Lei anti-tabaco entra em vigor hoje na França

A lei que proíbe o tabaco em locais publicos, entre os quais escolas e centros comerciais, entra hoje em vigor na frança. Os restaurantes/bares/discotecas beneficiam de um período de adaptação até ao final do ano.

Nós aqui no burgo continuamos na mesma e na minha opinião este é um dos pontos negativos do nosso governo. Não é ponto negativo tanto pelo facto de não termos a lei, é um ponto negativo pelo facto de o governo ter feito tanto alarido no ano passado sobre este tema e no fim deu o dito por não dito e voltou com uma desculpa no minimo lamentável.

Recordam-se? O governo anunciou que ia avançar com a lei que proibiria o tabaco em recintos fechados, incluíndo bares e restaurantes, permitindo uma zona de fumadores caso o estabelecimento tivesse uma àrea superior a 100m2. No final acabou por voltar atrás mas não voltar, de uma forma no mínimo estúpida de atirar areia aos olhos do povo, onde definiu que haveria um periodo de adaptação de 4 anos!!! Ou de uma forma mais prática, “adiou” a sua decisão 4 anos. A lei mesmo assim, está para ser aprovada há cerca de 3 meses e nada.

Os proprietários dos restaurantes defendiam com unhas e dentes que quando tal lei entrasse em vigor iam perder clientes… Se fôr proibido de uma vez por todas acham mesmo que vão perder clientes? Os fumadores vão deixar de ir a restaurantes pelo facto de não poderem fumar? Não me parece sinceramente. O caso contrário acontece no entanto, talvez não com restaurantes mas acontece com bares. Há muitos não-fumadores que não vão tanto a bares por estes serem uma nuvem de fumo. Aliás, é pior do que isso, há muitos fumadores que evitam certos bares ou se sentem incomodados com quantidade de fumo nos mesmos.

Curiosamente ontem foi divulgada uma sondagem da Eurostat onde punha os portugueses na vanguarda do desejo de tal proibição:

– 80% é a favor da proibição do tabaco em locais públicos;

– 81% é a favor da proibição do tabaco em restaurantes;

– 69% é a favor da probição do tabaco em bares/discotecas;

E de que é que estamos à espera?

Leia mais sobre este tema:

[Update: Os comentários ou “postas de pescada” nos posts sobre este tema têm sido muitos, principalmente para apresentarem os seus argumentos contra ou a favor da nova lei. Acontece que o nível de vários comentários foi decrescendo, chegando ao insulto. Este blog não é um forum, mas sim um blog pessoal. Quem quiser discutir os seus pontos de vista que o faça num forum público. Pelos motivos acima apresentados, apenas o post estará aberto a comentários e apenas aprovarei comentários constructivos ou dúvidas sobre o tema e não aprovarei mais nenhuma crítica que se enquadre na guerra fumador vs não fumador.]

6 thoughts on “Lei anti-tabaco entra em vigor hoje na França

  1. Parece-me que na luta contra o tabaco, e facilmente dela falo porque nunca fui fumador e com 36 anos não creio que o venha a ser, mas como dizia, nesta luta se esquece de quem fuma e porque fuma. Quem o faz, faz muitas vezes por mera imitação; por ver outros fazerem ou por qualquer outra razão independente da própria pessoa.

    Assim, parece-me que o caminho civilizado, não é ostracizar as pessoas colocando-as a fumar ao frio, não é impedi-las de estarem com outras quando fumam, mas sim defendendo o fumador passivo. Defendendo todo aquele que como eu, não gosta de tomar o café com o cheiro de qualquer cigarro de um vizinho, que todo aquele que tem crianças (como eu..) não tenha que as vêr aspirar o fumo do cigarro em todos os locais frequentados por todos, fumadores e não fumadores. O caminho será o de outros países civilizados que têm sistemas de protecção de fumador passivo. Ou seja uma lei justa será aquela que diga que as empresas (quaisquer que elas sejam) deverão ser obrigadas a proteger o fumador passivo. Existem já no nosso mercado sistemas muito evoluídos que o fazem. Agora, como em quase tudo em Portugal, são os custos que têm impedido um seu maior conhecimento e a sua mais que necessária proliferação. (vêr: http://www.ecoimex.pt/smoke.html).

  2. O caminho de outros países civilizados é a proibição de fumar em locais publicos, restaurantes, bares, discos, etc.

    Basta pegar nos exemplos dos U.S., ou da Suécia, ou a agora da França.

    Um dos exemplos que conheço bem é o dos U.S. Sabe tão bem ir a restaurante ou bar e não haver fumo… Os fumadores habituam-se, adaptam-se e fumam nos locais apropriados… Tudo o que é mudança de hábito custa, mas é no ínicio…

    Muitos fumadores não levam isto de bom agrado, mas nós temos levado com o seu fumo por muitos anos e é a nossa saúde que está a ser prejudicada (e a deles também claro, mas isso é escolha deles).

    Quanto a aparelhos para extração e filtragem de fumo, nunca me convencem a 100%. Não vou nas cantigas que o ar fica ainda melhor do que se não fumassem, mas certamente que podem ser uma opção em alguns dos casos (certamente não na maioria).

  3. Tanto se fala da nova lei do tabaco como se esta fosse inédita na Europa. Caros senhores esta lei em Itália já existe há 3 anos, e também lá só se pode fumar na rua…isso mesmo, quem esta nos bares e discotecas e se estas não tiverem uma sala para o efeito,e a maioria não tem, lá vão todos até á porta para fumar….e a vida não parou e os restaurantes e discotecas não fecharam.

  4. Rogarzia,

    No estado da California existe há 10 anos. E foi em 1990 que a primeira cidade (San Luis Obispo, California) baniu o fumo em recintos fechados.

  5. Boas tardes meus senhores (as) , sou fumador nao estou contra a lei de fumar em recintos fechados ,vivo na Suiça vou a Itália e digo k o ambiente nos centros comerciais é altamente e acho bem , mas agora a lei tà em vigor sim senhor , ponto final , vi a rtpi de manhã e a tarde nao se comenta outra coisa a não ser este assunto porquê ? Os fumadores não reclamaram tal lei , estão a cumprir , quem està com tanta discussão afinal são os não fumadores ,porque serà ? Cumprimentos

Comments are closed.