anos atrás.
    Por cá, Açores-Ilha de S. Miguel, andamos neste momento nos 42% de energia produzida através da Geotermia. Quando o mais recente furo estiver em plena actividade a percentagem subirá para os cerca de 52/54%.
    Se atentarmos que toda a restante energia é produzida por grupos termodinâmicos poderemos dizer que estamos no bom caminho.
    Na Ilha Terceira também já está em fase de arranque um projecto geotérmico.
    Nas restantes ilhas são os parques eólicos que ditam a alternativa.
    Em todas as ilhas a energia produzida através de represas é de uma grandeza desprezível uma vez que não existem cursos de água permanentes com caudal suficiente.

    Vamos lá ver se esta tendência para as energias alternativas continua a aumentar.
    @braço.

Comments are closed.