Hoje foi finalmente aprovada a lei anti-tabaco em Portugal. Conforme rumores apresentados no meu último post sobre o tema, a proposta aprovada diz que para bares e restaurantes com áreas menores a 100m2, os proprietários podem escolher se querem que os seus estabelecimentos sejam livres de fumo ou não.

É caso para dizer: mas que grande palhaçada!! Mesmo depois de 80% dos Portugueses defender a proibição total, mesmo depois de saberem que 12% das mortes em portugal são provocadas pelo tabaco, mesmo depois de saberem que 25% das mortes provocadas pelo tabaco são de fumadores passivos, recuam na sua proposta inicial e aprovam esta palhaçada. Obviamente que a única explicação para tal proeza só pode ser por terem uma grande falta de tomates para fazer o que o governo da França, Itália, Irlanda, Suécia e agora Inglaterra fizeram - enfrentar o lobby da industria tabaqueira e da restauração.

Deixo uma pergunta para os fumadores: se fosse proibido fumar em todos os bares e restaurante deixavam de os frequentar? Não me parece… Curiosamente foi este o argumento da restauração contra a proposta inicial. Agora a pergunta para a restauração: se estavam tão preocupados com a proposta de lei inicial, agora vão proibir o tabaco nos vossos estabelecimentos? Não me parece…

Leia mais sobre este tema:

[Update: Os comentários ou “postas de pescada” nos posts sobre este tema têm sido muitos, principalmente para apresentarem os seus argumentos contra ou a favor da nova lei. Acontece que o nível de vários comentários foi decrescendo, chegando ao insulto. Este blog não é um forum, mas sim um blog pessoal. Quem quiser discutir os seus pontos de vista que o faça num forum público. Pelos motivos acima apresentados, apenas o post "Esclarecimentos sobre a Lei anti-tabaco" estará aberto a comentários e apenas aprovarei comentários constructivos ou dúvidas sobre o tema e não aprovarei mais nenhuma crítica que se enquadre na guerra fumador vs não fumador . Obrigado]

Tags:, , , ,