Independentemente de as razões serem de foro económico ou não, parece que o Governo quer flexibilizar a sua proposta de lei anti-tabaco, dando ao proprietário do restaurante/bar/disco o direito da escolha se no seu estabelecimento é permitido fumar ou não, muito à semelhança da lei que entrou em vigor na nossa vizinha Espanha no ano de 2006.

Segundo diversas sondagens, a grande maioria dos portuguesas é contra o tabaco em recintos fechados, nomeadamente restaurantes, bares e discotecas. É até dos países Europeus com maior percentagem contra o tabaco neste tipo de estabelecimentos, mas parece que o Governo não quer ouvir as estatísticas, não quer ouvir o que se passa lá fora (na França recentemente e agora na Inglaterra) e quer seguir o fiasco do exemplo espanhol.
Os proprietários da restauração, que sempre contestaram a proibição em nome da perda de clientes, aplaudem o recuo. Eu devo ser um bocado burrinho, pois não consigo perceber porque irão/iriam perder clientes. Se a lei fosse para todos, não havia alternativas para os fumadores que teriam que se adaptar aos novos hábitos. Pelo contrário, se houver livre escolha por parte destes, é que vai haver estabelecimentos que vão perder ou ganhar conforme a escolha que seguirem.

O Governo quer aprovar a lei até ao final deste mês. Por favor não sigam os exemplos falhados da vizinha Espanha e aprovem os vossos planos iniciais de proibição total! Os não fumadores também têm direitos!

Leia mais sobre este tema:

[Update: Os comentários ou “postas de pescada” nos posts sobre este tema têm sido muitos, principalmente para apresentarem os seus argumentos contra ou a favor da nova lei. Acontece que o nível de vários comentários foi decrescendo, chegando ao insulto. Este blog não é um forum, mas sim um blog pessoal. Quem quiser discutir os seus pontos de vista que o faça num forum público. Pelos motivos acima apresentados, apenas o post "Esclarecimentos sobre a Lei anti-tabaco" estará aberto a comentários e apenas aprovarei comentários constructivos ou dúvidas sobre o tema e não aprovarei mais nenhuma crítica que se enquadre na guerra fumador vs não fumador . Obrigado]

Tags:, , , ,